O fim do velho Homem

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 54 views
Notes
Transcript

Efésios 4.17-24

Captação

O final do ano está na porta, pela graça de Deus mais um ano se passou e temos muitos motivos para celebrar. Mas uma coisa que sempre acontece no final do ano, são as famosas promessas, que na maioria das vezes começam com a frase “No ano que vem...”, muitos de Nós fazemos a promessa do ano novo vida nova, mas em relação a nossa vida com Cristo? Temos vivido uma vida nova? Hoje veremos um pouco sobre o que a palavra de Deus nos revela sobre essa vida nova.

Introdução

A carta de Efésios, é um hino à soberana graça de Deus mostrada aos pecadores em Cristo. Ela contém uma das piores notícias (“vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados”) e uma das melhores notícias de todas (“todavia, Deus… deu-nos vida com Cristo”). Diante dessa graça, Paulo chama os cristãos a viverem “de maneira digna da vocação que receberam”.
Paulo escreveu esta carta durante o período no qual estava preso. Esta carta provavelmente foi escrita no mesmo processo que as cartas de colossenses, Filemom e Filipenses. De uma maneira breve, Paulo estava preso em Roma, e foi avisado que estavam surgindo várias filosofias religiosas, que estavam influenciados negativamente os cristãos na Ásia menor. Esses ensinos estavam ameaçando o Cristianismo na região.

Propósito da carta

O crente deve andar de maneira digna da sua posição em Cristo. Paulo escreve para conscientizar os efésios de que eles desfrutam de uma privilegiada posição espiritual e precisam viver de acordo com isso. Ele também escreve para encorajar os crentes a viverem em amor e unidade no corpo de Cristo.
Em resumo, podemos dizer que o propósito da carta de Efésios estava voltado para a união da igreja em Cristo pelo poder do Espirito Santo.

Texto bíblico – Efésios 4. 17-24

O Procedimento dos Filhos da Luz
17 assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos.
18 Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração.
19 tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.
20, Todavia, não foi isso que vocês aprenderam de Cristo. 21 De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus. 22 quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,
23 a serem renovados no modo de pensar e
24 a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade proveniente da verdade. [1]

1. Uma vida sem direção

O que caracteriza uma pessoa que não é crente, é a sua cosmovisão. A cosmovisão de quem não está em Cristo está voltada para a vaidade dos próprios pensamentos.
A vida de um descrente, é uma busca diária de algo para suprir o vazio no seu coração. Certamente ele irá buscar a sua própria glória, correndo atrás de riquezas, dos prazeres do mundo, mas o final sempre será o mesmo para todos. Uma vida inútil, pois não há sentido viver uma vida sem propósito. E o propósito de todo o ser humano é a glória de Deus.
Por esta razão vemos tantas pessoas se entregando as drogas, se entregando a algo que vai “suprir” momentaneamente o vazio da falta de propósito na vida.
A mente de um descrente está cheia de trevas, são mentes vazias, que vivem uma vida de dureza de coração.
Essa forma de pensar, é muito pior que a cegueira física, pois o homem que é cego fisicamente tem consciência e admite sua cegueira, porém, aqueles que andam longe de Deus são cegos até mesmo para o fato de serem cegos (Jo 9.40–41). Aqueles são cegos espiritualmente habitam nas trevas, e as trevas também os habitam. Eles absorvem-nas, assim como um dia absorverão (“beberão”) a ira de Deus (Ap 14.10)[2]

Características de um ser não regenerado

· Dureza no Coração

A Dureza do coração que o texto fala é como uma pedra mais dura do que o mármore. Algumas pessoas vão sendo calcificadas mentalmente. A vida do homem não regenerado vai se endurecendo, se trata da perda total da sensibilidade em relação ao pecado.

· Perda de Sensibilidade

Uma das características mais marcantes da lepra, é a falta de sensibilidade, uma pessoa que não foi regenerada, vai sendo consumida por seus pecados, e chegará a um ponto no qual a sua mente não se incomoda mais. O errado se tornara o certo, e o certo se tornara intolerante.

· Se entregam à Depravação

Ela vai se tornando uma pessoa com um coração totalmente endurecido, perdendo o temor e o amor a Deus, agarrando-se com todas forças a depravação.
A palavra Avidez, nessa passagem se aplica em sacrificar qualquer coisa em prol dos seus objetivos. “ Vale tudo para eu ser feliz”.

2. A morte do velho homem

No versículo 20, Paulo adverte a igreja: “Todavia, não foi isso que vocês aprenderam de Cristo. ” Paulo direciona essa fala a igreja, pois certamente, aquela igreja foi instruída durante o seu tempo de ministério ali.
O ponto enfatizado pelo apóstolo é que qualquer que tenha sido o grau de avanço na aprendizagem, definitivamente não aprenderam de Cristo como um defensor do pecado.
A solução para a vida vazia de um não crente é a morte. Não a morte física, pois Cristo já pagou esse preço, mas sim a morte da cosmovisão que antes caminhava na escuridão.
Arrependimento é a mudança de Mente. A pessoa se torna nova criatura, quando ela entende que recebeu uma nova mente, com novos valores, novos alvos, novos gostos, novas atitudes que glorificam a Deus. É o milagre daquele que estava cego e agora tem os olhos iluminados por Deus.
Os que encontram a luz, não são completamente transformados de uma só vez. Eles aprendem. Houve uma transformação básica operada pelo poder Deus. Isso será seguido por um constante processo de santificação.
Jesus Cristo é a própria encarnação da verdade, somente Ele é o caminho a para a vida Eterna. (Jo 14.6)
A conversão básica, porém, deve ser seguida pela conversão diária. O crente já se tornou uma nova criatura, contudo, será um pecador até a sua morte. Livrar-se da velha natureza é uma tarefa difícil e dolorosa, pois diariamente os desejos de buscar a sua própria glória ira retornar, seja você crente ou descrente.

3. O nascer do novo Homem.

Por esse motivo, a igreja de Éfeso é advertida a fazer o velho homem morrer diariamente, com os seguintes passos:

1-Despir do velho homem

· Dizer sim a Cristo é dizer não a satanás.
· Negar a si mesmo.
· Se humilha, dando o trono a quem é digno, o nosso Deus.

2-Renovar a mente

· Obra do Espirito Santo.
· Preencher a mente com a palavra
· Viver uma vida de devoção

3-Revestir-se o novo homem

Diferente do velho homem:
· O novo homem não é totalmente mal, mas sim totalmente bom.
· Dia após dia ele busca uma vida de verdadeira justiça e santidade:
Ele busca:
Ø -Justiça (contrário de buscar a vaidade/futilidade dos pensamentos) (moralmente correta, que busca a Deus)
Ø -Santidade (contrário de buscar os desejos próprios) (separado para Deus e fazer o que agrada a Ele)
Ø -Verdade (contrário de ser o homem o centro da sua busca) (busca conhecer mais de Deus)

Conclusão

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.