É Possível Se formos firmes.
Sermon • Submitted
0 ratings
· 23 viewsO ano de 2022 está a nossa frente e nós somos cheios de sonhos, traçamos metas e temos planos, tudo isso é possível, mas precisamos terminar esse ano como Josué nos ensina depois de percorrer toda a terra, de conquistar tudo o que Deus o mandou fazer, ele confiou na Palavra de Deus para dizer Eu e minha casa serviremos ao Senhor, Ele tem um olhar para o retrovisor e lembra de que Deus disse para ele ser forte e corajoso.
Notes
Transcript
Esses meses de dezembro e janeiro muitos saem de férias e muitos pegam estrada, viajam para longe, as vezes para perto, mas como somos seres reflexivos sempre avaliamos nosso ano que passou e ficamos esperaçosos para encarar um novo ano.
Como você está encerrando esse ano, faz assim, pensa que você está dentro de um carro e você está fazendo uma grande viagem, o caminho é longo e também cansativo, poderemos ter dificuldades na viagem, talvez um pneu furado, um problema mecânico ou passaremo mal na viagem, mas precisamos ir, é uma viagem que não podemos deixar de fazer.
Agora para ficarmos seguros precisamos ver nossa experiência, precisamos dar uma olhadinha no retrovisor, ver onde passamos, como passamos por tudo isso para chegar até esse ponto da viagem.
O ano está encerrando, podemos fazer uma retrospectiva, dar uma olhada no retrovisor e nos assegurar que foi difícil, mas em tudo sentimos nos amparados, cuidados por Deus, pelos familiares e pelos irmãos. Precisamos tomar cuidado para não ficarmos olhando apenas para o retrovisor se não sairemos da rota, capotaremos nosso carro, isso quer dizer que o que passou, passou e agora existe um novo horizonte a frente, afinal o que nós estamos almejando está a frente e para isso devemos prosseguir firmes.
Contexto:
Introdução
Introdução
Moisés liderou o povo desde a saída do Egito, por todo o deserto a fim de chegar ao objetivo da promessa que Deus fez a Abraão de entrar em Canaã, a Terra Prometida, e que nessa terra eles encontrariam descanso. Mas, Moisés não entra em Canaã, ele morre antes disso, mas a promessa de Deus não era simplesmente para Moisés, mas para o Seu povo, era parte do plano de Redenção para a humanidade. Então Deus providencia outro líder para esse grande desafio.
Josué 1.1–9 NAA1 Depois que Moisés, servo do Senhor, morreu, o Senhor falou a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés.
Este é o iníco do livro de Josué, o começo da jornada deste homem como líder do povo. O livro começa de uma forma estranha, incia comunicando a morte de Moisés. Durante a peregrinação no deserto o povo de Israel falhou diversas vezes, fazendo com que a viagem demorasse mais do que o necessário. Essa demora fez também com que a geração que saiu do Egito não entrasse em Canaã, essa já era uma geração após aquela que começou a viagem. Mas apesar do povo, apesar de Moisés ter morrido, Deus não deixa de cumprir suas promessas.
As promessas de Deus são apesar de nós, a vontade de Deus não é submissa as nossas açoes, Ele é soberano e sempre cumpre o que promete. Por isso, ser participante daquilo que Deus está fazendo é um privilégio: Servir, Contribuir e Evangelizar são privilegios dados por Deus a nós.
Outra coisa que vemos ainda no versículo 1 é que Canaã não é a terra que o povo conquistou, mas sim a terra que Deus deu. Neste versículo vemos uma verdade importante a respeito de Deus:
É ele quem nos dá a vida Eterna, bem como todas as outras bênçãos. Mas, ao mesmo tempo vemos que da mesma forma que o Senhor é soberano, ele não anula completamente a responsabilidade humana.
Na travessia do Mar Vermelho, Ele abriu o mar, mas o povo teve que atravessar. Agora, eles tinham o Jordão, Deus ia dar o caminho pelo Jordão, mas o povo precisava atravessar. No passado Deus derrubou as muralhas de Jericó, mas o povo teve que tomar a cidade. Deus age soberanamente, mas a responsabilidade humana corre ao lado e as duas se encontram na Eternidade. Deus nos salva, mas diz que nós devemos "desenvolver" a nossa salvação (colocar em prática - salvação é dinâmica).
