TRANSFORMAÇÕES RESULTANTES DE NOSSA UNIÃO COM CRISTO
Sermon • Submitted
0 ratings
· 17 viewsNotes
Transcript
Colossenses 3.5–17 (RA)
INTRODUÇÃO
MORTIFICAÇÃO DA NATUREZA TERRENA
5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 6 por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].
Νεκρώσατε - Fazer morrer, entregar a morte, assassinar
“Na luta da do espírito contra a carne prevalecerá aquele que for melhor alimentado”
41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
ABANDONO DE PRÁTICAS DA VELHA VIDA
7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. 8 Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. 9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos 10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 11 no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.
“Pelo amor e misericórdia de Deus o cristão é resgadado das garras de Satanás , das correntes da escravidão, do pântano do perdição para viver nova vida, ter esperança eterna, comunhão com seu Criador, paz no coração e dignidade plena. O retorno à velha vida e aos costumes do mundo de pecado e horror é mais que loucura e mais que retrocesso. É o iluminado voltar a tatear na escuridão, o farto tornar-se de novo faminto, é o limpo tornar-se imundo, É o cidadão dos céus querer tornar-se cidadão do inferno”
20 Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. 21 Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22 Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.
REVESTIMENTO DO CARÁTER DA NOVA VIDA
12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. 13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; 14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. 15 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. 16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
ἀνεχόμενοι - Suportai-vos
“O eleito de Deus só tem plena alegria e satisfação em viver de acordo com a nova natureza que nele foi implantada. Deus não apenas nos salva, mas compartilha conosco atributos próprios do seu caráter santo, nos tornando cada vez mais parecidos com Ele. Isto é conversão, isto é santificação, isto é novo nascimente e nova vida!”
11 E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. 12 Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. 13 Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz. 14 Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. 15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, 16 remindo o tempo, porque os dias são maus. 17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. 18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
APLICAÇÕES
Invista em sua vida devocional para alimentar seu espírito ao invés alimentar a carne
Pense seriamente sobre práticas e valores de seu coração que são pecaminosos e comece a aniquilos-los pela consagração de sua vida.
Seja intensamente uma nova criatura
Viva para a glória de Deus
HISTÓRICO
I IPB ESTUDO BÍBLICO 15/12/2021