O verdadeiro encontro
Texto: Mt 1.18-25
Tese: Deus intervem na nossa história para fazer o seu plano acontecer e nao o nosso.
O evangelho de Lucas fornece um relato independente da concepção virginal, descrevendo Maria e sua reação ao anúncio de Gabriel. Inclui diálogo não encontrado em Mateus. Lucas é mais específico sobre a castidade de Maria do que Mateus, explicitamente chamando-a de virgem duas vezes (παρθένος, parthenos, Lc 1:27) e registrando o pedido de Maria ao anjo: "Como será isso, se eu não tenho relações com um homem?" (Lc 1:34).
Mas José, seu esposo
A infidelidade no período do noivado era considerada adultério e motivo suficiente para romper o noivado. Ainda mais, o adultério era castigado com a morte por apedrejamento, aplicado a ambos, ao homem e à mulher (Dt 22.23,24). Como Israel estava sob o domínio do império romano, a pena de morte foi tirada dos judeus e era executada somente pelos romanos.
Fazemos juízo temerário e sofremos por isso, sem conhecer profundamente o que de fato está acontecendo. Só Deus conhece. Só Deus pode julgar. Devemos ser mais cautelosos ao julgar e condenar as pessoas apenas pelas aparências