EBD PIBSAJ Gratidão a Deus pela igreja (08/01/2022)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 36 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

1. A igreja que Paulo saúda (1Co 1.2-3)

“...aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos...”

A igreja é chamada para a santidade. A santificação tem dois aspectos importantes: Santificação Posicional e Santificação Processual
Santificação Posicional: “...aos santificados em Cristo Jesus...
“Toda pessoa que crê em Jesus é santa. Essa é a santificação posicional. A teologia católica diz que uma pessoa santa é aquela que depois de morta é canonizada. Não é isso o que a Bíblia nos ensina. A canonização eclesiástica não tem poder de fazer uma pessoa santa. Ser santo é estar em Cristo. Esta é a santificação posicional. É um ato e não um processo. Você está em Cristo, e foi separado para Deus, para sempre...”
Santificação Processual: “...chamados para ser santos…
“Parece contraditório, pois se já é santo, então por que ser chamado para ser santo? É que a primeira santificação é posicional e a segunda é processual. Quem está em Cristo é chamado para andar com Cristo. Quem está em Cristo precisa ser transformado contínua e progressivamente à imagem de Cristo. Essa é a santificação processual. Essa santificação é progressiva e só terminará com a glorificação.”
Aplicação: Você vive a vida cristã lutando com seus pecados para ser santo ou você já se reconhece santo e por isso luta contra os seus pecados?
A 1° opção = legalismo. A 2° opção = graça

“...com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso...”

Igreja Local X Igreja universal
Nosso grupo, denominação ou igreja local não são os únicos salvos ou que herdarão o céu.
A igreja de Deus é composta por todos aqueles que invocam o nome do Senhor em todo lugar e em todo tempo.
Jesus não é propriedade exclusiva de nenhuma igreja local. A igreja de Deus é universal (não a igreja Universal, ali nem igreja de verdade é), no sentido global da palavra.
Aplicação: O autor dessa revista de EBD é da denominação evangélica congregacional (ótima) e tem nos abençoado. A igreja presbiteriana daqui de SAJ (ótima) já reuniu seus jovens com os nossos. As nossas igrejas batistas cooperam entre si...
Aplicação: Como reconhecer que uma igreja local é uma igreja verdadeira, e, por isso, é nossa irmã na igreja universal? Resposta: Se ela prega o verdadeiro evangelho e assume as doutrinas teológicas cristãs fundamentais.

2. A dádiva da sua graça (1Co 1.4-7)

V.6 Melhor tradução no original: “porque o testemunho de Cristo foi confirmado em vocês”
Ou seja, “o testemunho a respeito de Cristo (ou sobre) Cristo” (através dos apóstolos)
Em geral, é sobre o modo como Deus confirmou (pela fé) o testemunho de Cristo (evangelho) no coração dos coríntios por meio do Espírito Santo.
Aplicação: “A igreja de Corinto era uma igreja rica na palavra, no conhecimento e na capacitação dos dons. Tinha todos os recursos para realizar a obra de Deus. Tudo isso deveria motivar a igreja a uma vida de santidade.”
Isso nos mostra que uma igreja ter muito conhecimento/teologia, falar muito de Jesus e se manifestar muito espiritualmente ou nos dons não necessariamente é uma igreja que agrada a Deus. A igreja de Éfeso, em Ap 2 é mais um exemplo disso.

A igreja que agrada a Deus é aquela que acima de tudo é cheia de amor e santidade

3. O sustento pela fidelidade de Deus (1Co 1.8-9)

“...o qual também vos confirmará até ao fim...” = Perseverança dos santos

Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1.6, RA)

“...Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor...” = Segurança e certeza da salvação

Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.” (João 10.28, RA)
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8.35–39, RA)

CONCLUSÃO

Aplicação: Você tem agradecido a Deus pela sua igreja mesmo ela sendo cheia de pessoas falhas? A igreja de Corinto era talvez a mais problemática do NT e mesmo assim o Ap. Paulo agradeceu a Deus por ela.
Aplicação: Você costuma olhar mais os defeitos ou as qualidades das pessoas? Você costuma perceber e valorizar as transformações, mesmo que pequenas, que Deus tem feito no caráter dos cristãos que você conhece?
Nesse estudo percebemos que Deus valoriza e ama até as igrejas mais problemáticas. A igreja de corinto está no NT para nós não cometermos os erros deles, mas também para nos mostrar que Deus nos ama e não desiste de nós mesmo quando somos tão falhos.
Sempre dou graças a [meu] Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus;” (1Coríntios 1.4, RA)
Créditos do estudo: Comentário Hernandes Dias Lopes 1Coríntios
Related Media
See more
Related Sermons
See more