O povo estava diante do Jordão e com um novo líder. Imagine o desafio de Josué em substituir um líder como Moisés? Imagine o desafio de Josué em substituir Moisés que também foi seu líder e ainda por cima liderar um povo obstinado como aqueles que estavam com ele. Para piorar a situação, do outro lado existia inimigos mais fortes e mais preparados. Na verdade o povo de Israel nem arma possuia, eram andarilhos, era uma geração que nasceu peregrinando, que nunca teve treinamento militar.
Mas o que nós vemos? Jousé se acovarda? Ele nega o desafio? Não, ele aceita o desafio diante de uma realidade desfavorável. O livro de Josué fala de um líder que não era conivente com o pecado, que levava a sério a sua identidade como homem de Deus, e isso aponta para o nosso grande desafio: ser cristão em um mundo hostil. Viver como cristãos em um mundo hostil ao evangelho, um mundo que tem uma visão sobre a realidade que por vezes é oposta a nossa. Mas ao mesmo tempo nos lembra aquilo que a bíblia nos alerta, que a nossa luta não é contra carne ou sangue.
nesse pequeno trecho do capítulo 1 de Josué encontramos alguns elementos importantes para uma vida cristã bem-sucedida.
Também somos desafiados a ficarmos firmes e saber que é possível se não nos deixarmos abalar.
As circunstância pode até tentar nos desanimar, mas o que importa é o que tem dentro de nós. Você ja cozinhou um ovo ou uma batata, qual é a diferença? ambos são colocados na água quente certo, mas o ovo endurece para ser comido, e a batata sofre uma reação diferente ela amolece, mas a água é a mesma. Por isso para enfrentar o ano que se aproxima o que mais importa é o que está dentre de nós, a circunstância será a mesma, mas com o Espírito Santo dentro de nós poderemos ir em frente.
Para isso olhemos para os versiculos que lemos do livro de Josué.
O primeiro aprendizado aqui é que devemos obedecer.
1- Obedecer
1- Obedecer
No versículo 2, Deus dá uma ordem expressa para Josué e ele obedece. Josué não tinha razões para obedecer, pelo contrário, ele tinha um exército despreparado, um rio para atravessar e um inímigo muito superior. Tudo que os Israelitas tinham era um rio, não tinham armas nem habilidades para a guerra.
Quantas vezes buscamos razões favoráveis para obedecer? Quantas vezes você contabilizou os recursos, as possibilidades, o que você tinha a ganhar ou a perder antes de obedecer, para decidir se deveria obedecer ou não?
Muitos de nós para obedecer olhamos para uma possibilidade de ganho, mas o Reino de Deus não nos abre espaço para pensar, pelo contrário, aqui é um chamado a fé, se confiamos nesse Deus que abriu o mar vermelho, que abriu o rio jordão, que enviou seu Filho para nos salvar devemos obedecer.
Mas o que vemos é que obediência é uma questão de confiança, caso contrário é barganha.
Segunda situação interessante aqui é a confiança.
2- Confiar
2- Confiar
Nos versículos de 3-5 vemos Deus garantindo que estaria com Josué e o povo de Israel. Nosso Deus é aquele que nos envia e vai conosco, não fica simplesmente assistindo. Deus manda e vai junto. A confiança de Josué não foi por causa das circunstâncias, mas por causa da certeza que Deus estaria com ele.
Terceiro ensinamente é aprender a meditar na Palavra de Deus.
