O Primeiro Anúncio [Gn 3.15]
A Chegada do Salvador • Sermon • Submitted
0 ratings
· 16 viewsExposição da primeira menção de um salvador
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Caminhamos por todo o mês de Dezembro falando a respeito da chegada do salvador! Iniciamos refletindo na sua ascendência como da linhagem de Davi, o rei prometido e de Abraão, benção a todas as nações. Em seguida pudemos ver como ele cumpriu os requisitos de ser luz das nações e o que libertaria Israel.
Sempre olhando já para vida de Cristo, hoje encerrando essa série gostaria de olhar para um texto diferente, vamos olhar para a primeira menção de um salvador logo após a queda, e após celebramos o natal com as famílias não podemos nos esquecer do seu real sentido. O Salvador nasceu para cumprir sua obra e aguardamos ansiosamente o seu retorno consumando o plano que já foi iniciado.
A Necessidade do Salvador
A Necessidade do Salvador
Todo o capítulo de Gênesis trata não apenas da queda do homem em seu relacionamento pleno com um Deus santo, mas o desequilíbrio em toda a criação afetada pelo pecado, a concepção e a natureza também foram afetados de modo que fica evidente a necessidade de um salvador.
Natal é tempo não apenas de agradecer pela salvação ou como Deus foi gracioso ao enviar a pessoa bendita de Cristo, mas precisamos nos lembrar de que a salvação era de fato necessária! Toda a criação foi afetada pelo pecado! A concepção agora vem com dor, há um sacrifício para cobrir “a vergonha” e a terra deixará de oferecer seu produto com facilidade, por isso Paulo afirma que a natureza clama por redenção!
Assim o natal deve nos lembrar que a queda teve uma extensão completa e foi devastadora, de modo que de forma didática Deus já providenciou o sacrifício [Gn 3.21] , afinal fica evidente que o homem não poderá restabelecer o dano que ele causou, visto que ele é a imagem de Deus (representante com autoridade, a soberania de Deus foi delegada ao homem e será recuperada em Cristo)
21 O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher.
Assim um texto como esse no tempo de natal deve nos recordar que a salvação era impossível pra nós, mas necessária!
O Propósito e Obra do Salvador
O Propósito e Obra do Salvador
O Cristo é o descendente da Mulher, aqui poderia ser traduzido por “semente” interessante perceber a importância dessa palavra no Antigo Testamento. A semente da mulher vencerá a serpente, a semente de Abraão será benção a todas as nações e a semente de Davi reinará para sempre.
Por isso as genealogias são importantes, para identificar quem é essa semente poderosa, e o motivo do porque a genealogia de Cristo é a ultima das escrituras, não é mais necessário, sabemos quem é a semente, o Cristo o messias.
Importante perceber que a semente não vem com a possibilidade ou o desejo de ferir a serpente, mas é uma garantia. Cristo nasce com o propósito de destruir a obra da serpente por completo, e o texto revela o meio em que isso vai acontecer, sua obra não será simples, mas ele vai cumprir!
A cruz faz parte do plano de Deus (ferir o calcanhar) para que ele vença a serpente (ferir a cabeça), podemos perceber que tanto o propósito quanto a obra de Cristo aqui são muito bem definidas, na manjedoura já havia a “ sombra da cruz” e esta obra que foi iniciada na “plenitude dos tempos” é uma obra escatológica e há de acontecer sem sombra de dúvidas.
Cristo não realizou essa obra para possivelmente restaurar a criação ou apenas providenciar a salvação e formar um povo para si, mas de fato vem para salvar e restabelecer a criação como Deus planejou de modo que a obra da serpente seja completamente destruída.
A Esperança de Salvação
A Esperança de Salvação
Por esta razão um texto como esse não trata apenas de hamartiologia, antropologia e soteriologia, mas também de escatologia! A semente da mulher é a nossa esperança de redenção plena, restauração da criação afetada pelo pecado e triunfo sob a serpente seguindo o plano de Deus por meio da obra de Cristo!
Assim o natal não apenas nos lembra da nossa necessidade e o propósito do nascimento, mas também da nossa esperança de que esse Cristo que foi prometido, nasceu, morreu, ressuscitou, ascendeu aos céus, mas voltará para destruir a serpente e restaurar toda a criação seguindo o plano eterno de Deus.
Ele é a nossa esperança e é sobre isso que o natal deve tratar para um Cristão, e nada mais. A Esperança em Cristo não deve ser substituída por “papai noel”, enfeites ou presentes. Ele é a nossa esperança e por essa esperança que devemos viver ainda que não tenhamos mais nada a comemorar, Cristo é a Esperança e suficiente.
Princípios Eternos
Princípios Eternos
A queda afetou toda a criação
Não somos capazes de auto redenção, um salvador era necessário
Cristo é a semente da mulher aguardada para trazer redenção de toda a criação afetada pelo pecado e há de consumar sua obra
Na manjedoura havia a sombra da Cruz, Cristo veio para morrer e restaurar todas as coisas
Cristo é a nossa esperança de redenção futura
Essa esperança deve dirigir todas as áreas de nossa vida seja no trabalho ou na igreja
Não há outro caminho que não a restauração completa de todas as coisas, porque Cristo vem para destruir a obra de Satanás
Ainda que não perceba hoje, sem dúvidas sou mais que vencedor em Cristo a grande esperança
O Natal nos lembra que Cristo é Necessário Suficiente e Esperança
O Natal nos lembra que Cristo é Necessário Suficiente e Esperança
Desafios
Desafios
Agradeça a Deus por Cristo, a razão do natal e nossa grande Esperança
Aproveite as oportunidades que Deus te dá para propagar o verdadeiro motivo do Natal