Da Vocação Eficaz X
Sermon • Submitted
0 ratings
· 15 viewsNotes
Transcript
Da Vocação Eficaz
(Lucas 18.15-16)
Da Vocação Eficaz
(Lucas 18.15-16)
OBJETIVOS: Até o final o ouvinte deverá (saber, sentir, fazer):
1. Saber: Que todos a quem o Senhor chamou, será salvo, de bebê a idoso.
2. Sentir: Que sem Cristo não existe salvação.
3. Fazer: Perseverar em Cristo Jesus, anunciando as boas novas a toda criatura.
Texto Bíblico Lucas 18.15-16
15 Traziam também as crianças a Jesus para que ele as abençoasse, mas os discípulos, ao verem isso, os repreendiam.
16 Jesus, porém, chamando as crianças para junto de si, disse: — Deixem que os pequeninos venham a mim e não os impeçam, porque dos tais é o Reino de Deus.
15 Depois disso, algumas pessoas levaram as suas crianças a Jesus para que ele as abençoasse, mas os discípulos viram isso e repreenderam aquelas pessoas.
16 Então Jesus chamou as crianças para perto de si e disse: — Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças.
15 Traziam-lhe também as crianças, para que as tocasse; e os discípulos, vendo, os repreendiam.
16 Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Em aula trabalhamos a primeira e segunda seção, relembramos que o Senhor predestinou para a vida, e somente a quem Ele chama, recebe eficazmente a palavra e seu Espírito. Somos salvos pela graça concedida a nós por intermédio de Cristo Jesus. O texto como referência ao nosso estudo foi a carta que o apóstolo Paulo escreve ao Romanos no oitavo capítulo e trigésimo versículo.
Entendemos que essa vocação o homem é inteiramente passivo, neste sentido entendemos que todas as ações começam em Deus, nós apenas respondemos ao chamado. Uma forma de entendermos que o Senhor nos chamou, é de forma eficaz e irresistível. Nós somos levados a buscar ao Senhor, o desejo de adorá-lo é mais forte. Em resposta ao chamado do Senhor nós O adoramos. O texto usado para afirmar este chamado eficaz está na segunda carta que o apóstolo Paulo escreve a Timóteo no primeiro capítulo, nono versículo.
Dentro deste chamado eficaz também temos a terceira seção que trata das crianças eleitas, aquelas que morrem na infância. Esse assunto é amplamente debatido, se há salvação para as crianças, uma vez que somos alcançados por ouvir o evangelho, como responder a isso. A bíblia será nossa principal diretriz para responder a essa dúvida. Para isso usaremos como texto base o Evangelho de Lucas o décimo oitavo capítulo, do décimo quinto ao décimo sexto versículo.
O chamado externo da Palavra de Deus, bem como todos os meios de graça, providos na presente dispensação, naturalmente pressupõe inteligência por parte daqueles que o recebem.
O Evangelho da graça de Deus ou Dispensação é a maneira como Deus trata com o homem durante um determinado período, quando o homem é provado e testado quanto à obediência a certas revelações definidas da vontade de Deus.
CONTEXTO& EXPLICAÇÃO
CONTEXTO& EXPLICAÇÃO
Se as crianças e os demais não aptos para entenderem o chamado do evangelho serão salvos, então serão imediatamente regenerados e santificados por Deus sem o uso de meios. Se Deus pode criar Adão santo sem meios, e se Ele pode recriar crentes em justiça e verdadeira santidade pelo uso de meios os quais grande parte dos homens usam sem proveito, certamente que Ele pode regenerar as crianças e outros sem os meios. Ele tem toda autoridade e poder para o fazer da forma que lhe apraz.
A depravação natural das crianças existe antes da ação moral, na privação judicial do Espírito Santo. Neste sentido o mal é retificado, ou seja, corrigido, naquele estágio. Isso acontece pela maravilhosa graça. A graciosa restauração da alma à sua relação moral com o Espírito de Deus. Quando usamos a expressão crianças eleitas, se faz necessário, a regeneração de alguma forma, qual o Senhor a usa para seu propósito chamar aquelas a quem Ele escolheu. O que estamos trazendo aqui são dois assuntos difíceis de se compreender, primeiro, toda criança nasce debaixo da justa condenação e segundo, nenhuma criança tem em si qualquer direito à salvação.
