O PODER DE UMA FÉ GENUÍNA - MC. 11.20-26
Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Se existe uma palavra difícil de conceituar ou definir, é a palavra fé. O grau de dificuldade aumenta, porque a palavra “fé” não é um termo exclusivamente religioso e teológico.
Louise Berkoff nos traz um conceito popular de “fé” como pouco mais do que mera opinião: Ele diz que a palavra “fé” indica “uma persuasão da verdade que é mais forte que uma simples opinião e, todavia, mais fraca que o conhecimento”. Ex.: as vacinas para o Covid-19.
Kierkegaardi deixou como herança o conceito filosófico de “salto na fé” - a ideia de que a fé uma espécie de salto no escuro. Ex. Você pula de cabeça num abismo sem saber o que irá acontecer.
No entanto, esses e outros conceitos vão na contra-mão daquilo que a Bíblia ensina como um fé genuina. A Bíblia nos ensina que a fé genuina, a única fé que vale a pena (como dizia Francis Schaeffer), que é a fé em Jesus, ela é sobrenatural - nós não a possuimos naturalemte. O apóstolo Paulo nos diz em Ef. 2:8 que a fé é “dom de Deus”. Deus nos capacita a crer nEle para a salvação, então Ele dá a cada crente alguma “medida da fé”(ver Rm. 12:3). Ou seja, Deus capacita Seus filhos a crer Nele, servi-Lo, glorificá-Lo através do poder da fé Nele que Ele nos dá!
Em Hebreus 11 temos a chamada “galeria do heróis da fé” onde o autor ressalta a fé de homens e mulheres do AT que tiveram a certeza de receber o que Deus prometeu antes mesmo de terem recebido (Hb. 11.1,2,39,40).
PROPOSIÇÃO
PROPOSIÇÃO
Essa passagem de hoje, amplia nossa compreensão do que é uma fé genuína, porque ela nos oferece uma perspectiva correta sobre a fé bíblica: objeto da fé, oportunidades da fé e obstáculos para a fé.
I. O OBJETO DA FÉ GENUÍNA (vv. 20-22)
I. O OBJETO DA FÉ GENUÍNA (vv. 20-22)
A- O CONTEXTO (V.20-21)
A- O CONTEXTO (V.20-21)
1. A maldição da figueira: Na segunda-feira de manhã da Semana da Paixão do Senhor, enquanto Jesus seus discípulos caminhavam em direção a Jerusalém, Jesus amaldiçoou uma figueira, 11:12-14. Quando eles passaram no dia seguinte, a figueira estava seca.
2. O espanto dos díscípulos: No vers. 21 Pedro diz ...
B. JESUS USA ESSE EVENTO PARA ENSINAR SOBRE O PODER DA FÉ GENUINA (V. 22)
B. JESUS USA ESSE EVENTO PARA ENSINAR SOBRE O PODER DA FÉ GENUINA (V. 22)
Enquanto os discípulos estão maravilhados com figueira murcha, Jesus simplesmente diz: “Tende fé em Deus ”.
A ênfase desse mandamento é que o povo que o povo de Deus deve ter uma confiança profunda, consistente e contínua em quem Deus é; o que Deus disse e o que Deus fará.
Trata-se de uma comunhão constante de oração com Deus, dependência de Deus e obediência a Deus.
B. Quando Jesus diz “tende fé em Deus ”, Ele está apontando que o objeto de uma fé genuina é o próprio Deus
B. Quando Jesus diz “tende fé em Deus ”, Ele está apontando que o objeto de uma fé genuina é o próprio Deus
1. Nossa fé deve ser focada na pessoa de Deus;
Se você é salvo, Deus é seu Pai. Como seu Pai, Ele se preocupa com cada necessidade em sua vida, (1 Pd. 5:7). Como seu Pai, Ele o convida a trazer suas necessidades, fardos e preocupações a Ele (Fp. 4:6-7; Hb. 4:16). Como seu Pai, Ele deseja abrir os recursos de Seu reino e entregá-los a você (Lc. 12:32).
Não estamos lidando com uma divindade distante e desconectada sem compaixão e cuidado com Seu povo. Deus ama Seus filhos e Ele quer que eles venham a Ele com base na fé simples e infantil. Como uma criança confia em seus pais para todas as necessidades, o filho de Deus pode confiar no Pai Celestial.
2. Nossa fé deve ser focada nas promessas de Deus;
Quando se trata de fé e se aproximar de Deus em oração, o povo de Deus tem algumas promessas muito preciosas.
2.1. Deus nos convida a orar a Ele – Fp. 4:6; Mt. 11:28; 1Pe. 5:7).
2.2. Deus promete nos ouvir quando oramos – Jr. 33:3; Sl. 10:17; 65:2 .
2.3. Deus promete responder às nossas orações – Mt. 7:7-11; Is. 58:9 .
Quando se trata das promessas de Deus, temos a garantia do Senhor de que Ele cumprirá cada uma delas (Rm. 4:21; Hb. 6:18; Nm.23:19). Deus não se afastará de uma única promessa que Ele deu ao Seu povo!
