Uma dúvida consequente.
Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Título
Uma dúvida consequente
Texto
João 1:15-18
15- João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim.
16- Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.
17- Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.
18- Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.
Mateus 11:2-6
2- Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo, mandou por seus discípulos perguntar-lhe:
3- És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?
4- E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo:
5- os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.
6- E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço.[1]
Elucidação
A palavra de Deus em Gálatas 4:4 nos diz vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, A plenitude dos tempos foram 3 condições principais que permitiriam que o Evangelho fosse pregado com mais propriedade, que seriam: A pax romana, idioma únicoe as estradas que ligavam todos os domínios do império romano que permitiam a transmissão de mensagens com muita facilidade.
Nesse tempo veio João batista pregando o arrependimento e confissão dos pecados, e o seu batismo simbolizada a rendição dos pecados quando o velho homem desce a sepultura e a nova criatura ressurge.
E ele tem um ministério cheio do poder de Deus, onde ele batiza muitas pessoas.
Mas João Batista sabia quem ele era e qual a sua missão na terra que era dar a oportunidade aos Farizeus e ao imperador a oportunidade de arrependimento e salvação.
No entanto eles não aceitaram a palavra de João ele foi preso e condenado a morte
E o tópico principal para evangelho de João não esta focado no Reino de Deus mas principalmente no próprio Filho de Deus, a saber Jesus Cristo nosso Senhor, pois ele descreve principalmente o ministério de Cristo na Judeia.
Já o Evangelho de Mateus o seu foco é mostrar Jesus como o Messias, e com isso podemos meditar um pouco mais sobre quem Jesus Cristo é e o que Ele veio fazer.
Introdução
Hoje vemos um mundo cheio de modernidade, com a tecnologia chegando a patamares que nós só podíamos imaginar em filmes de ficção científica, e o homem está a cada dia mais convicto de que a centralidade do mundo está em torno de si mesmo, o ego do homem que não tem uma vida submissa a Deus ou que não reconhece a Jesus como único e suficiente salvado que ser alimentado e estar no centro das atenções.
Mas nós nos esquecemos da nossa fragilidade e a necessidade que todos nós temos de reconciliação com o nosso Criador, para que seja restaurada a comunhão com Ele.
E por conta disso não podemos ter uma visão de um todo de quem Deus é em nossas vidas e passamos a questionar, qual o nosso lugar? Quem nós somos na presença de Deus? O que Deus é em nossas vidas?
Mas para responder a essas perguntas precisamos conhecer a Deus, tendo intimidade, andando com Ele, O testemunho de João Batista a respeito de Jesus nos traz a certeza de que o homem precisa reconhecer quem Deus é e dar-lhe toda a honra devida que pertence única e exclusivamente.
Mas essa trajetória também não é fácil, precisa de entrega e sujeição, perdão e amor pelos que estão lá fora.
No entanto, ela é repleta de alegrias e vitórias a ponto de receber um elogio de Jesus,
28- E eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.
Frase de transição
Argumentação
1- testemunha a respeito de Cristo
As testemunhas falam a respeito das questões legais que são levadas a juízo, onde nós falamos a respeito de fatos que observamos ou que vivenciamos.
A testemunha através da sua idoneidade é capaz de atribuir valor ou ter descredito com os seus relatos.
No grego o tempo que está sendo usado é o tempo presente que denota uma ideia de atividade contínua.
Ele exclama com um sentido de súplica envolto a sentimentos, nos mostrando que o nosso testemunho não pode ficar de forma velada, de forma escondida, Mt 5.15 15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.
A sua luz precisa brilhar, não se esconda onde você não pode trazer luz para aqueles que precisam. Nós não somos essa luz, não temos poder, essa luz provém do Espírito Santo que passa habitar em nós quando reconhecemos a Jesus Cristo como nosso único e verdadeiro Salvador
2- Este é o de quem eu disse (testemunho verbalmente)
Essa aceitação, esse testemunho precisa ser proclamado de maneira audível.
Os nossos lábios precisam proclamar o testemunho a respeito de Cristo, de maneira lúcida, de maneira pura, pois as minhas palavras precisam ser palavras santas.
Não posso ser uma testemunha fiel se dos meus lábios saem mentira.
As palavras que saem dos meus lábios mostram quem eu sou. Lc 6.45 O homem bom do bom tesourodo coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.
Qual tem sido o nosso bom tesouro? O que temos guardado em nossos corações como aquilo que tem valor? O que as minhas palavras podem falar sobre mim?
A nossa boca precisa ser aberta para falar sobre Cristo, para que o Evangelho, as boas novas da graça possam ser pregadas com propriedade e cheia do poder de Deus.