A salvação das crianças assim como a dos adultos depende da absoluta soberania de Deus, ou seja, de sua Soberana Eleição Divina. Por isso que no primeiro estudo utilizamos a carta do apóstolo Paulo ao Romano capítulo oito versículo trinta. Quem Ele predestina, o chama, se Ele chama, justifica, se Ele justifica, Ele glorifica. A predestinação também se aplica as crianças.
As crianças que morrem na infância, sendo eleitas, são regeneradas e por Cristo são salvas, por meio do Espírito que opera quando, onde e na forma que Ele quer. Aquelas pessoas que são incapazes de discernir ou responder a um chamado, de alguma forma se elas forem eleitas também são regeneradas em algum momento. As pessoas incapazes de serem chamadas exteriormente, ou seja, por ouvir o evangelho, são restauradas, por intermédio de Cristo Jesus. A Salvação pertence a Cristo, ninguém vai ao Pai, se não for por Cristo.
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
Da Vocação Eficaz X
1. Lugar das crianças III Seção da Confissão de Fé de Westminster
1. Lugar das crianças III Seção da Confissão de Fé de Westminster
“As crianças que morrem na infância, sendo eleitas, são regeneradas e por Cristo salvas, por meio do Espírito que opera quando, onde e como quer. Do mesmo modo são salvas todas as outras pessoas incapazes de serem exteriormente chamadas pelo ministério da palavra. [1]”
Para esse estudo quero ler para os irmãos um texto de Calvino; “Nossa busca pela justiça deve deter-se em Deus; a contemplação de nossa salvação deve estar voltada só para sua misericórdia; e a soma de todas as nossas bênçãos é posta diante de nós e nos é diariamente oferecida em Cristo – e em nenhum outro” (Calvino, Romanos, p. 431)
O Senhor concedeu a nós a aliança, aliança essa que começou com Abraão, conforme registro em Gênesis 17.7; “Estabelecerei a minha aliança entre Mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência.” Antes da fundação do mundo o Senhor já havia escrito todos os nossos dias e antes de tudo existir, Ele já havia programado o plano da salvação. Quando o Senhor estabelece a aliança com Abraão, Ele o faz de forma perpétua, Ele é o nosso Senhor antes, hoje e para todo o sempre. A palavra do nosso Senhor não é de homem para mentir, o que Ele disse acontecerá, conforme fora dito.
Por esse motivo que a justiça está em Deus, Ele é perfeito no julgar, não comete erros, pois Ele é Santo, Santo, Santo. O Salmista Davi em seu livro de Salmos no capítulo 105.8, relembra as maravilhosas obras do Senhor, traz a memória a aliança que o Senhor fez com Abraão; “Lembre-se perpetuamente da sua aliança, da palavra que empenhou para mil gerações;” O Senhor prometeu e cumpriu sua palavra, enviando Cristo Jesus, somente Cristo sendo Deus e homem, cumpriu perfeitamente o que o Pai havia pedido.
O apóstolo Paulo em sua segunda carta a Timóteo no primeiro capítulo, nono versículo nos ensina; “que nos salvou e nos chamou com santa vocação, não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,[2]”. A perfeita obra do Senhor concede pela sua maravilhosa graça a Salvação, não somos salvos porque merecemos, mas sim, por amor ao nosso Senhor, somos salvos para glorificar ao Nome do Nosso Senhor. É extraordinário e nos dá conforto essa certeza de que estamos seguros, no despedir de um ente querido, temos a certeza que ao fechar os olhos aqui na terra de forma gracioso ele será aberto nos céus, e por todo o sempre estaremos na presença do Senhor, quão alegria isso nos dá.
As crianças que são eleitas, elas são alcançadas pelo Senhor, pois Ele tem esse poder, somente Ele assim pode fazer, conforme a sua vontade. Nenhum adulto ou criança será salvo se não for através da eleição soberana, neste sentido, toda a salvação destinada à raça humana, crianças eleitas, homens eleitos, são de alguma forma alcançados.
