O PODER DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 26 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

A morte de Jesus na Cruz é o ponto máximo das Escrituras. É o apce, o ponto mais alto, resultado daquilo tudo que foi profetizado, foi a revelação dos simbolos. Para nós, os cristãos, sabemos que sem a Cruz não existe cristianismo, pois na cruz, Ele paga por nossos pecados, nos compra, nos faz filhos de Deus e garante nossa salvação.
Porem, sem a ressurreição, sua morte não tinha valor algum, as profecias não teriam valor e realmente Ele seria um embusteiro. Ele seria um pecador pior que Davi, Salomão, Elias, Abraaão, Isaque, Jacó e José, pois Ele disse que era O FIlho de Deus e O Salvador do mundo. Ele disse que morreria e ressucitaria ao terceiro dia e se Ele não ressucitasse teria duas implicações:
Ele era somente um mentiroso e mentiroso não é filho de Deus. O túmulo teria cerrado esta espectativa.
Mas o mais importante e principal era que se Ele não fosse O Filho de Deus, Ele era mais um pecador e não poderia vencer a morte e teria morrido não por nossos pecaodos, mas pelos pecados dEle. Ele não seria impecável para se tornar pecador em nosso lugar e não teria perfeição para nos revestir dela e sem esta perfeição jamais subiriamos aos céus.
Mas Rm 4.25 diz que Ele ressucitou para a nossa justificação. Ou seja, a certeza que temos que nossos pecados foram perdoados não é simplismente porque Ele morreu, mas porque Ele ressucitou, pois a ressurreição comprava que a morte dEle não foi pelos pecados dEle, mas pelos meus e que sua ressurreição testificam que eles foram anulados e eu perdoado.
Porem, a ressurreição de Cristo não causam somente este efeito em nossas vidas, o perdão, um efeito passado, causam tbm um efeito presente e futuro.
O efeito futuro ja esta claro, é a nossa morada no céu, mas não podemos nos esquecer que tbm causa um efeito presente.

1Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

2Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;

Ou seja, quando Cristo ressucita, nós estavamos nEle, e esse poder opera em nós, ressucitando nós tbm para a vida espiritual. O homem espiritual que morre no éden por causa do pecado, renasce em Cristo com o mesmo poder da ressucrreição de Cristo. Esse poder da ressurreição, esse novo nascimento nos leva a uma vida diferente nos dando motivação (buscai - volição), mudando nosso interesses (as coisas do alto - emoção), dominando nossa vida (pensai - intelecto).
Por isso te pergunto: Sua vida mudou internamente, no campo da vontade, pensamento, interesses que refletem na pratica após sua conversão? ou sua conversão foi para que você rebecesse poder de buscar as coisas da terra e de teus interesses com mais poder? (porque estas tem sido as conversões de hoje). vem para a igreja e vc consegue tudo.
A verdadeira conversão muda sua direção, a falsa, te da mais motivos para continuar na mesma direção.
A verdadeira faz com que sua mente seja dominada por Cristo, a falsa, visa dominar a mente de Cristo para seus proprios propósitos.
Você realmente ja experimentou o poder da ressurreição? veja o que Paulo diz:

10para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte;

11para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

Para vc alcançar a ressurreição dentre os mortos, precisa receber o poder sa ressurreição em vida, vc ja ressucitou com Cristo? onde esta a prova? que cristianismo vc vive?
Vejamos este poder na vida das duas Marias.
Em primeiro Lugar, quero mostrar o poder de Cristo na vida das pessoas antes de sua ressurreição.