3- Meditar
3- Meditar
No versiculo 8 vemos outro elemento importante para uma vida cristã bem sucedida, a Palavra de Deus, meditar nela. Ler, aprender, aplicar, colocar em prática e falar dela. Quanto mais meditamos na Palavra, mais conhecemos a Deus, quanto mais conhecemos a Deus, mais desejamos participar daquilo que Ele está fazendo através do Seu povo. Quanto mais nos maravilhamos em Deus, mais queremos falar de suas maravilhas. O quanto você fala de Deus, revela o quanto você se maravilha Dele. Quanto mais você aprende de Deus, mais você quer conhecê-lo (pelo menos deveria ser assim). A bíblia não é um livro de regrinhas, não é uma caxinha de promessas com dicas para uma vida melhor, nem mesmo um livro para catar versículos aleatórios para fundamentar alguma verdade que eu desejo, ela fala de uma história maior, mas ao mesmo tempo ela revela Deus e nos traz outro elemento fundamental: o encorajamento.
Quarta situação para enfrentarmos o ano que entra é nos encorajar.
4- Encorajar
4- Encorajar
No fim deste trecho vemos Deus repetindo algo que Ele já tinha dito, seja forte e corajoso. Deus encoraja Josué, assim como Ele nos encoraja. O Encorajamanto de Deus vem a Josué não como um incentivo a Josué confiar nele mesmo, mas para ele descansar na certeza da promessa e no presença de Deus que estava com Ele. Até porque aquela empreitada não era sobre Josué ou sobre Moisés, mas sobre aquilo que o próprio Deus estava fazendo. Mas isso nos serve de lição para os desafios do dia a dia, que precisamos ser fortes e corajosos diante dos obstáculos que se levantam a nossa frente, independente dos nossos recursos. Mas que as nossas batalhas, os nossos emprendimentos e sobre tudo o nosso sucesso são instrumentos de Deus para que o Nome de Deus seja glorificado (goleiro do Palmeiras - André Mendonça STF).
Último ensino para nosso coração aqui é termos um olhar para Cristo, um Josué mairo e verdadeiro.
Um Josué maior e verdadeiro.
Um Josué maior e verdadeiro.
Mas a história de Josué não apontava para ele mesmo, embora em Josué encontremos inspiração para as batalhas da nossa vida, essa história aponta para uma história ainda maior. Aponta para uma segurança ainda maior que eu e você temos.
O nome Josué em hebraico é equivalente para o nome de Jesus em grego, ambos significam "o Senhor é a Salvação" , ambos lutam contra as forças opostas a Deus.
A história de Josué aponta para aquilo que Deus estava fazendo e continua fazendo no mundo, Moisés foi aquele que recebeu a Lei no alto do monte. A Lei que é importante, que revela o caráter de Deus para nós, mas que ao mesmo tempo nenhum de nós conseguiu obedecer completamente.
Pelos ombros de Moisés, ninguém conseguiu entrar na terra prometida, nos mostrando que pelos ombros da Lei nenhum de nós entrará na Canaã celestial.
Mas em Josué vemos alguém que bíblia só fala positivamente, não que ele não tenha pecado, mas isso aponta para aquele que é o único perfeito, e pelos ombros desse homem o povo entrou em canaã, atravessou o rio, derrotou o deserto e tomou posse da terra prometida.
Por isso, Deus, assim como fez com aquele povo faz conosco ainda hoje, ele providenciou um Josué melhor e verdadeiro que atravessa o rio que a gente não consegue atravessar e vence o exército que somos incapazes de vencer, e que por sua obediência herdaremos a Canaã Celestial.
Em Cristo somos mais que vencedores, Nele podemos nos sentir encorajados para um novo ano.
Mas o que encoraja você, meu amigo e minha amiga aqui nessa noite. Olha para as circunstância desse ano que está terminando e vislumbra agora no espelho retrovisor o que Deus fez por você até aqui.
Agora olha para o parabrisa a sua frente e veja o horizonte que Deus abriu para você, Jesus diz hoje, vai em frente, não temas as circunstâncias do mar, da tempestade, da dificuldade política, financeira, emprego, faculdade, escola ou qualquer coisa que possa te desanimar. Jesus diz para você agora, Sê Forte e Corajoso, Sê forte e Corajosa, Eu venci esse mundo por você, vai lá e faz agora, entra na terra que já foi conquistada para nós e viva o proximo ano de forma fiel e ousada. Deus abençoe sua vida.