Sem título Sermão (2)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
CAPACITADOS POR OBEDIENCIA A DEUS - 2Pedro 1.3,4
Cristianismo não aquilo que fazemos para Deus, mas é aquilo que Deus fez por nós por meio de Cristo
Introdução:
Proposição: É por causa do que Jesus cristo fez em nós e por nós que nos capacita pra uma vida de piedade
1. Poder que capacita
a. Vida: Èle quer dizer que a vida cristã parte da nossa justificação em Cristo, ou seja, da nossa conversão e para todo sempre, da nossa glorificação.
Nas Escrituras, a vida significa mais que existir na terra; também significa o relacionamento do homem com Deus. O homem tem à vida espiritual quando passa a confiar em Jesus Cristo. A partir do momento que Deus nos chama para sermos filhos adotados por Ele, Deus nos capacita para a nova vida que se iniciou. Quando cremos em Cristo como nosso Senhor e Salvador, passamos a ter uma nova vida, e é para esta que Deus nos capacita com tudo que necessitamos. O Espirito Santo habita na gente nos selando, informando que somos justos perante Deus, concedendo-nos a honra de ter um relacionamento correto com Deus. E é isso que quer dizer piedade, é uma vida devota a Deus
b. Piedade: é um relacionamento correto com Deus. A adoração correta a Deus. a ter um comportamento justo perante ao Senhor. Deus nos salvou do pecado. Deus nos concede tudo para uma vida de piedade, de reverencia a Ele. Não nos falta nada para que a nossa vida seja de acordo com a vontade de Deus, não nos falta nada para que vivamos para a honra e gloria Dele. Ele quer que tenhamos vidas em harmonia com a Palavra Dele. Isso não é um ideal distante, Pedro nos fala que uma nova vida e a piedade é realidade e deve ser realidade para o Cristão.
c. A questão toda é analisarmos nosso coração a luz deste verso e vermos que não nos falta o necessário, mas nos falta disposição de lançar mão do que já nos foi dado. Devemos ser sinceros e dizer que não queremos, e não que não podemos. Nos falta disposição para a obediência, mas não nos falta o necessário para a submissão. Até porque temos o mal costume em colocar a culpa em circunstancias, em dificuldades, seja lá o que for, pros nossos pecados, pros nossos vícios. Devemos dizer na verdade que não quisemos, não lancei mão do que Deus me deu, porque não nos falta nada, para vida e para a piedade. A ideia de divino poder e nos deu, enfatizam mais que Ele nos da o necessário do que nós alcançarmos o que precisamos. Ele já nos deu tudo. E ele nos dá tudo por meio
2. Apropriação
a. Vem pelo conhecimento de Deus para a sua própria gloria e virtude
- Gnosis: Conhecimento do saber, intelectual, é necessário, é necessário saber que é Jesus cristo, saber que Ele é eterno, saber que ele se encarnou, saber que ele nasceu da virgem maria, preciso saber que ele viveu uma vida sem pecado e que que ele fez os milagres de Deus, ele pregou a Palavra de Deus, preciso saber que ele morreu no calvário, que ele ressuscitou dentre os mortos, voltou pro céu, Ele derramou o espirito Santo, Ele e o cabeça da igreja, Ele é o único salvador, único Senhor, único mediador, Preciso saber que ele vai voltar em Gloria. Isso tudo é conhecimento intelectual
-A palavra que Pedro usa para Pleno conhecimento, não é Gnosis é
-Epgnosis: é uma preposição sobre, então quando Pedro fala desse conhecimento, não está falando de um conhecimento intelectual, mas de um conhecimento relacional.
Eu posso ser uma pessoal inteligente, um teólogo, e isso não passar da cabeça, do cérebro. Então é necessário que tenhamos um conhecimento não somente das verdades do cristianismo, mas um relacionamento pessoal com Deus, com Jesus Cristo. Na medida em que conhecemos Cristo, e nos relacionamos com Ele, na medida em que somos moldados na imagem de Cristo, essas coisas doadas vão se tornando cada vez mais evidentes. Mas essas coisas doadas não se restringem as ações, mas sim em conformação, pois na medida que nos conformamos com Cristo e somos moldados pelo pleno conhecimento dele e de sua obra em nosso favor, é que essas muitas coisas são evidentes, evidenciadas. Podemos percebê-las a medida que me relaciono cada vez mais estritamente com Jesus e sendo moldados a sua semelhança.
A conformação a imagem de Cristo, não é um estado final, quando finalmente estaremos parecidos com Cristo. Mas sim, um processo progressivo, constante, a cada dia. A total conformação imagem de Cristo, só terá na glorificação. A medida que minha vida cristã é desenvolvida é necessário que evidencia quem eu sou em Jesus, é a externalização. Ele nos chamou pra essa vida de conformação pra sua própria gloria e virtude.
3. Finalidade
a. Participantes da natureza divina
b. Fugir da corrupção causada pela cobiça
Sem a dotação divina nunca o conheceremos, e se nunc o conhecermos, nunca evidenciaremos
Related Media
See more
Related Sermons
See more