Pela fé somos salvos, a Fé em Cristo Jesus nos salva e as crianças que não têm entendimento sendo eleitas, são alcançadas por Deus e salvas por intermédio de Cristo Jesus. Mas como e quando isso acontece, não sabemos explicar, porém podemos afirmar que a salvação vem para todo aquele que nEle crer. Assim como os homens são alcançados pelo através do ministério da palavra, o Espírito Santo age nas crianças que foram escolhidas pelo Senhor. Por isso a vocação ela é eficaz.
Da vocação eficaz X
1. Lugar das Crianças III Seção da Confissão de Fé de Westminster
1. Lugar das Crianças III Seção da Confissão de Fé de Westminster
2. Somente por Cristo IV Seção da Confissão de Fé de Westminster
2. Somente por Cristo IV Seção da Confissão de Fé de Westminster
“Os não-eleitos, posto que sejam chamados pelo ministério da Palavra e tenham algumas das operações comuns do Espírito, contudo nunca se chegam a Cristo e, portanto, não podem ser salvos; muito menos poderão ser salvos por qualquer outro meio os que não professam a religião cristã, por mais diligentes que sejam em conformar sua vida de acordo com a luz da natureza e com a lei da religião que professam; asseverar e manter que o podem é muito pernicioso e detestável.”
“Como podemos explicar a salvação de nossas almas senão em termos do beneplácito de Deus e pela sua livre dádiva da misericórdia? Pois se pensarmos que somos melhores que outros que foram ignorados ou abandonados, nós simplesmente menosprezamos a bondade incondicional de Deus pela qual obtemos a salvação. E isso nós fazemos todas as vezes em que procuramos ganhar importância ou estima diante dos homens. Toda boca deve estar necessariamente calada. Nós devemos aprender que Deus nos escolheu, não porque Ele viu algo de bom em nós, ou nos considerou mais adequados do que aqueles que ele rejeitou, mas simplesmente para poder revelar o pleno esplendor de sua generosidade” – (Calvino, João. Beatitudes: Sermões sobre as bem-aventuranças. São Paulo: Fonte Editorial, 2008. P. 18-19)
Para esta seção quero trazer a luz a pergunta de número 60 do Catecismo Maior:
60) Poderão ser salvos por viver segundo a luz da natureza aqueles que
nunca ouviram o Evangelho e por conseguinte não conhecem a Jesus Cristo, nem nEle crêem?
Aqueles que nunca ouviram o Evangelho e não conhecem a Jesus Cristo, nem nEle crêem, não poderão se salvar, por mais diligentes que sejam em conformar as suas vidas à luz da natureza, ou às leis da religião que professam; nem há salvação em nenhum outro, senão em Cristo, que é o único Salvador do seu corpo, a Igreja.
Somente em Cristo Jesus seremos salvos, não existe salvação fora de Cristo, crer nEle é muito além do que dizer que acredita em um Deus, crer nEle é muito mais profundo do que ler a bíblia. A fé em Cristo é a convicção que sem Ele estamos condenados, perdidos, mortos, desamparados, escravos da morte, da condenação eterna do sofrimento perpétuo. Crer em Cristo é entender que nossa plenitude de alegria está no Senhor, nossas vidas somente têm sentido se for para nos parecermos com Cristo, para que Cristo cresça e nós cada vez mais diminuamos. A carta que o apóstolo Paulo escreve aos Romanos no décimo capítulo e no décimo quarto versículo traz a luz do conhecimento que somente invocarão ao nome do Senhor aquele que crer: “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?”
De alguma forma nós seremos alcançados por Cristo, o Senhor levanta homens para que a palavra chegue até nossos ouvidos. No evangelho de Mateus no vigésimo segundo capítulo, décimo quarto versículo está escrito: “Porque muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.”
Aqueles que não são eleitos, com toda a certeza declinarão a salvação, não porque lhe esteja disponível a salvação, caso eles aceitem, mas nunca aceitarão. Os não escolhidos recusarão, não aceitarão a Cristo, como seu Senhor e Salvador.
Diante dos textos bíblicos, apenas quem foi escolhido por Deus, será salvo e responderá a esse chamado eficaz. Neste sentido podemos dizer; Se Jesus, chegasse no inferno e abrisse a porta dizendo, saiam, pois, eu concederei a salvação a vocês, eles fechariam a porta e diriam, preferimos a escuridão à luz.
