Autoridade e Submissão parte 2 / Efésios 6.1-9.
Sermon • Submitted
0 ratings
· 20 viewsNotes
Transcript
Introdução -
Introdução -
Uma das coisas que precisamos entender nesse tema, é sempre olhar para o contexto. A vida cheia do Espírito Santo deve gerar adoração, comunhão, gratidão e submissão. Ao dizer “sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.” - Paulo está levantando um tema importantíssimo, no que diz respeito a relacionamentos humanos: autoridade e submissão. Os que estão em Cristo, e, portanto, afirmam ser seus discipulos precisam seguir os parâmetros bíblicos e não do mundo. A partir do versíulo 22 até 6.9 a carta aos efésios estabelece padrões para os relacionamentos entre marido e mulher, pais e filhos, servos e senhores. Volto a repetir - “a base para autoridade e submissão está ligada a uma vida plena (cheia) do Espírito Santo v.5.18 e consequentemente a sujeição por temor a Cristo v.5.21. o apóstolo explica que as responsabilidades são tanto para os que estão em papel de submissão como aqueles que estão em papel de autoridade.
Baseado nisso, vamos refletir sobre os padrões de relacionamentos entre pais e filhos; servos e senhores.
Pais e filhos sob o padrão de Deus v.1-4
Pais e filhos sob o padrão de Deus v.1-4
Ao dizer para os filhos obedecerem aos pais, o apóstolo destaca duas verdades. A primeira é que devem obedecer “no Senhor”, e isso significa que a obediência aos pais faz parte dos deveres dos filhos que têm Cristo como Senhor de sua vida. v.1
A segunda verdade é que obedecer aos pais é algo “justo” (Ef 6.1). Stott comentou sobre a “justiça natural”, que é aquela “lei natural que Deus escreveu em todos os corações humanos”. Todas as sociedades e todas as culturas tratam a obediência dos filhos aos pais como algo “justo”, isto é, algo que devido. Todo filho deve obediência aos Pais.
Outro aspecto importante - a obediência não é uma opção, é um mandamento. Em Efésios 6.1-3 Paulo está citando Êxodo 20.12. “Honrar”, no hebraico, significa dar peso, dar importância, valorizar, ter apreço, prestigiar. Olhando para a Lei - primeiro mandamento com promessa = os filhos não devem prestar só obediência aos pais, mas devem amá-los, demonstrar respeito e também cuidado com eles. Pois, é possível obedecer sem honrar! Honrar pai e mãe é honrar a Deus (Lv 19.1-3).
O evangelho nos mostra que obedecer aos pais agrada ao Senhor (Cl 3.20).
Pais - sob o padrão de Deus - v.4
Pais - sob o padrão de Deus - v.4
Temos no texto duas situações :
o que não devem fazer
“não irritem seus filhos” - “não provoqueis vossos filhos à ira” - v.4 // quando os filhos são provocados à ira? algumas sugestões:
a) Quando não estamos presentes no momento em que eles mais precisam de nós.
b) Quando não somos constantes e equilibrados em nossa disciplina.
c) Quando prestigiamos um filho e menosprezamos outro (favoritismo).
d) Quando fazemos exigências absurdas que não levam em conta a inexperiência ou incapacidade dos filhos.
e) Quando não compreendemos o “mundo” que eles enfrentam.
o que eles (pais) devem fazer
“criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor” - v.4b criar no grego - nutrir; alimentar.
Dr Russel Shedd disse em um congresso de Pastores e líderes: o brasil tem um sério problema com criação de filhos:
a) falta de limites - alguns fatores que comprovam a necessidade de limites para a criança. • Aprender a autoproteção. Crianças que não recebem limites não aprendem a se proteger, principalmente de pessoas más e perigosas. • Assumir a responsabilidade pelas próprias necessidades. • Ter noção de controle e de escolha. • Esperar pela recompensa dos objetivos. • Respeitar os limites dos outros.
b) os pais precisam treinar os filhos por meio da disciplina. “[…] na disciplina” (6.4c). A palavra grega paideia, “disciplina”, tem o sentido de treinamento por meio da disciplina. A disciplina se dá por meio de regras e normas, de recompensas e, se necessário, de castigo (Pv 13.24; 22.15; 23.13,14; 19.15
c) levar os filhos a Cristo - II Tm 1.3-6
Servos e Senhores - v.5-9
Servos e Senhores - v.5-9
Obedeçam a seu senhor com temor e tremor, respeitem-no com coração sincero (Ef 6.5). b. Sirvam não apenas quando estiverem sendo observados, mas trabalhem como servos de Cristo, pois assim vocês estarão fazendo a vontade de Deus (Ef 6.6). c. Trabalhem de boa vontade porque, na verdade, vocês estão servindo ao Senhor Jesus, e não a homens (Ef 6.7). O Senhor vai recompensar vocês se servirem ao patrão como se estivessem servindo a Deus (Ef 6.8).
Tratem os servos como gostariam de ser tratados. “De igual modo procedei para com eles”. Que “modo” é esse? É o respeito que Paulo pediu dos servos. Em outras palavras: se vocês esperam respeito, demonstrem respeito.