ESTUDO DA CARTA A IGREJA DE ÉFESO.
Sermon • Submitted
0 ratings
· 744 viewsNotes
Transcript
ÉFESO
ÉFESO MÉTODOS DE INTERPRETAÇÃO
5 FORMAS DE INTERPRETAÇÃO DO APOCALIPSE:
1 . Preterista: Entende que os acontecimentos do apocalipse já acontecerem nos primeiros séculos da nossa era, tendo o império romano como oano de fundo.
2 . Histórico: Entende que os acontecimentos do apocalipse já está acontecendo em vários eventos da história humana
3 . Simbólico: Entende que o Livro do apocalipse não deve ser entendido de forma literal, mas que ele se trata de um livro de símbolos e alegorias que trazem lições espirituais.
4 . Futurista: Há os futuristas extremos, que pensam que o Livro inteiro é preditivo, incluindo os capítulos 2 e 3, Mas, há os futuristas moderados, que admitem que os capítulos 2 e 3 referem-se ao passado.
5. ÉCLETICA; lguns intérpretes misturam todas as idéias acima expostas de modo que nenhuma domine as demais.
NESTE ESTUDO, ADOTAREMOS A INTERPRETAÇÃO “FUTURISTA MODERADO” E HISTÓRICO
COM BASE NA PROPRIA CARTA:
Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.
Ap 1.19
ÉFESO CONHECENDO O APOCALIPSE
APOCALIPSE DE JOÃO, TAMBÉM CHAMADA DE “REVELAÇÃO” DE DEUS A JOÃO.
Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João,
Ap 1.1
O LIVRO FOI ESCRITO POR JOÃO, QUE ESTAVA PRESO NA ILHA DE Patmos (ERA UMA ESPÉCIE DE PRISÃO, JOÃO FOI LEVADO PRA LÁ POR TER ANUNCIADO O EVANGELHO.
Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
Ap 1.9
QUERIDOS?
SATANÁS SEMPRE TENTOU ACABAR COM A PREGAÇÃO DO EVANGELHO E SEMPRE TENTARÁ CALAR O POVO DE DEUS!
O IMPERADOR DOMICIANO, USADO POR SATANÁS, DEVE TER PENSANDO “VAMOS COLOCAR O ULTIMO DOS APOSTOLOS EM PATIMOS (UMA PRISÃO EM UMA ILHA ISOLADA NO MAR EGEU) E ESTÁ TUDO RESOLVIDO”
PRENDENDO O ULTIMO DOS APOSTLOS,
ACABAMOS COM O TESTEMUNHO DE JESUS,
CHEGA DE CRISTÃOS,
NUNCA IMAGINARAM QUE O SENHOR JESUS VISITARIA O ULTIMO DOS APOSTOLOS. EM UMA PRISÃO ISOLADA NO MEIO DO NADA.
DANDO A JOÃO UMA REVELAÇÃO FANTASTICA, QUE SERVE DE NORTE PARA IGREJA ATÉ HOJE!
A IGREJA DE CRISTO: NUNCA ESTEVE DESORIENTADA, A DERIVA, PORQUE A IGREJA TEM UM GUIA.
ELE ESCREVE AS CARTAS PARA AS SETES IGREJAS NA PROVÍNCIA ROMANADA, ÁSIA MENOR. QUE FICAVA EM UMA REGIÃO QUE HOJE FAZ PARTE DA TURQUIA.
4 João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros,...
11 dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.
Ap 1.4a, 11
AS CARTAS ÀS 7 IGREJAS (2:1–3:22)
1. A igreja de Éfeso (2:1–7)
2. A igreja de Esmirna (2:8–11)
3. A igreja de Pérgamo (2:12–17) 4. A igreja de Tiatira (2:18–29)
5. A igreja de Sardes (3:1–6)
6. A igreja de Filadélfia (3:7–13) 7. A igreja de Laodiceia (3:14–22)
ÉFESO TRAJETÓRIA DAS CARTAS
MAPA
ÉFESO CONHECENDO:
QUANDO VAMOS INTERPRETAR UM TEXTO BÍBLICO, PRECISAMOS FAZER ALGUMAS PERGUNTAS:
ONDE FOI ESCRITO ESSE TEXTO?
PRA QUEM FOI ESCRITO?
COMO FOI ESCRITO?
QUAL A FINALIDADE?
AI VAMOS ENTENDER QUE O AUTOR, NO CASO JESUS, USOU AS CARACTERISTICAS DA CIDADE, A GEOGRAFIA.
É POR ISSO QUE ESTUDAMOS O CONTEXTO HISTORICO, SOCIAL E ECONÔMICO O PANO DE FUNDO.
Éfeso era a maior, mais rica e mais importante cidade da Ásia. Ela foi a capital da província romana da Ásia e o maior centro comercial e portuário daquela região. A cidade de Éfeso chegou a ter mais de trezentos mil habitantes – uma verdadeira metrópole de sua época.