O dom da fé, vem de Deus aos homens, somente aqueles a quem o Senhor escolheu, o adorarão em espírito e verdade. Somente esses reconhecerão que Cristo é o único caminho a verdade e a vida, somente esses dobrarão seus joelhos e em louvor reconhecerão Ele como seu único Senhor e Salvador. Neste sentido que o Senhor é o Deus, o Pai e o Espírito Santo. O Deus Pai, nos concede a Fé, O Deus Filho, nos concede a salvação e o Deus Espírito Santo dá-nos o entendimento e abre as nossas mentes para a compreensão da palavra. Por isso a Bíblia deixa de ser um livro de histórias e passa a ser nossa fonte de conhecimento e inspiração divina, torna-se nossa regra de Fé e Pratica. Dia após dia, conheceremos e viveremos como discípulos de Cristo, pregando a Cristo, Adorando a Cristo, Louvando a Cristo, Bendizendo seu santo e poderoso nome.
Paulo argumenta que se os homens invocarem o Senhor, eles serão salvos, a fim de invocá-lo, porém, eles têm que crer; e a fim de crer, eles têm que ouvir; para que ouçam, o evangelho tem que lhes ser pregado. Portanto, a ordem estabelecida é: A Salvação vem pela fé; a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a Palavra de Deus. Romanos 10.13-17
RESUMO GERAL
RESUMO GERAL
Conforme vimos em nosso estudo da Confissão de Fé de Westminster no X capítulo nas quatro seções encontramos:
1. Vocação dos Eleitos
Somente a quem o Senhor predestinou para a vida aceitarão a Cristo
2. Vocação Eficaz
Ela vem exclusivamente da livre e especial graça de Deus, não depende de homens, mas somente do Senhor
3. Lugar das Crianças
As crianças que morrem na infância, sendo elas eleitas, serão regeneradas e por Cristo Salvas.
4. Somente por Cristo
Os não-eleitos, mesmo que sejam chamados pelo ministério da Palavra e tenham algumas das operações comuns do Espírito, nunca se chegaram a Cristo, neste sentido jamais serão salvos. Somente recebe a salvação aqueles que creem em Cristo Jesus como seu único Senhor e salvador.
Questões de Avaliação & Aplicação: (saber, sentir, fazer)
Questões de Avaliação & Aplicação: (saber, sentir, fazer)
A luz desse estudo trago três aspectos e três aplicações para nossas vidas:
1. O Senhor predestinou uns para salvação e outros não, neste sentido precisamos saber que aqueles que estão predestinados serão alcançados por Cristo por intermédio da Palavra do Senhor.
2. Se você sente o desejo, ou está mensagem abriu seus olhos, convido você a orar comigo, colocando diante do Senhor, sem Cristo não temos motivação para vida. Ele é nossa plenitude de alegria, aceite hoje ao Senhor Jesus como seu único Senhor e Salvador. Ele é Cristo Jesus o único caminho a verdade e a vida.
3. A Palavra do Senhor nos informa que muitos serão chamados, porém poucos os escolhidos.
O que devemos fazer agora?
Não basta professar uma religião, se não confessarmos ao Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador. Deleite-se na palavra, estude mais, conheça profundamente a Cristo, peça ao Senhor para que o seu prazer esteja nEle, sejamos pequenos Cristos aqui na terra, embaixadores do Senhor. Que todos nós proclamemos o seu Santo nome. Que cada dia mais, nós diminuamos para que Cristo cresça.
Que o Senhor abençoe sua vida e que a Graça do Nosso Senhor e Salvador Cristo Jesus esteja sobre todos, para glória do Seu nome.
[1]Assembleia de Westminster. (2014). Símbolos de Fé: Confissão de Fé, Catecismo Maior e Breve Catecismo (2a edição, p. 50). Editora Cultura Cristã.
[2] Nova Almeida Atualizada (J. F. de Almeida, trad.; Edição Revista e Atualizada®, 3a edição, 2Tm 1.9). (2017). Sociedade Bíblica do Brasil.