Sem título Sermão (15)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

O Livro dos Salmos é dos mais conhecidos e atraentes da Bíblia. É um compêndio de canções poéticas que muito auxiliavam no culto ao verdadeiro Deus, e na assimilação de verdades que não poderiam ser esquecidas. Nada como uma poesia musicada para nos fazer lembrar coisas complexas! Vários professores usam essa técnica para ensinar aos alunos fórmulas matemáticas por exemplo.
Importante observarmos o livro de Salmos como um livro que apresenta de forma poética e atraente assuntos cruciais, profundos e necessários na nossa caminhada. Ele precisa ser lido não como um romance apenas, que somente afaga e conforta a alma, mas como um texto que confronta nosso ser, indo a compartimentos do coração que não queremos adentrar.
O Salmo 103, por exemplo, lido com uma visão romântica e superficial, nos leva a pensar que precisamos falar bem de Deus e pronto. É uma percepção correta, mas o Salmo quer nos confrontar um pouco mais, e percebemos esse confronto quando analisamos a construção do texto. Davi começa o Salmo usando um imperativo, ou seja, dando uma ordem para sua alma.
Salmo 103.1 RA
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.
Não é um conselho ou sugestão para a alma, e sim uma ordem. Ordens são dadas em casos extremos em que vemos que a pessoa não vai obedecer sugestões. Nossa alma está nesse caso de difícil obediência a louvar e bendizer a Deus, reconhecendo Seus feitos. Nossa alma é a sede das emoções, dos afetos. É o lugar onde reside nossos ranços, mágoas, tristezas, revoltas, rancores, dramas, “picuinhas” existenciais. Não é uma simples poesia, mas um chamado à alma para uma conversa franca e sincera, ordenando-a a fazer o que ela naturalmente não deseja: BENDIZE AO SENHOR!
Para compreendermos bem nossa natureza, quero trazer uma ilustração. (Waynne Cordeiro)
Som os de fato assim. Se não nos policiarmos e ordenarmos a nossa alma para bendizer ao Senhor, vamos sair ano entrar outro em reclamação, murmuração, lamúria e ingratidão. Davi conhecia muito bem a maldade de sua alma e suas inclinações, por isso ordena: BENDIZE AO SENHOR!
O versículo 2 traz a repetição do ordem (algo comum na poesia hebraica, para ênfase de um a verdade) e acrescenta o cuidado em não esquecermos os benefícios do Senhor.
Salmo 103.2 RA
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.
Aqui vale muito destacarmos a palavra benefícios e fazermos um paralelo com a palavra bens. Benefício fala de um bem que eu desfruto, mesmo não sendo meu. Por exemplo: eu não tenho uma casa, mas morei aqui em CP durante 5 anos desfrutando do benefício de uma casa dos meus sogros. O bem é deles, mas o benefício foi dado a mim. Tudo é de Deus, e nós não podemos esquecer que vivemos por causa dos benefícios Dele para conosco. Davi sabia que nós sofremos de uma amnésia incrível que nos faz esquecer os benefícios do Pai, por isso ele ordena a sua alma: “Bendize ao Senhor, e não esqueças de nem um dos Seus benefícios”.
Os Salmos são muito didáticos e profundos, e Davi vai, nos versos 3 a 5 elencar benefícios pessoais que não podemos esquecer.
1 - O PERDÃO QUE VEM DO PAI
Salmo 103.3 RA
Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades;
A parte “A” do verso três fala que Deus é Aquele que perdoa todas as nossas iniquidades. A poesia trata do maior drama da humanidade, que gerou a maior tragédia na vida do homem, que é o pecado. Davi sabia bem disso, pois declarou com propriedade:
Salmo 51.5 RA
Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
Salmo 32.3 RA
Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.
O pecado está presente desde o nascimento. Ele cria chagas pesadas que enfraquecem o físico, o emocional e o espiritual. O pecado faz o homem viver em gemidos intensos. O homem tem contra si um escrito de dívida que jamais pode ser pago sem o perdão que vem do Pai, e esse perdão é dado a todo o que confessa, deixa o pecado e serve ao Pai perdoador. Não fosse o perdão do Pai, estaríamos condenados a morte eterna.