1No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

1. O DESEJO DE IR AO CULTO
Que desejo de cultuar é esse?
Elas não estavam indo para ver Jesus curar ou ensinar, estavam indo para ver um morto, para embalsamar o corpo, honrar a Cristo, honrar um morto. Reverenciar a Cristo, mas um Cristo morto.
Muito crentes hoje em dia não se preocupam em ir ve-lô vivo muito menos reverencia-lo.
Dizem ter um Cristo vivo, mas não desejam adora-lo como essas Marias.
Como devemos adorá-lo? Em cada segundo de nossa vida no meio das pessoas e nas reuniões na igreja.
Veja a vontade de Cristo para com o seu povo, veja como Ele gosta de se apresentar: vc 10 - Cristo nos ensina que aqueles que ressucitaram com Ele devem se reunir para adorá-lo e experimentar o poder da ressurreição.
Estamos em guerra para manter a comunhão da igreja, o compromisso de cada um com a igreja, para manter as reuniões cheias e presenciais, para que vc não seja crente Tomé. crente de pouca fé. Tomé não estava reunido quando Cristo se manifestou e depois ficou duvidando. Crente que não vem a reunião da igreja vive uma fé fraca. ou estou errado? por onde vem a fé? pelo ouvir da Palavra. onde vc aprende na bíblia que na hora do culto podemos fazr o nosso sozinho, sem ir na igreja?
Elas foram adorar um morto e o viram vivo. Muitos crentes dizem adorar um deus vivo, mas vivem como se Ele estivesse morto, pois não dão importância na reunião que Ele esta.
Vão adorar a um Jesus vivo mas retornam como se Ele estivesse morto. saem pior que entraram, porque? porque falta devoção, singularidade (o alvo é somente Ele), entrega (vem desprovido), se parecem com os guardas. tem crente que parece que esta apenas guardando a igreja, cumprindo tabela, serviço.
Mas não são poucos que vão ao culto como as Marias, como se tivesse um Deus morto, mas saem de lá impactados com o poder do Cristo vivo!!! (como vc quer sari daqui hoje? impactado com o poder da ressurreição?? ou morto como os guardas?)
2. CULTO É PARA SE OFERECER
O evangelista Lucas disse que elas foram e levavam aromas que haviam preparado.
Este é o culto verdadeiro, ofertar do que ja tem preparado.
Culto não se vem vazio e nem para se receber, mas para oferecer. Só vem para receber quem não tem nada, os impios famintos, mas os salvos oferecem.
Os salvos não sao espectadores, mas protagonistas, trazem algo preparado de casa, pronto para agradar a Jesus.
Estes são aqueles que verão o sepulcro aberto. Que terão a experiencia da ressurreição. Que serão tocados por Ele e terão suas vidas mudadas.
Verdadeiros são aqueles que não vão até Jesus para receber algo, mas oferecer. Estes serão surpreendidos por Ele.
Qual a diferença entre aquele que vem oferecer e o que vem receber.
Receber: espectador, não adora, só observa, fica em posição de espera e no final fica fazendo avaliações. igual aos guardas. ficaram inercios, como mortos e no final ficaram indiferentes com tudo que aconteceu.
Oferecer: fica de pé, de joelhos, abre a boca, levanta as mãos, gesticula, da glória até sem vontade, porque Ele merece. Ou seja, faz um culto e não apenas participa do culto e no final sai como as mulheres: com coração cheio de temor e alegria, correndo para contar para todo mundo.
Vc adora ou vem ver adoração?
Elas nem sabiam que Jesus ja havia ressucitado, mas ja era o poder de Cristo operando nelas. Hoje em dia, os crentes que dizem adorar um Cristo vivo perdem para as mulheres que foram foram adorar um Deus morto.
MAS SÃO 3 OS EFEITOS DA RESSURREIÇÃO NA VIDA DO VERDADEIRO CRENTE!
MEDO, ALEGRIA E ANUNCIO
Teste hoje, se vc é um salvo ou não.
Perceba que os soldados representam os impios, os não salvos.
Eles não tinham temor, mentiram por dinheiro que o corpo foi roubado.
Eles não puderam ver Jesus, cairam como mortos. Os impios não podem sentir o que sentimos, pois são mortos espirituais.
Por isso, aqueles que não tem temor, negam Jesus por qualquer motivo e não sentem temor ou alegria e não anunciam boas novas, somente mentiras, não nasceram de novo.
3. Mas o verdadeiro salvo sente MEDO, TEMOR.

