ALEGRIA NOS PROJETOS DA VIDA! Salmo 126

AVULSO  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 45 views

Quem tem testemunho das ações do Senhor na sua história de vida, encontra alegria naquilo que se empreende fazer.

Notes
Transcript
Grande ideia: Quem tem testemunho das ações do Senhor na sua história de vida, encontra alegria naquilo que se empreende fazer.
Estrutura: “Será que estou sonhando?” ou a alegria trazida à lembrança. (vv. 1-3) e “Senhor, restaura nossa sorte!” ou a alegria chamada de volta (vv. 4-6).
- Francisco Macena da Costa: O hinário dos peregrinos é o hinário dos altos e baixos da vida. Ele fala do cansaço, do medo, da angústia, e, ao mesmo passo convida o peregrino a subir mais um degrau, cravando os olhos na misericórdia do Eterno.
Esdras 2.1 (NAA)
1Estes são os filhos da província que voltaram do cativeiro, do meio dos exilados que Nabucodonosor, rei da Babilônia, tinha levado para lá. Eles voltaram para Jerusalém e para Judá, cada um para a sua cidade,
Neemias 7.6 (NAA)
6Estes são os filhos da província que voltaram do cativeiro, do meio dos exilados que Nabucodonosor, rei da Babilônia, tinha levado para lá. Eles voltaram para Jerusalém e para Judá, cada um para a sua cidade,
Isaías 10.22 (NAA)
22Porque ainda que o seu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, apenas um resto voltará. Uma destruição está determinada, transbordante de justiça.
Jeremias 22.10 (NAA)
10Não chorem pelo rei morto, nem lamentem a sua perda. Chorem amargamente por aquele que foi para o exílio, porque nunca mais voltará nem verá a terra onde nasceu.
"Dizia o monge João Cassiano, do século IV (360-435): “Instruídos por aquilo que nós mesmos sentimos, já não percebemos o salmo como algo que só ouvimos, mas sim como algo que experimentamos e tocamos com nossas próprias mãos; não como uma história estranha e inaudita, mas como algo que damos à luz desde o mais profundo do nosso coração, como se fossem sentimentos que formam parte do nosso próprio ser” (Collationes X, 11)." (from "Lendo o livro dos Salmos: A lei orante do povo de Deus (Lendo a Bíblia)" by Frei Carlos Mesters)
Isaías 35.10 (NAA)
10Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo. Alegria eterna coroará a sua cabeça. Ficarão tomados de júbilo e alegria, e deles fugirão a tristeza e o gemido.
01. “Será que estou sonhando?” ou a alegria trazida à lembrança. (vv. 1-3)
(a) O contexto do salmo é bem explicito: “Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião”.
- Bíblia de Genebra: A alusão é ao retorno dos exilados da Babilônia, no século VI a.C., quando o cativo povo de Israel teve permissão de voltar ao seu país. A decisão de Ciro de permitir que os exilados retornassem à sua terra não resultou de mera norma política, mas da intervenção de Deus.
Jeremias 25:12
12 - Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei de Babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniquidade, e a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas.
Jeremias 29:10
10 - Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.
Esdras 1:1
1 - NO primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:
(b) A ideia aqui é de um desvario, quase que um delírio.
- M. Henry: a providência assobiou para eles, e eles estavam dançando. Parecia um sonho! Era um momento de grande fascínio!
Salmos 30:10-12
10 - Ouve, SENHOR, e tem piedade de mim, SENHOR; sê o meu auxílio.
11 - Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria,
12 - Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. SENHOR, meu Deus, eu te louvarei para sempre.
(c) Mas, com a confirmação da noticia (não era “fake”), o temor cedeu lugar à celebração (risos com brincadeiras e gritos de louvor).
KJA:
(Slm 126:1) Um cântico de peregrinação. Quando o SENHOR trouxe novamente restauração a Sião, nos sentimos como num sonho!
(Slm 126:2) Então, se nos encheu de riso a boca, e a nossa língua de alegres expressões de louvor. Até nas outras nações se comentava: “O Eterno fez maravilhas por esse povo!”
רנה rinnah
procedente de H7442; DITAT - 2179c; n. f.
1) grito retumbante.
1a) referindo-se a rogo, súplica.
1b) em proclamação, júbilo, louvor.
(d) O ambiente dessa celebração é de uma intensa alegria.
שמה sameach
procedente de H8055; DITAT - 2268a; adj. verbal
1) alegre, contente, feliz.
1a) alegre, demonstrando alegria.
1b) você que se rejubila (substantivo).
NVI:
(Slm 126:2) Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo".
(Slm 126:3) Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.
João 16:20
20 - Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
(e) Agora, é preciso reiterar aqui: o “Senhor” (03 vezes) é o agente dessas ações.
- Dr. Bob Cook: Se você é capaz de explicar o que está acontecendo, então não é obra de Deus.
02. “Senhor, restaura nossa sorte!” ou a alegria chamada de volta (vv. 4-6)
(a) A força desse argumento foi salientada na NVT e pela “Mensagem”:
Restaura, Senhor, nossa situação,
como os riachos revigoram o deserto.
5 Os que semeiam com lágrimas
colherão com gritos de alegria.
6 Choram enquanto lançam as sementes,
mas cantam quando voltam com a colheita.
E agora, ó Eterno, age de novo em nosso favor, enviando chuva sobre a nossa vida assolada pela seca. Assim, os que plantaram sua semente em desespero vibrarão de alegria na colheita, E os que saíram com o coração aflito voltaram para casa sorrindo, com os braços cheios de bênçãos.
(b) Prendemo-nos ao contexto:
- “Traze agora de volta o restante dos nossos cativos, para nos encher completamente, assim como enches os ribeiros nos lugares secos do sul”.
(c) Vamos enriquecer essa figura das “correntes do Neguebe”:
ARA:
(Slm 126:4) Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.
NVI:
(Slm 126:4) Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto.
- Derek Kidner: Este pode ser o efeito de uma chuvarada, que pode também transformar o deserto em derredor em lugar de relva e flores, da noite para o dia.
(d) Semear em meio às lágrimas é realidade comum de quem empreende lutas na vida, sem fugir das dificuldades.
Mateus 5:4
4 - Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
(e) O contraste aqui é intenso: “lágrimas” versus “cânticos de júbilo”, “chorando” versus “cânticos de júbilo”.
- Mattew Henry: Sim, há lágrimas que são as sementes que devemos semear, lágrimas de dor pelo pecado, nosso e dos outros, lágrimas de solidariedade com a igreja aflita, e lágrimas de ternura em oração e sob a palavra.
Isaías 43:18-19
18 - Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
19 - Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
(f) Uma tese: mesmo com a dureza na semeadura, a colheita será esplendorosa.
- Calvino: E, visto que, frequentemente, acontece que temos de semear em meio às lágrimas, devemos elevar nossa mente à esperança da colheita, para que a tristeza não enfraqueça ou afrouxe nossa diligência.
Gálatas 6:7-9
7 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
8 - Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
9 - E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
(g) Em suma:
Derek Kidner:
Desta forma, o salmo, falando em primeiro lugar para os seus próprios tempos, continua falando. Convida-nos a tratar os milagres do passado como medidas do futuro; os lugares secos como rios em potencial; o trabalho árduo e a boa semente como prelúdio certo da ceifa.
Salmo 85.4 (NAA)
4Restabelece-nos, ó Deus da nossa salvação, e retira de sobre nós a tua ira.
03. Outras aplicações:
(a) Temos de lançar dois olhares na vida que tem potencial de mudar a nossa situação: para trás em gratidão e para frente em súplica.
Salmos 53:6
6 - Oh! se já de Sião viesse a salvação de Israel! Quando Deus fizer voltar os cativos do seu povo, então se regozijará Jacó e se alegrará Israel.
Jeremias 29:11-14
11 - Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
12 - Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
13 - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
14 - E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.
(b) Olha, não desconsidere suas lágrimas, elas regam a sua fé, no contexto da semeadura.
E mesmo quando eu chorar.
As minhas lágrimas serão.
Para regar a minha fé.
E consolar meu coração.
Pois o que chora aos pés da cruz.
Clamando em nome de Jesus.
Alcançará de Ti Senhor.
Misericórdia, Graça e luz.
Salmos 56:8
8 - Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro?
Apocalipse 21:4
4 - E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
Deus promete ao seu povo um novo corpo. Escrevi a respeito disso em outro lugar, mas talvez seja bom reiterá-lo. Se você pertence a Jesus, o Messias; se o Espírito de Jesus habita em você; se você é um adorador do único e verdadeiro Deus, criador dos céus e da terra, então, a despeito de como se sente no momento — em boa saúde ou doente, belo ou acabado —, você não passa de uma sombra do seu futuro ser. Na ressurreição do corpo, Deus deseja transformá-lo em um ser pleno e glorioso, alguém que não perderá sua individualidade, mas alcançará sua plenitude. O pecado, distorcendo e rebaixando capacidades e vocações específicas que Deus nos deu, torna-nos cada vez mais semelhantes em nossa degradação. Jesus, porém, torna-nos cada vez mais vivos em nossa singularidade, e a ressurreição completará isso em um grande ato de nova criação.
Wright, N.T.. Como Deus se tornou rei (p. 299). Thomas Nelson Brasil. Edição do Kindle.
(c) Confiemos na soberania divina em perfeita consonância com a responsabilidade humana. Tenha esse equilíbrio em sua mente e coração.
Warren Wiersbe:
Há bençãos que Deus envia repentinamente (vv. 1-3), enquanto outras vêm com o passar do tempo (v. 4); outras, ainda, vêm depois de semear, chorar e esperar com paciência (vv. 5,6).
Coronavírus E Cristo 5 | A doçura do seu reinado

A mesma soberania que governa a doença é a soberania que sustenta durante a perda. A mesma soberania que tira a vida é a soberania que venceu a morte e que leva os crentes para o lar celestial e para Cristo. Não é doce pensar que Satanás, doença, sabotagem, destino ou acaso têm a última palavra na minha vida. Isso não é uma boa notícia.

Que Deus reina é uma boa notícia. Por quê? Porque Deus é santo, e justo, e bom. E ele é infinitamente sábio. “Com Deus estão a sabedoria e a força; ele tem conselho e entendimento” (Jó 12.13). “O seu entendimento não se pode medir” (Sl 147.5). “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus!” (Rm 11.33). Seu grande alvo é que “a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida dos principados e das potestades nas regiões celestiais” (Ef 3.10).

Nada o surpreende, confunde ou desorienta. Seu poder infinito repousa nas mãos de santidade, retidão e bondade infinitas — e sabedoria. E tudo isso está ao serviço daqueles que confiam em seu Filho, Jesus Cristo. O que Deus fez ao enviar Jesus para morrer pelos pecadores tem tudo a ver com o coronavírus.

Related Media
See more
Related Sermons
See more