O condenado no primeiro século eram presos e ficava registrado em um pergaminho todos os seus delitos. Era o escrito de dívida. Na soltura, esse pergaminho era riscado e carimbado no rodapé TETELESTAI, que significa ESTÁ PAGO. Foi o que Jesus fez por nós na Cruz, e Paulo fala bem sobre isso em Colossenses
Colossenses 2.13 RA
E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;
Colossenses 2.14 RA
tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;
Estávamos mortos em nossos delitos, mas Jesus riscou a cédula, e na cruz Ele clamou TETELESTAI, dando vitória a todo o que Nele crê. Não se esqueça que Ele perdoa nossos pecados, e sem isso não teríamos vida. Outro benefício que nossa alma não pode esquecer é
2 - A CURA QUE VEM DO PAI
Salmo 103.3 RA
Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades;
A vitória na Cruz, o perdão concedido nos traz cura espiritual, mas precisamos lembrar que a cura do corpo é necessária e vem do Pai. Quem tem a alma curada pelo perdão, reconhece também a intervenção divina nas doenças físicas. Ele intervém ordinariamente, agindo através das medicações, dos médicos, das ciências com seus avanços em todas as áreas, e intervém extraordinariamente com apenas uma palavra de Sua boca. Ordinária ou extraordinariamente, a cura vem do Deus que tudo pode, e nós não podemos esquecer que o Jeová Rafá está ativo em nosso meio. Bendize minha alma ao Senhor, pois Ele é quem sara todas as enfermidades. ILUSTRAÇÃO SANTINHO. Outro benefício que nossa alma não pode esquecer é
3 - O LIVRAMENTO QUE VEM DO PAI
Salmo 103.4 NTLHE
ele me salva da morte e me abençoa com amor e bondade.
A morte é a única certeza ao nascermos, porém, nesses últimos anos, ela tem sido mais certa que nunca. Ela tem se avizinhado de nós, e procurado ser uma vizinha bastante constante em nossas casas. Depois de quase 20 anos eu reencontrei a coordenadora do ECC. Ela me expôs a dificuldade na retomada dos trabalhos depois da COVID, pois várias pessoas de frente nas diversas equipes haviam morrido. Entre 15 e 18 meses várias vidas foram ceifadas. Assim aconteceu em toda sociedade, fazendo nossos dias mais tristes, cinzentos, duros, sem graça. Mas, você percebeu algo? Em meio a mortes por todos os lados, seja por COVID, acidentes, tumores, infartos, suicídios, você foi poupado. Foi salvo da morte. O livramento do Pai te alcançou. Bendize ao Senhor, pois ELE É QUEM TE SALVA DA MORTE.
ILUSTRAÇÃO JUNINHO Outro benefício que nossa alma não pode esquecer é
4 - A GRAÇA E A MISERICÓRDIA QUE VEM DO PAI
Salmo 103.4 RA
quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia;
Nosso Deus é Aquele que nos concede graça e misericórdia todos os dias de nossa vida. Como isso se aplica? Temos perdão, cura, livramento, benefícios divinos mesmo não merecendo nada disso: isso é graça. Somos protegidos do mal que merecemos: isso é misericórdia. Deus nos coroa, concede, graça e misericórdia. Bendito seja o Nome do nosso Deus.
A maior manifestação da graça e misericórdia do Pai ao homem é Jesus Cristo, o melhor de Deus para nós. Jesus Cristo veio e se envolveu com nossa miséria, sendo o presente maior de Deus para nós, mesmo não sendo nós merecedores Dele. Isso é graça. Jesus nos livrou da morte que nós merecíamos. Isso é eterna misericórdia. Jesus Cristo é o presente maior para todo aquele que crê.
Bendize minha alma ao Senhor, pois Ele é quem nos coroa de graça e misericórdia, e a maior representação disso está em Jesus.
Sabendo da importância de bendizer ao Senhor, e dando fortes razões para sua alma bendizer a Deus, como os benefícios divinos, o perdão, a cura, o livramento, a graça e misericórdia, o Salmista passa a mostrar as ações de Deus em toda a terra e Sua misericórdia estendida especialmente no coração dos que o temem.
Salmo 103.11 RA
Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.
Salmo 103.17 RA
Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos,
No fim do Salmo, Davi dá a ordem de bendizer ao Senhor a toda a criação, e reforça a ordem ao seu coração.
Salmo 103.22 RA
Bendizei ao Senhor, vós, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio. Bendize, ó minha alma, ao Senhor.
O mundo precisa saber que deve bendizer ao Senhor e se entregar ao Senhor. Devemos anunciar isso ao mundo, proclamando “bendizei ao Senhor todas as Suas obras em todos os lugares do Seu domínio”. Bendito seja o Nome de Jesus Cristo, o maior benefício de Deus para nós. Ele é o perdão, a cura, o livramento, a graça e a misericórdia. Bendito seja nosso Senhor!
Related Media
See more
Related Sermons
See more