7O temor do SENHOR é o princípio do saber,

Esse texto esta dizendo: aquele que verdadeiramente conhece a Deus, tem temor. Quando vc ve um crente sem temor, é porque Ele nunca conheceu a Deus.
Ao homem espiritual lhe é aberto os olhos espirituais e este consegue entender o poder de Deus, a grandeza de Deus e isso lhe causa pavor, medo, temor ao ponto que de tudo na vida, seu maior medo não é a morte, mas o proprio Deus. Um medo não apavorante, mas de temor que resulta em alegria.
Nos dias de hoje, muitos ja perderam o temor de Deus. Vivem como se Deus não existissem. pecam deliberadamente. tomam ceia como se estivessem na ceia de natal. contam piadas sujas, falam palavrões, mentem e na igreja imaginam estar em um teatro. assistem o que bem entendem, falam o que querem, olham para qualquer coisa, escutam tbm e caminham em lugares detestaveis por Deus. Por fim, fazem a obra de Deus de qualquer maneira:

10Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue!

O temor tem se perdido no meio do povo de Deus!
4. O VERDADEIRO SALVO SENTE MUITA ALEGRIA
Alegria não é sinal de extravagancia, chocarrices. Alegria é fruto do ES (Gl 5.22).
Alegria era notório na igreja de Jerusalém, ao ponto de impactar a cidade.
Essa alegria não se encontra em lugar nem um do mundo, por isso não acredito em alguem que experimentou essa verdadeira alegria, que não é sentida apenas em um culto pentecostal, mas que domina o homem ao meditar em Deus, ter comunhão com Ele em qualquer lugar, possa voltar e viver outra vez no pecado se divertindo naturalmente com alegrias mundanas. Este, nunca experimentou a verdadeira alegria do Reino:

17Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

Porem, as vezes entro em crise, nos dias de culto, quando não percebo os crentes desejando estar na igreja e desfrutar desta alegria como disse o salmistas:

1Alegrei-me quando me disseram:

Vamos à Casa do SENHOR.

igreja vazia é sinal de falsa conversão. não existe alegria maior que o povo se reunir para adorar ao Senhor!!
ninguem me convece o contrario, ou os salvos estão em uma profunda depressão espiritual ou não são convertidos verdadeiramente, pois somente um salvo sabe a alegria que é de estar em um culto, reunidos com os irmãos!!
As primeiras palavras de Jesus após a ressurreição foram: vamos se reunir na galiléia.
3. A RESSURREIÇÃO GERA UM PODER DINÂMICO E INCONTROLÁVEL NA ANUNCIAÇÃO DO EV.
Todo verdadeiro salvo é um verdadeiro evangelista.
por isso, aquele que não evangeliza precisa ser novamente evangelizado.
elas não se demoraram, o texto diz que elas sairam correndo. porque? por causa da grande novidade, alegria.
vc não tem essa alegria? não foi impactado por esta novidade? a salvação e sua mensagem não lhe causa um efeito como este?
Cristo ressucitou, Ele esta vivo, Ele voltará e essa é a melhor mensagem que o mundo possa ouvir, corramos, lutemos, entreguemos nossas vidas e anunciamos ao mundo estas verdades.
A melhor notícia não é a cura do cancer, a cura da covid, a cura da aids, mas um lugar onde não haverá cancer, covid, aids, guerra, fome, pestes...
Para elas era para avisar somente aos discípulos, mas depois Jesus disse:

18Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.

19Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Em suma: a motivação das Marias para cultuar um Cristo morto as vezes é maior dos que cultuam um Deus vivo.
Aaqueles que foram verdadeiramente impactados com a ressurreição de Cristo tem um santo temor, uma grande alegria e anunciam ao mundo estas verdades.
os verdadeiros salvos vivem uma vida santa em temor, uma vida alegre em comunhão e uma missão de evangelização mundial.
O que vc esta fazendo? vc tem certeza da sua salvação?
vc assite estas verdades em vc? ou vc não sente temor de Deus, pecar ou não, não faz diferença? quando eu falo desta alegria vc pensa nunca ter sentido. e vc não sente vontade de anunciar a ninguem estas verdaeds. então vc precisa confessa Cristo nesta noite.
Vc vai continuar faltando culto? EBD?
Vc buscará mais temor? Desejará mais alegira do Espírito? E quanto a Eangelização?
Sabe do que precisamos? Do poder da ressurreição.

8Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo

9e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé;

10para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte;

11para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.