ACHADOS ARQUEOLÓGICOS:
1. Templo de Ártemis: A construção que tornou Éfeso amplamente conhecida foi o seu templo dedicado à deusa grega Ártemis – a deusa Diana para os romanos. O templo da deusa Diana de Éfeso foi considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. O templo media cerca de 3500 metros quadrados e contava com mais de cem colunas que alcançavam 18 metros de altura.
2. O Grande Teatro: Esse teatro, que podia acomodar cerca de 25 mil pessoas, foi o local de tumultuados protestos contra a pregação de Paulo (At 19).
3. O Ginásio de Esportes: Muitos ginásios de esportes e complexos para banhos foram escavados em Éfeso.
Além de bibliotecas, casas e basílicas.
Personagens importantes:
Paulo visitou Éfeso na sua segunda viagem missionária.
Na terceira viagem permaneceu lá por quase 3 anos. (PAULO ENSINA SOBRE O ESPIRITO SANTO)
Ele escreve uma carta aos Efésios quando estava preso em Roma.
Timóteo é enviado COMO pastor daquela igreja.
Mais tarde, João pastoreou ali.
40 anos depois, Jesus envia uma carta para esta igreja.
ÉFESO A CARTA À IGREJA DE ÉFESO
1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve:
Estas coisas diz Aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: 2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;
Ap 2.1 - 2
3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer. 4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. 5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. 6 Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Ap 2.3 - 6
ÉFESO A CARTA À IGREJA DE ÉFESO
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.
Ap 2.1
Anjo da igreja: Anjo - ἄγγελος - angelos; mensageiro.
NÃO O SER ANGELICAL, MAS AO MENSAGEIRO DA IGREJA. OU SEJA DIRIGENTE IGREJA, O PASTOR DA IGREJA. AQUELE QUE TEM A IMCUBENCIA DA MENSAGEM.
Estas coisas diz aquele que conserva (prender ou sustentar) na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
JESUS ESTÁ DIZENDO A IGREJA DE ÉFESO: PAULO, JOÃO, TIMÓTEO E OUTROS PASTORES QUE AI ESTIVERAM; EU CONTROLO TANTO ELES (OS PASTORES), QUANTO DODA A IGREJA!
O SENHOR JESUS NUNCA PERDEU O CONTROLE: NEM DOS ANJOS DA IGREJA E NEM DOS DOS CANDEEIROS.
CRISTO JESUS QUE SUSTENTA A IGREJA, ELE O PODER E O DOMINIO!
1Co 3.6-7 “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.”
7 estrelas e 7 candeeiros: A HERMENEUTICA DIZ QUE A BÍBLIA ENTERPRETA A BÍBLIA
20 Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas. (Ap 1.20)
QUERIDOS?
O VERSO 1º AINDA NOS TRAZ OUTRA INFORMAÇÃO:
ELE TEM EM SUAS O PODER , O DOMINIO, O CONTROLE; “ELE ANDA NO MEIO DOS SETE CANDEEIRO!
Em Lv 26:12 “E andarei no meio de vós e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo.”
Dt 23:14 “Porquanto o Senhor, teu Deus, anda no meio do teu arraial, para te livrar e entregar os teus inimigos diante de ti; pelo que o teu arraial será santo, para que ele não veja coisa feia em ti e se torne atrás de ti.”
o AT fala de Deus andando entre seu povo. Esses paralelos dos primórdios de Israel dificilmente podem ser ignorados, muito menos, porém, a passagem da proto-história da humanidade, a saber, Gn 3:8.
De acordo com a lxx, o termo “andar” também ocorre em Gn 3:8. O texto de Lv 26:12 é citado por Paulo em 2Co 6:16. Nesse episódio, a expressão torna-se bem TRANSPARENTE.
Ela assinala a comunhã DEFINITIVA entre Deus e as pessoas. A COMUNHÃO PERFEITA COM DEUS, QUE SÓ É POSSIVÉL EM CRISTO JESUS.
IRMÃOS??
No apocalipsismo judaico, o paraíso constitui um tema preferido de uma expansiva fantasia religiosa. Com cores vivas descreve-se os seus prazeres.
No presente contexto, o Apocalipse enfoca um único aspecto: para isso que serve o o conceito da vida. É PARA ISSO QUE SERVE O discurso da árvore da vida, da água da vida, da coroa da vida e da refeição da vida.
No fundo, o paraíso é presença do Deus vivo, é o Cordeiro e a comunhão com ele, cf. o exposto sobre Ap 7:17.
DEUS NÃO CRIOU O SER HUMANO PARA VIVER FORA DO PARAÍSO!
HÁ UM SENTIMENTO, UMA CONCIÊNCIA EM NÓS QUE, NÃO ESTAMOS FORA DE CASA!
A IGREJA É O PARAISO INSTAURADO POR CRISTO AQUI NA TERRA!
COMO ELE FAZ ISSO?
Cristo ESTABELECE o paraíso por intermédio de seu “andar” entre as igrejas, assim ele consuma essa comunhão PARA O VENCEDOR, dando de comer da árvore da vida, da qual a humanidade havia sido proibida de comer até agora.
