O verdadeiro encontro

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

Texto: Mt 1.18-25

Tese: Deus intervem na nossa história para fazer o seu plano acontecer e nao o nosso.

Tema: Pela fé em Jesus temos alegria, consolacao e promessa cumpridas.
Introducao
Como lidar com situacoes que nos levam ao medo extremo?
Como devemos tratar situacoes inesperadas?
O nascimento de Jesus era algo esperado a muito tempo. Havia grande ansiedade do povo, reducao do fervor e medo em todos os cantos.
Mariologia
ST: Como Jesus resovle todas essas crise?
Aparecendo.
I) O nascimento virginal (v.18)
O nascimento de Jesus quebra barreiras. Desde o capitulo I, Mateus vem fazendo uma série de aprensetacoes sobre as genealogias que levaram até Jesus. O nascimento de Cristo qubra a barreira que existe entre homens e mulheres, na verdade o nascimento de Cristo eterniza o nome de uma mulher, Maria.
a) Maria, virgem (almah).
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 7.14)
o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel
almah - mulher idade casavel
Noivado e sua seriedade
O anjo aparece no intervalo de tempo entre o noivado e a consumacao do contrato.

O evangelho de Lucas fornece um relato independente da concepção virginal, descrevendo Maria e sua reação ao anúncio de Gabriel. Inclui diálogo não encontrado em Mateus. Lucas é mais específico sobre a castidade de Maria do que Mateus, explicitamente chamando-a de virgem duas vezes (παρθένος, parthenos, Lc 1:27) e registrando o pedido de Maria ao anjo: "Como será isso, se eu não tenho relações com um homem?" (Lc 1:34).

b) A importancia do nascimento viriginal.
Jesus é plenamente Deus e plenamente homem.
Jesus nao poderia ter uma natureza pecadora, caso contrário nao poderia morrer pelos pecadores.
II) A incerteza (v.19)

Mas José, seu esposo

O texto identifica José como esposo de Maria.
a. Suposta infidelidade.
Se Maria foi infiel, José teria o direito de se divorciar.
José tem dois caminhos. O primeiro seria o divórcio público, mediante um processo, o que exporia Maria a vergonha pública. O segundo caminho seria por meio de carta de divórcio, algo privado e conduzido entre as familias.
Mateus: Jesus, o Rei dos Reis A Fuga Secreta de José (1.19)

A infidelidade no período do noivado era considerada adultério e motivo suficiente para romper o noivado. Ainda mais, o adultério era castigado com a morte por apedrejamento, aplicado a ambos, ao homem e à mulher (Dt 22.23,24). Como Israel estava sob o domínio do império romano, a pena de morte foi tirada dos judeus e era executada somente pelos romanos.

b.. Aparicao do anjo
Mateus: Jesus, o Rei dos Reis (A Fuga Secreta de José (1.19))
O anjo Gabriel apareceu para Maria, mas não para José. Imediatamente depois da visita do anjo a Maria, ela foi ao encontro de sua prima Isabel, na Judeia, e ali ficou três meses, até o nascimento de João Batista. Ao retornar a Nazaré, sua gravidez era notória.
c. Licoes.
Deus sempre age em nossas vidas com o propósito de nos revelar sua vontade.
Deus sempre age para fazer com que sua vontade aconteca
O plano de Deus é manter a familia unida.
O plano de Deus é por meio da familia revelar seu amor e sua graca.
A familia é o lugar onde homens e mulheres descobrem sua vocacao, homens viram pais, responsaveis pela familia, mulheres maes, responsaveis por influenciar uma geracao inteira
III) O medo (20-25)
Como estava a cabeca de José? Um turbilhao talvez. Noiva gravida, ele em duvidas, uma situacao inesperada. Deus parece chegar tarde demais em certas situacoes. Zacarias e Isabel já eram velhos quando tiveram Joao. Outras vezes, Deus parece chegar cedo demais, como foi no caso de Maria. Dese modo, José comeca a ter medo do futuro. Sua recao inicial foi abandonar tudo.
Como superar o medo?
a. Por que José teve medo?
Achou que Maria fora infiel. Tirou conclusoes precipitadas. Quase rompeu sua familia. Normalmente tiramos conclusoes precipitadas das pessoas ao nosso redor.
Enquano José temia, Deus estava trabalhando em plano para sua vida. José seria pai do Salvador. José ensinaria o filho de Deus a caminhar, a jogar bola, a carpintaria. Quando achamos que nada está acontecendo Deus esta trabalhando por nos. Deus está no controle.
3. José temia que Maria tivesse sido infiel. Porem, em Maria estava se cumprindo uma profecia de 700 anos atrás (Isaias 9.6).
Nossos temores so veem tragedia, mas Deus estava trazendo luz e esperanca.
4. José nao compreendia todos os fatos por isso temia. O que José achava que era imoral, na verdade era sagrado, o que José achava ser problema, na verdade era solucao. Quando Deus age no nosso coracao, veremos a vida como ele.
5. Devemos ter muita cautela ao jugar o fracasso dos outros. O homem quer separar, desde o Eden, queremos separar.
Uma familia permanece unida quando Cristo é o centro de suas vidas.
Mateus: Jesus, o Rei dos Reis A Superação do Medo (1.18–25)

