Louco Amor - pregado em pibsaj 05/01/2022
Sermon • Submitted
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Eu gosto de assistir filmes. E para um filme ser bom normalmente os roteiristas utilizam uma coisa chamada arquétipo.
“Arquétipo é um conceito da psicologia utilizado para representar padrões de comportamento associados a um personagem ou papel social.”
Arquétipo de um cachorro = melhor amigo do homem.
Arquétipo de hitler = ditador, governante, genocida.
Em filmes de hérois, o arquétipo que sempre esperamos de hérois é que ele se sacrifiquem, deêm a vida salvando as pessoas boas e derrotando o mau ou vilão. Se você analisar, os melhores filmes de hérois que temos é sempre isso que acontece.
Mas no evangelho acontece algo que nós não vemos nos filmes e nem em quaqluer outro lugar. O que acontece no evangelho é tão louco que chega até não fazer sentido a nossa capacidade humana.
Vejamos alguns exemplos...
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
1° Exemplo: Moisés
1° Exemplo: Moisés
“No dia seguinte, disse Moisés ao povo: Vós cometestes grande pecado; agora, porém, subirei ao Senhor e, porventura, farei propiciação pelo vosso pecado. Tornou Moisés ao Senhor e disse: Ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste.” (Êxodo 32.30–32, RA)
Contexto
Contexto
Moisés, que liderava o povo de Israel no deserto rumo a Canaã, tinha subido o monte Sinai para receber instruções do Senhor de como deveria ser feito o tabernáculo, o que deveria conter dentro dele e o modo que o povo deveria adorá-lo.
Moisés ficou quarenta dias seguidos no alto do monte, sem comer e beber, recebendo as instruções, até que o povo começou a pecar lá embaixo e Deus manda Moisés descer porque ele ficou irado e iria matar todo o povo.
O povo de Israel era mau e não amavam a Deus de coração.
O povo de Israel era mau e não amavam a Deus de coração.
O povo de Israel demonstra um coração ímpio. Desejavam benefícios: libertação da escravidão, sustento...mas não desejavam a Deus, e isso foi revelado na sua primeira provação.
Estevão em Atos 7.39 diz que o povo de Israel em seu coração voltaram para o Egito.
Ler V.25-29 Uma anistia havia sido oferecida a todos pelas palavras: “Quem está do lado do Senhor?” E mesmo assim eles se rebelevam e se endureciam contra Deus
O sentimento de Cristo em Moisés
O sentimento de Cristo em Moisés
V. 30-32 Moisés tem uma reação surpreendente diante de Deus. Ele, que era um homem de Deus e tinha uma vida totalmente dedicada a Deus, estava disposto a ir pro inferno para que os israelitas que eram pecadores, idólatras e resistiam a Deus fossem perdoados dos seus pecados.
2° Exemplo: Paulo
2° Exemplo: Paulo
“Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência: tenho grande tristeza e incessante dor no coração; porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.” (Romanos 9.1–3, RA)
Contexto
Contexto
Enquanto Paulo falava sobre o amor e adoção de Deus aos crentes como filhos e como era certo a salvação dos crentes pela fé, ele, talvez se comovendo pelo que dizia, começa a falar da tristeza que ele tem porque a maior parte dos judeus não seriam salvos porque não creêm em Jesus para salvação e sim em suas obras
O sentimento de Cristo em Paulo
O sentimento de Cristo em Paulo
Paulo tem uma reação surpreendente diante de Deus. Ele, que era um homem de Deus e tinha uma vida totalmente dedicada a Deus, estava disposto a ir pro inferno para que os judeus que eram pecadores, orgulhosos e resistiam a Jesus fossem perdoados dos seus pecados.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
O amor de Jesus
O amor de Jesus
“Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5.6–8, RA)
(recapitular a introdução e concluir o sermão com a ilustração)
Acontece que já é algo extraordinário alguém dar a sua própria vida para salvar alguém que é bom. Já consideramos heroísmo e admiramos isso. Mas, como Paulo diz, Deus mostra que seu amor excede toda a expectativa humana quando o herói, Jesus, morre não pela pessoa boa, mas pelo vilão, que somos nós, onde nós só faziamos coisas erradas, ofendiamos e nos rebelávamos contra Deus.
Essa, de fato, é a maior história de herói que existe, uma história que o ser humano nunca poderia ter imaginado.
Aplicação: Nós, evangélicos, fazemos parte da religião do amor. Então a pergunta é, você ama? Pois:
“Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” (1João 4.8, RA)
“Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (1João 4.20, RA)
Aplicação: “Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam;” (Lucas 6.27, RA)
Os israelitas no deserto eram inimigos de Deus. os Judeus eram inimigos de Deus. Toda a humanidade era inimiga de Deus. E mesmo assim Cristo morreu por nós e Moisés e Paulo estavam dispostos a fazer o mesmo.
Você tem amado seus inimigos? Tem orado por eles? Estaria disposto a dar a sua vida até por aqueles que mais te odeiam? Jesus quer isso de nós.
Aplicação: No filme do evangelho, o héroi é Jesus e os vilões que merecem ser mortos somos nós. Mas o héroi deu sua própria vida pelo vilão. Sendo salvos por aquele que é perfeito como agora continuaremos a viver uma vida de vilão? Devemos nos arrepender...
Você já crê em Jesus como seu salvador e senhor? Se você não é um cristão ainda, já não resta mais sacrificio por você, o que resta é condenação e destruição em sua própria maldade
Que imitemos a Cristo!
“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (1Coríntios 11.1, RA)