Jesus confronta amorte e revela sua soberania sobre a morte em lágrimas e indignação - Jo. 11.34-35
Sermon • Submitted
0 ratings
· 14 viewsNotes
Transcript
João 11.33-35 “Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou.”
Introdução
Jesus viu as rimãs de Lázaro, bem como todos os judeus que acompanhavam aquele velório num choro alvoraçado, e, vendo “agitou-se no espírito e comoveu-se” - no orig, “ficou indignado”. Então Jesus perguntou: “Onde o sepultastes?” ...
Por que Jesus chorou? Por que essa reação tão surpreendente?
Certamente não foi porque ele não tinha poder ou estava frustrado:
Logo Jesus iria realizar um de seus milagres mais espetaculares;
Jesus nã chorou porque sentiria falta do seu amigo - ele iria ressuscitá-lo;
Jesus sentiu-se pertubardo e emocionalmente desconcertado pela situação causada pela morte, que ele chorou.
2. A morte é um inimigo horrível
Como ele entrou na raça humana?
A morte não é em si mesma nada mais do que a insistência de Deus no fato de que o orgulho humano só riá até certo ponto e não mais.
A morte é a respsota judicial de Deus contra nossa rebeldia.
Somos pecadores e morremos - Rm. 3.23 “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,”
Toda vez que a morte ocorer causa pesar;
Ela é dolorosa;
Ela é horrível
Ela ainda é o resultado do pecado.
3. O que a Bíblia diz...
A morte é o último inimigo
Ela ainda opera do lado de cá da Queda
mas ela nã tem a autoridade final 1Co. 15.54-57 “E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
4. Há esperança frente à morte
Deus enviou um Salvador que pode dizer; “Eu sou a ressurreição e a vida”.
Se crermos em jesus como nosso Salvador podemos encarar a morte tanto com indignação comk pesar, mas também, com confiança e tranquilidade.
Com o Senhor Jesus podemos encarar a feiura da morte com esperança.
Conclusão
Somente crendo em Jesus podemos enfrentar as perdas devastadoras e encontrar consolo para nossa tristeza diante da morte, pois Jesus é quem confronta a morte implacável e revela sua soberania sobre ela - em lágriams e indignação - Jo. 11 28-44 “Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama. Ela, ouvindo isto, levantou-se depressa e foi ter com ele, pois Jesus ainda não tinha entrado na aldeia, mas permanecia onde Marta se avistara com ele. Os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo-a levantar-se depressa e sair, seguiram-na, supondo que ela ia ao túmulo para chorar. Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou. Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava. Mas alguns objetaram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse? Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo; era este uma gruta a cuja entrada tinham pos…”