Fazemos juízo temerário e sofremos por isso, sem conhecer profundamente o que de fato está acontecendo. Só Deus conhece. Só Deus pode julgar. Devemos ser mais cautelosos ao julgar e condenar as pessoas apenas pelas aparências

b. Nao temos que ter medo do que os outros pensam sobre nós. (v.19).
José busca proteger Maria. A Bíblia fala que José era justo. Ele queria protegar e honra de Maria. Preferiu receber sobre ele o onus da suposta traicao.
José temeu pois deixou que a opiniao alheia determinasse seu futuro.
A nossa responsabilidade é fazer o que Deus determina que facamos.
3. Tema nao fazer aquilo que Deus determina que facamos.
Orar, ler a Bíblia, Evangelizar, viver em santidade.
c. Angustias pelo muito pensar (v.10)
Busque esclarecer o problema. Ao inves de buscar esclarecimento, José busca fuga. Se nao esclarecemos as situacoes, vamos alimentar desprezo e ira. Aquilo que
Nossa ansiedade nao ajuda.
Ansiedade vem da raiz grega que significa "estrangular/sufocar'. Sufocamos a esperanca, quando jugamos sempre da nossa perspectiva. Sufocamos o próximo quando o obrigamos a ser como queremos. Sufocamos a fé quando sofremos em demasia pela ansiedade.
3. Do fracasso ao sucesso (v.21)
Aquilo que José achou que fosse a reuina de maria, na verdade seria sua vitória. Maria se tornou mae do Salvador. José sofria por uma mentira.
Quando pensamos estar diante da ruína de alguem, podemos nos surpreender com o que Deus fará. O futuro está nas maos do Senhor Deus.
4. Nome imortalizado (v.23). José achou que maria seria esquecida. Maria foi a mulher que teve o privilégio de amamentar Jesus, carrega-lo no colo, faze-lo dormir, trocar suas fraldas, ensina-lo a andar, ensina-lo a Lei. Maria foi a bendita entre as mulheres ao inves de ter seu nome manchado.
Em meio ao nosso aparente insucesso, ou a nossa crise existencial, ou a nossa falta de fé, Cristo nos leva no colo, nos levanta do lamacal, nos traz alegria.
5. Quando Deus resolve nossos medos, nos dispomos a obediencia. (v.24-25)
José desperta do sono pronto para agir. Quando Deus age, ninguem pode impedir. Quando Deus orienta nosso coracao, nos resta desperta e agir. José faz exatamente como Deus lhe ordenou.
Aplicacoes.
Quando estiver com medo, substitua seu medo pela fé. Onde quer que vocë esteja, Jesus vai te encontrar e transformará sua angustia em alegria. Eu sei que ele fará isso pois na Cruz do Calvário, sua angustia, ressuscitou em grande alegria que dura para sempre.
Related Media
See more
Related Sermons
See more