AO VENCEDOR > 1Jo 5.4 “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”
O SENHOR CONHECE SUAS OBRAS!
2Co 4.8-11 “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos. E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossa carne mortal.”
LEMBRAM DA MENSAGEM DO ULTIMO DIA DO ANO?
NA MINHA MENTE ESTÁ BEM FRESCA,
EM FRAÇÃO DE SEGUNDOS, PEDRO TIROU O OLHAR DE CRISTO JESUS, E SUBMERGIU.
ESSA É A GRANDE QUESTÃO: AS CIRCUNSTÂNCIA, O MAL TEMPO, OS PROBLEMAS SÃO USADOS POR SATANÁS PARA TIRAR NOSSO FOCO, PARA NOS DISTRAIR.
Filipenses 3.13-14 “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
PEDRO NAUFRAGOU, MAS PEDIU SOCORRO A PESSOA CERTA!
O MESMO PEDRO DIZ: “PARA QUEM IREMOS NÓS”
O VENCEDOR É AQUELE QUE NÃO TIRA OS OLHOS DE JESUS!
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>................
2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;
Ap 2.2
Conheço as obras: O Senhor Jesus conhece a sua igreja.
2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;
Ap 2.2
Labor: Era uma igreja que trabalhava.
ÉFESO A CARTA À IGREJA DE ÉFESO
2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;
Ap 2.2
Perseverança: Uma igreja que suportou perseguições com muita firmeza.
2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;
Ap 2.2
Não podes suportar homens maus: Éfeso não suportava a maldade.
ÉFESO A CARTA À IGREJA DE ÉFESO
2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;
Ap 2.2
Declaram apóstolos: Uma igreja ortodoxa, não aceitava os falsos profetas, intolerantes com a heresia.
3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
Ap 2.3
Provas por causa do meu nome: Ser crente em Éfeso não era muito fácil, lá ficava um dos maiores centros de culto ao imperador. Muitos crentes estavam sendo perseguidos e até mortos.
ÉFESO A CARTA À IGREJA DE ÉFESO
4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
Ap 2.4
Abandonaste o primeiro amor: Abandonamos nossos primeiro amor, quando substituimos o amor a Jesus pela ortodoxia e pelo trabalho. O Noivo repreende sua noiva pelo esfriamento do seu amor. Pela falta de desejo pela presença de Deus, pelo ativismo religioso, pela ortodoxia sem amor as vidas.
4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
Ap 2.4
Abandonaste o primeiro amor: Éfeso conseguia examinar os outros, mas não conseguia examinar a si mesma. Tinha doutrina, mas não tinha amor. Crentes que sabiam a teologia, mas esta verdade não os comovia.
ÉFESO A CARTA À IGREJA DE ÉFESO
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende- te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
Ap 2.5
Lembra-te, pois, de onde caíste: Para onde precisamos retornar? Em que ponto nos desviamos? Onde caímos?
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
Ap 2.5
Arrepende-te: Não basta saber, é preciso se arrepender. Arrependimento é uma atitude, não uma emoção. É mudança de pensamento, mudança de direção.
ÉFESO A CARTA À IGREJA DE ÉFESO
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
Ap 2.5
Volta à prática das primeiras obras: Jesus oferece à Sua noiva a chance de um recomeço. Voltar as práticas de uma noiva apaixonada.
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
Ap 2.5
Moverei do seu lugar o teu candeeiro: Uma advertência caso houvesse uma desobediência. Candeeiro foi feito para brilhar, se não brilha, é inútil. Hoje Éfeso não existe mais, são apenas ruínas.
ÉFESO A CARTA À IGREJA DE ÉFESO
6 Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Ap 2.6
Odeias as obras dos nicolaítas: John Stott diz que Os Nicolaítas, (destruidores do povo), pregavam uma nova versão do Cristianismo. Um evangelho liberal, sem exigências e sem proibições. Eles estimulavam a imoralidade.
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.
Ap 2.7
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Antes das igrejas o termo era "quem tem ouvidos ouça". Agora devemos ouvir o Espírito que age na igreja.
ÉFESO A CARTA À IGREJA DE ÉFESO
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.
Ap 2.7
Vencedor: A vida vitoriosa não é uma vida de luxo ou conquistas, mas uma vida daquele que perseverou até o fim.
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.
Ap 2.7
Se alimente da árvore da vida: A árvore que foi impedida de ser alcançada por causa do pecado (Gn 3.24), agora estará disponível para o vencedor (Ap 22.2).
ÉFESO CONCLUSÃO
A carta à igreja de Éfeso é recheada de elogios e críticas feitas pelo Filho de Deus.
Jesus elogia o trabalho, a perseverança e a ortodoxia daquela igreja, mas censura a frieza, o abandono do entusiasmo e da verdadeira motivação para servir.
A carta oferece uma renovação aos cristãos, desde que haja arrependimento e um retorno ao primeiro amor.