Exposição 1ª e 2º Tessalonicenses cap 4

Exposição de tessalonicenses  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views

A esperança no retorno de Cristo, nos motiva a viver uma vida de santidade e consolo.

Notes
Transcript

A esperança em Cristo me leva a viver uma vida de santidade.

observação:
estrutura:
O progresso em agradar a Deus 1-2
A vontade de Deus em nossas vidas 3-6
O chamado de Deus, para santificação 7-8
G.I
A esperança na vinda de Cristo me leva a progredirem agradar a Deus conhecer a sua vontade e viver o seu chamado para mim.
FCD: O pecado da prostituição a lascivia e o defraudar os irmãos são indícios de de pessoas distantes e que não conhece a Deus, nem a sua vontade ou vivem para agrada-lo.
FR Somente a esperança em Cristo me leva a conhecer a vontade de DEus e nela permanecer como um estilo de vida.

Introdução

A esperança no porvir é o meio que o apostolo Paulo usa para motivar os irmãos de Tessalônica a continuarem na lida de servirem a Deus e ter as suas vidas transformadas por eles. transformação de vida sempre foi o padrão buscado por Paulo, principalmente num contexto onde a libertinagem dominava o corações das pessoas e a permissidade fez com que o ser humano perdesse toda seu respeito e dignidade do ser criado para gloria de Deus.
Muito provável que Paulo esteja preocupado com a liberalidade sexual dos gregos…os homens gregos solteiros(homens com menos de trinta anos) costumavam ter relações com prostitutas escravas e outros homens, a religião e a cultura grega não cristã não ofereciam nenhum desestimulo a isso.
Mas quando eles ouvem o evangelho, este muda a vida da cidade de Tessalônica e as pessoas passam a ter comportamentos diferente por que a palavra de Deus o poder que salva o pecado e o transforma os em filhos de Deus ( Jo 1.12) passa a operar, em suas vidas.
Diante do pecado, somente a palavra de Deus, a mensagem de salvação é que pode libertar e nos dar um direcionamento diferente para as nossas vidas, somente ela é capaz de nos mover para o centro da vontade de Deus, e nos tornar homens e mulheres cheios de vida.

Como que a esperança em Cristo nos leva a ter uma vida que de fato agrada a Deus e nos direciona a sua vontade?

Paulo diante disto orienta a o irmãos manterem se firmes diante de 3 considerações.

A esperança em Cristo me leva andar e agradar a Deus continuamente.. 1-2
Ele manterem se firmes sobre o que eles receberam.
É a palavra de Deus que mantém o homem firme.
temos a tendencia de querer desistir das coisas, (Ex: quando chegamos a uma vida de rotina).
Paulo mantém os tessalonicenses alerta diante daquilo que eles recebera.
Paulo incentiva os Tessalonicenses a não baixarem a guarda, mas continuarem progredindo.
Não é para acostumar com o trivial,
temos a tendencia do passar do tempo de executarmos as coisas relaxadamente.
Paulo estabelece o padrão dos cristãos, que é continuar a agradar a Deus, este é o nosso foco.
não estamos aqui por conta das pessoas, elas irão nos frutar.
não estamos aqui por conta das bençãos nem sempre elas vão vir.
não estamos aqui por conta das coisas elas estragam e passam assim como nossa vida.
O nosso foco tem que ser viver e agradar a Deus.
é isto que iremos fazer na eternidade. E começamos aqui.
A esperança em Cristo me leva a vontade de Deus e viver uma vida em santidade.
A santificação é a vontade de Deus.
A vontade de Deus é soberana (Mt 6.10); é ela o que define quem entra e quem não entra nos céus (Mt 7.21), ela define o nosso parentesco com Cristo ( Mt 12.50), Logo nós que sabemos a vontade de Deus e não a praticamos temos problemas (Lc 12.47), e a nossa salvação também acontece pela vontade de Deus (Jo 1.12-13), é desejo de Deus a salvação dos homens (Jo 6.40 ) logo a vontade de Deus é a base fundamental para o argumento de Paulo. Esta vontade é estabelecida como a santificação.
Por que ela me separa para algo especifico.
Santificação- literalmente sendo algo separado para um uso especifico, (Sl 4.3; Jr 1.5) A santificação como processo é o resultado direto da salvação (1Cor 6.11; Ef 5.7-9)
A razão de Paulo estabelecer isto é por conta da herança cultural e pacaminosa que os tessalonicenses tinham:

A prostituição era vinculada com a religião. Havia muitos templos com sacerdotisas que eram chamadas de “prostitutas sagradas”. O templo de Afrodite em Corinto, cidade grega, tinha milhares de prostitutas. Existia na Grécia o deus Eros, o deus do sexo. Em Atenas, até hoje, há estatuetas escandalosas com cenas eróticas, sendo vendidas nas lojas alimentando essa crendice pagã. Tessalônica como cidade grega estava encharcada com toda essa avalanche de imoralidade. A igreja tinha saído do meio dessa sociedade promíscua e vivia ainda nesse contexto. Por isso, Paulo escreveu este capítulo para orientar a igreja acerca da santidade do sexo.

A santidade tem que atuar na transformação do homem na direção de Deus. aqui ela tem dois pontos
O primeiro é estabelecido pela vontade de Deus a deixar, romper com tudo que envolva o corpo a uma questão imoral (Porneia) Rm 13.10
Segundo é objetivo principal, do cristão honrar a Deus, como um vaso consagrado.
a expressão corpo aqui tem duas conotações:
a primeira como corpo mesmo, fisco, precisa ser colocado ao serviço de Deus como santuário (1Cor 6.20) o mesmo é para o Senhor (1Cor 6.13) é uma questão de postura a ser adotada (Rm 6.19)
segundo pensando em casamento mesmo, e aqui o vaso pode ser a esposa, como também é mencionado por Pedro, como o vaso mais frágil.
Logo o que se tem em suma é que honramos a Deus quando nossos corpos a ele são dedicados ou quando o honramos em nosso casamento, como lugar onde se deve buscar o prazer a alegria e a satisfação no outro.
este é o melhor presente que podemos ter, em nossos dias ja que tem se uma tendencia muito grande em desfavorecer a família, o próximo etc.
por que na santificação eu primo pela a honra ao outro.
O cristão não caminhará em desonrar ao seu irmão;
desavenças pode acontecer, até por que estamos numa sociedade de relacionamentos e diferenças são normais pois nem sempre concordaremos com tudo do outro.
literalmente passar por cima (ὑπερβαίνειν) e não o explore
As pessoas sempre vão querer passar por cima dos outros, sempre vão defraudar o seu próximo.
Em outras palavras querer se da bem a custas dos outros
Paulo diz isto é pecado, e vocês tem que correr disto.
Deus é vingador.
como um executor de leis, assim é a maneira que Paulo lembra aqueles que tem brincado com Deus. muitos acham que tudo isto é balela, mas um dia estarão na presença de Deus e conforme Pv 28.13, não haverá benção na vida, não herdarão o reino de Deus Ef 5.5-6 e Ap 21.8
A esperança em Cristo a vivermos o melhor de Deus para nós.
Não devemos estar em torno de imundícias .
para o sujo, temo que lembrar que o sangue de cristo nos purifica de todos pecado, não tem sentido estar se envolvendo com pecado novamente. você é purificado.
Temos o Espirito santo de Deus em nós.
Related Media
See more
Related Sermons
See more