A melhor notícia

Desafios modernos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
1 rating
· 110 views

Anos depois de fundar a igreja de Éfeso, em uma das mais importantes cidades da Ásia Menor, Paulo recebe a notícia sobre o dia-a-dia da comunidade da fé e ora por eles. Qual o tema de sua oração?

Notes
Transcript
Ef 1:15-16 “Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos, não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.”
Não desconsidero o trabalho de outros apóstolos e sei que todos eles fizeram o máximo pelo evangelho, porque deram a vida por Cristo. Mas reconheço Paulo como o “maior” apóstolo. Por outro lado, tenho razões para crer que Éfeso foi a “melhor” igreja e para ela encontramos a “melhor” notícia. De início, o que faz de Éfeso a “melhor” igreja?
Das igrejas da época, fora Jerusalém, a mais citada é Éfeso: a palavra ROMA é citada 10x em 3 livros; CORINTO, 7x em 4; ÉFESO, 17x em 6 (At, 1Co, Ef, 1 e 2T, Ap).
A religião primitiva adorava a deusa Cibele, deusa da fertilidade da natureza e senhora dos animais. Depois ficou conhecida como Artemis, que os romanos chamavam de Diana. Seu templo foi uma das sete maravilhas do mundo antigo. Nesse ambiente desafiador, floresceu uma das mais importantes igrejas da época apostólica.
Outras referências bíblicas estão em At 19 temos a descrição do ministério de Paulo ali e em 1Co a afirmação do apóstolo de que os desafios para a ormação da igreja foram grandes. Timóteo foi o pastor de Éfeso e Paulo lhe escreveu duas cartas. Não que o coteúdo dessas duas cartas retratem exclusivamente a realidade do ministério em Éfeso, mas dá para imaginar que não era um mar de rosas e imagino quantos desafios interno e externos eles tiveram que lidar. Quando chegamos em Ap 2:1-7, ela foi elogiada por não tolerar os maus, por suportar sofrimentos e por odiar a prática dos nicolaítas, mas teve uma reprovação: abandonou o primeiro amor. Foram mais ou menos 40 anos entre a pregação de Paulo em Éfeso - a pregação que estava convertendo a cidade inteira - e a visão de João em Apocalipse. Paulo escreveu sua carta aos efésios (c.de) 30 anos antes de João escrever o Apocalipse.
Nenhuma igreja teve a oportunidade que Éfeso teve: ouviu sobre quem é Jesus, com Paulo, foram pastoreados por Timóteo, e ainda tiveram a oportunidade de ouvir o discípulo amado falar sobre tudo o que lhe foi mostrado sobre o futuro. Essa foi a “melhor” igreja!

1ª lição: Creio que os desafios da Éfeso de 2 mil anos atrás são semelhantes aos de nossa cidade hoje:

O estoicismo de antes x pós-modernismo de hoje;
A mitologia de antes x a incredulidade de hoje;
A idolatria antiga, a Diana x a idolatria moderna, a si mesmo (egolatria).

A “melhor” notícia

Ef 1:15-23 “Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos, não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações. Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir. Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.”

2ª lição: É uma ilusão imaginar que a experiência que vivo com Cristo agora não precisa mudar!

Em uma versão mais contemporânea da Bíblia (NBV) fica assim:
Ef 1:16b-17Oro constantemente por todos vocês, pedindo que Deus, o glorioso Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, lhes dê o espírito de sabedoria para que vejam claramente e realmente compreendam quem é Cristo e tudo o que ele fez por vocês.”
Embora na maioria das versões “espírito” seja traduzido aqui como um estado de espírito, é possível que aquipode se referir também ao Espírito Santo.
Em Is 11 o profeta usa o mesmo sentido, referindo-se a Deus. Is 11:1-2 Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo. O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.”
A oração de Paulo, fazendo uma alusão ao livro de Isaías, é para que a mesma experiência que Cristo teve com o Espírito, os efésios tivessem também. Os crentes precisam tanto de Cristo quanto os incrédulos, Veja o que Deus diz em Ap 3:20, quando faz o apelo, ele é feito à igreja!
Ef 1:18 “Oro para que seus corações sejam inundados de luz, a fim de que vocês possam conhecer a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança que ele prometeu ao seu povo. Que ilustração fantástica o apóstolo usou.”
Ef 1:19a “Oro para que vocês comecem a compreender como é incrivelmente grande o seu poder para conosco, os que creem nele.”
Me lembro de quando em um membro de uma de minhas igrejas me disse que estava orando para qe eu conhecesse mais Jesus. Ele não estava me afrontando ou ofendendo, já que eu era o pastor dele. Estava na verdade me abrindo os olhos sobre um necessidade diária: ter cada vez mais compeensão do maravilhos plano que redimiu a humanidade e, principalente, a mim.
Que poder é esse? Ef 1:20 “Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais.” NVI
Em grego a palavra poder é δύναμις de onde vem a palavra “dinamite”, em português. Lembro que em 2018 explodiram um banco em Umbaúba, interior de Sergipe, onde era pastor. A dinamite é usada para destruir... a “dinamite” de Deus, ao contrário, reconstrói vidas. Diferente da dinamite que usam no banco, ela reorganiza e dá sentido às pessoas, estabiliza pessoas, estrutura famílias.

3ª lição: Assim como o Espírito que agiu no Messias age em nós, o poder que O ressuscitou, nos transforma!

A igreja de Éfeso tinha fé em Cristo e amava uns aos outros, mesmo assim Paulo orava para que o Espírito desse:
1. Sabedoria para compreender o plano de Deus
2. Esperança no projeto de futuro dEle para nós;
3. Compreensão do poder restaurador do Senhor, que ressuscitou Jesus e promovia a ressureição espiritual de Seus seguidores.
A igreja é chamada aqui de o corpo de Cristo, um corpo de quem só se ouve coisas boas, mas não é perfeita, por isso o apóstolo ora para que ela continue compreendendo e vivendo as bênçãos do evangelho. Cerca de 30 anos depois de Paulo, João traz uma mensagem à igreja, convidando a que ela volte ao primeiro amor, esse que foi elogiado por Paulo na carta que escreveu.

4ª lição: Se esquecermos quem é o cabeça da igreja, também perderemos o primeiro amor!

Do apóstolo remetente de 2 mil anos atrás aos destinatários de hoje o elo é Cristo. Então, creio que podemos fazer a mesma oração que o apóstolo fez, para que tenhamos o Espírito de Sabedoria para compreender o plano de salvação de Deus; para que tenhamos Esperança no projeto de futuro dEle para nós e pela Compreensão do poder restaurador do Senhor. Mesmo para aqueles em uma condição espiritual de fé e que estão em perfeito relcionamento com o próximo, esses ainda permanecem como ideais espirituais.
REFERÊNCIAS: Vanderlei Dorneles. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia: Atos a Efésios. Vol. 6. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2014; Francis Foulkes. Efésios: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1983.
Related Media
See more
Related Sermons
See more