Experimentando mais da soberania de Deus
Sermon • Submitted
0 ratings
· 12 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Todos nós vivemos ansiando por dias melhores, sobretudo nesse tempo que vivenciamos distanciamento social, luto, medo em relação a doença e incertezas políticas e econômicas. Mas existe um aspecto sobre Deus que é fundamental para entendermos de fato o que significa viver dias melhores, independente da circunstâncias.
Uma das marcas da tradição cristã reformada é a doutrina da soberania de Deus. A soberania de Deus significa que Deus não simplesmente sabe todas as coisas, mas que Ele governa sobre tudo e todos. Deus tem a autoridade, a liberdade, a sabedoria e o poder legítimos para cumprir tudo o que ele pretende que aconteça. E, portanto, tudo o que ele pretende que aconteça, acontece. O que significa: Deus planeja e governa todas as coisas. Compreender a soberania de Deus significa também que o Senhor não só governa, como Ele tem um propósito em todas as coisas.
O salmo 93 faz parte de um conjunto de salmos de louvor que exaltam o reinado, a soberania desse Deus que não somente criou, mas governa todas as coisas. Deus governa sobre o seu povo e sobre toda a criação. A convicção da soberania e do reinado de Deus é o único remédio eficaz para a ansiedade e para todo tipo de desespero. O salmista aqui apresenta três aspectos fundamentais sobre o reinado e a soberania de Deus, e como essa certeza se reflete na nossa vida.
1- O Senhor reina absoluto (v.1 e 2)
1- O Senhor reina absoluto (v.1 e 2)
O que o texto está falando aqui não é que Deus é um deus em meio a muitos deuses, ou até mesmo que Ele é um deus maior ou melhor do que os outros. O salmista aqui está falando que Ele reina absoluto. Não há nenhum outro, na verdade todos os outros são idolos, e que somente o Senhor está entronizado e revestido de glória. Logo, compreender que o Senhor reina absoluto significa que eu não deva me curvar a um ídolo, que eu não posso fazer de algo ou alguém o meu deus. Talvez você me diga que nunca adorou a um deus pagão, e de fato nenhum outro deus pagão é deus, mas um ídolo. Mas, talvez você tenha colocado outra coisa no local aonde só Deus pode estar, e isso ocorre quando você deposita alegria, satisfação, contentamento e segurança em outra coisa senão no Senhor. Você pode fazer isso com o dinheiro, pessoas, ideologias, políticos... Mas o que vemos aqui, é que somente o trono do Senhor jamais será abalado.
Em 90 anos apenas cinco presidentes eleitos pelo voto popular no Brasil concluíram seus mandatos. Quantas pessoas depositaram toda sua esperança de dias melhores em governos que foram abalados e não chegaram ao fim? Quantas pessoas que depositam esperança messiânica na política e não admitem a possibilidade de qualquer falha, pecado, desonestidade do seu político ou ideologia de preferência porque projetam expectativas messiânicas nessa pessoa ou até mesmo sistema.
Países como a Iugoslávia, União Soviética, Alemanha Oriental e Checoslováquia foram no passado nações poderosas e hoje nem existem mais. Empresas simplesmente deixaram de existir por conta de mudanças tecnológicas e sociais, como o caso das locadoras de video e empresas do ramo da fotografia (Blockbuster - Kodak). Quantas pessoas tiraram a própria vida ao perderem sua empresa, outras há algumas décadas atrás fizeram o mesmo quando o presidente do brasil na época confiscou a economia de muitos cidadãos. Não existe nada, nem pessoa, sistema, governo e nação, que por mais poderosa que ela possa ser que seja inabalável como o trono do Senhor.
2- Deus é maior que as circunstâncias (v.3 e 4)
2- Deus é maior que as circunstâncias (v.3 e 4)
O salmista faz uma ilustração sobre o mar revolto, e essa ilustração para um israelita significava uma situação de caos incontrolável. Vivemos dias de completa falta de controle, já estamos caminhando para quatro meses de quarentena, no ano de 2020 passamos mais tempo nessa condição do que fora dela. E quando buscamos informações ficamos ainda mais preocupados, informações contraditórias (uso de máscara - remédios - eficácia do isolamento - pacientes assintomáticos transmitem ou não), que nos levam a concluir que ninguém tem certeza de nada a respeito dessa doença e quando tudo isso vai acabar de fato. Uma doença, um inimigo invisível, que teve o poder de tirar o controle de tudo, mas só á uma pessoa maior do que isso tudo: O Senhor que é maior do que tudo isso. Maior do que essa pandemia e qualquer outra circunstância pior do que essa que possa existir.
Não importa o quão tempestuosas as nações da Terra se tornem, Deus continua assentado no seu trono, e seus propósitos não podem ser frustrados. Não se concentre nas ameaças que estão ao seu redor, mas sim no trono acima de nós.
3- O caráter de Deus não muda (v.5)
3- O caráter de Deus não muda (v.5)
Quando olhamos para o trono acima de nós, vemos também a Palavra de Deus diante de nós, e essa não muda. Esse Deus que nós cremos, não muda de opinião, e como conhecemos a Sua vontade? Através da Sua Palavra. Por isso a importância de não se relativizar aquilo que Deus diz, usar um trecho, um versículo da bíblia para afirmar algo que eu quero e não necessariamente o que Deus disse é gravíssimo. Quantas vezes palavras são extraídas de algo que alguém falou para afirmar outra coisa, como nós reagimos diante disso? Da manipulação de uma informação, ninguém tolera isso, da mesma forma não podemos fazer o mesmo com aquilo que o Senhor falou.
Quantas vezes ficamos decepcionados quando uma promessa que nos foi feita não é cumprida. A sociedade não tolera governantes que são eleitos com um discurso e mudam de opinião e não cumprem o que prometeram. Você confiaria em um Deus assim? Que muda de opinião? Que não cumpre o que promete? Da mesma forma nenhum de nós confiaria em um Deus que é conivente com a injustiça, com o que é errado, mas o nosso Deus é justo. Justiça e retidão fazem parte do seu caráter. Quantas vezes somos tentados a relativizar a Palavra de Deus para se acomodar as variações que de alguma forma o mundo impõe para nós. Mas não existe percentual aceitável de adulteração da Palavra, foi a partir de pequenas concessões que entraram os grandes desvios da história da igreja (entendimento do culto público e muletas para se adaptar a realidade que acabam relativizando o que Deus disse).
Conclusão
Conclusão
O nosso Deus é aquele que promove transformações inacreditáveis, que cuida da vida dos seus filhos desde o início até o fim. O nosso Deus, diferente dos outros deuses, não muda seus decretos, e Ele que é Soberano sobre todas as coisas, cuida de você. Quer saber o quanto Deus se importa com você? Olhe para a cruz e veja o preço que Ele pagou para te salvar e que a partir disso você possa chama-lo não somente de seu Deus, mas também de seu Pai.