Esse evangelho que transforma vidas é o bem mais precioso que nós podemos ter, porque dinheiro nenhum nesse mundo pode fazer as coisas que eu já vi o Evangelho fazer com a vida de uma pessoa e se isso não é importante, se isso não tem valor para nós nada mais terá valor.
3- o que vem depois de mim (testemunho com a vida)
Mas esse testemunho não pode ficar somente em palavras, ele precisa ser visto na vida do pregador como algo vivencial, que traga uma mudança verdadeira para quem o observa. Mostrando as pessoas que me cercam a quem eu pertenço, trazendo essa ideia de entrega e sujeição, mas de maneira que a minha alma, minha vida e meu ministério pertençam a Cristo, de forma que já não viva eu, mas Cristo Viva em mim.
Galatas 2:20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
A nossa vida precisa ser a pregação do evangelho
4- todos nós temos recebido da sua plenitude
O versículo de que diz João 1:14- E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graçae de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Se harmoniza com o versículo 16 João seguindo o pensamento de o verbo a palavra criadora do Pai se fez carne e habitou entre nós.
Toda essa glória e majestade se entregou a humilhação por amor de nossas vidas que estávamos condenado ao pecado. Estavamos sujos e fétidos, mas o Senhor, o nosso Deus preferiu ter relacionamento comigo.
Isso é dado para nós diariamente, mas o que eu e você temos feito com essa tão grande dadiva?
graça sobre graça
O que temos feito com essa graça que se renova sobre nossas vidas diariamente.
Não banalize a Graça de Cristo! Não banalize o Seu sofrimento por nós! Porque esse sofrimento teve um valor tão alto que ninguém jamais poderia substitui-lo em nossas vidas.
Então não permita que alguma coisa tome em sua vida o lugar que pertence a Cristo.
A lei foi dada por intermédio de Moisés
O entendimento da nossa pecaminosidade foi dada por nós pelas escrituras Sagradas, então nós conhecemos quem somos quando lemos a Bíblia e percebemos que somos pecadores e carecemos da graça de Deus em nossas vidas, mas não é um atenuante para aqueles que viram as costas para Deus não querer conhecer as escrituras e achares que não serão condenados por isso. Porque no livro de Romanos
Deus foi revelado a nós por Jesus Cristo, Através do Seu amor manifesto pelo homem no sentido da busca, da restauração, de estar no meio do povo.
Deus é revelado a nós pela criação Romanos 1:20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;
Uma dura caminhada
Mas eu sei que a caminhada não é fácil, é difícil. Ter uma vida de sujeição, de dependência, onde não podemos fazer as nossas vontade, ou não podemos contar com a força do nosso próprio braço, realmente isso é complicado e difícil de entender.
Mas pare para pensar em um momento, nós podemos levar uma vida totalmente a parte de Deus? A resposta para essa pergunta é um grande não, pois como falamos na EBD pela manhã, é que o Sol nasce para todos e todos nós nos alimentamos dos frutos que a terra produz então não importa se você ou eu estamos em comunhão ou não com Deus, nós ainda dependeremos dEle e a Sua Graça esta sobre todos.
E quando eu faço a minha própria vontade eu estou apenas me enganando, achando que estou me afastando do meu criador.
Esse afastamento vai apenas me trazer mais dor e tristeza, então retorne para Cristo hoje meu irmão, minha irmã!
A dúvida de João Batista
João batista teve uma vida difícil, foi preso, injustiçado e condenado a morte por pregar a verdade. Em determinado momento de nossas vidas podemos passar por momentos de esfriamento espiritual, mas quando isso acontece siga o exemplo de João Batista, que buscou saber quem era Jesus.
Então busque saber quem Jesus é em sua vida, que Ele vai se mostrar para você.
A resposta de Jesus
5- os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.
Essa palavra que é poderosa, pois ela não nasce no coração do homem, mas vem do trono de Deus ela traz visão para aqueles que precisam contemplar a graça de Deus sobre nós
Ela é capaz de fazer pessoas que estavam paralisadas espiritualmente voltarem a caminhar na presença de Deus.
Pessoas doentes pelo pecado serem purificadas para a glória de Deus.
Aqueles que já não queriam ouvir a palavra ficarem sedentos por Ela.
E para todos nós que estávamos mortos em nossos delitos e pecado fomos ressuscitados para permanecermos em Sua gloriosa luz.
Conclusão
João Batista teve a sua vida ceifada por anunciar uma verdade que ninguém tinha coragem de falar, mas ele foi a Voz que clama no deserto.
O Testemunho de Deus sobre sua vida em Lucas 7:28 é algo aque ainda ecoa até nós.
Então seja o menor no reino de Deus, se torne um servo assim como eu.
Mas para sermos servos precisamos ter uma vida de sujeição a sua vontade.