A propósito, você não pode ter fé que Deus fará algo para o qual não há promessa bíblica! A oração e a fé não são um cheque em branco! A oração e a fé são uma oportunidade para o povo de Deus demonstrar sua confiança na Palavra escrita de Deus.
Quando Deus diz algo na Palavra de Deus, podemos ter fé absoluta de que Ele fará o que pedimos. Quando oramos fora da Palavra de Deus, não podemos orar com fé absoluta porque não sabemos qual é a vontade de Deus nesse assunto. A fé é sempre baseada em uma palavra clara do Senhor (Rm. 10:17).
Portanto, embora seja certo orar sobre todos os assuntos de sua vida, é errado esperar que Deus faça tudo o que você deseja que Ele faça. Deus honra a fé, mas a fé genuína e bíblica é sempre baseada na Palavra de Deus! Sempre!
3. Nossa fé deve ser focada no poder de Deus;
Uma coisa é fazer uma promessa; outra coisa é ter o poder de cumprir a promessa. Os filhos de Deus podem ter absoluta confiança no poder de Deus para fazer tudo o que Ele prometeu fazer. Ele tem o poder de fazer qualquer coisa que Lhe pedirmos. Ele tem a capacidade de fazer qualquer coisa que Ele queira fazer. Servimos a um Deus maravilhoso que possui todo o poder no céu e na terra (Mt. 28:18; Ef. 3:20; Jr. 32:17; Jó 42:2; Lc. 1:37; Is. 40:12). Tudo o que estou tentando dizer é que nosso Pai celestial pode fazer qualquer coisa!
4. Nossa fé deve ser focada nos propósitos de Deus;
Quando se trata de fé em Deus, devemos sempre lembrar que Ele tem um plano eterno que está trabalhando para realizar. Ele tem um propósito, e tudo no universo, até mesmo nossos pedidos, estão sujeitos à Sua vontade. Ele não fará nada que esteja fora dos limites de Seu propósito eterno. Ele não fará nada que não faça parte de Seu plano. Ele não fará tudo o que pedimos, só porque pedimos. Ele fará as coisas que Ele deseja fazer, e Ele realizará todas as coisas que Ele desejou fazer (Is. 46:10; Ef. 1:9-11; Pv.19:21).
Muitas pessoas acreditam que podem pedir o que quiserem, e que Deus tem que fazer o que eles querem que Ele faça. Nada poderia estar mais longe da verdade. A oração nunca é sobre obter o que queremos do Céu. A oração é sempre alinhar nossa vontade com a vontade de Deus para que Sua vontade seja feita na terra.
II. AS OPORTUNIDADES DA FÉ GENUÍNA (v. 23-24)
II. AS OPORTUNIDADES DA FÉ GENUÍNA (v. 23-24)
Uma fé genuína nos oferece muitas oportunidades...
A. OPORTUNIDADE DE CRER NO IMPOSSÍVEL (v. 23)
A. OPORTUNIDADE DE CRER NO IMPOSSÍVEL (v. 23)
1. O local em que Jesus e seus discípulos estavam:
Dalí, eles poderiam ver o Monte das Oliveiras e o Mar Morto.
2. Jesus usa uma ilustração muito vívida:
Um conhecido provérbio judeu para ensinar-lhes uma verdade profundamente espiritual. Os judeus comumente falavam em mover uma montanha para se referir a algo que era absolutamente impossível, ou a algo que seria uma longa tarefa.
3. Existem tantas situações em nossas vidas que isso pode ser aplicado:
Por exemplo, há pessoas que parecem tão perdidas que nunca serão salvas. Há necessidades tão grandes que parece que nunca serão atendidas.
Há problemas tão grandes que parece que nunca serão superados.
4. A fé em Deus e nas promessas encontradas em Sua Palavra nos permite crer em Deus nas situações impossíveis da vida:
Eu posso crer em Deus para a salvação de uma pessoa perdida por causa do que Ele disse em Sua Palavra (2 Pd. 3:9; 1 Tm. 2:4). Posso ter fé que Deus suprirá uma necessidade que parece impossível, porque essa é a Sua promessa (Mt. 6:25-34; Fp.4:19). Eu posso ter fé que estou salvo (Rm. 10:13; 10:9). Eu posso ter fé que estou seguro em Jesus (Jo. 6:37; 10:28). Eu posso ter fé em um lugar chamado Céu (Jo.14:1-3). Posso ter fé que Ele nunca me deixará e jamais me abandonará (Hb.13:5).
A lista poderia continuar e continuar. A fé em Deus e em Suas promessas nos permite crer Nele para aquelas coisas que parecem impossíveis para nós!
B. OPORTUNIDADE DE RECEBER O IMPOSSÍVEL (V. 24)
B. OPORTUNIDADE DE RECEBER O IMPOSSÍVEL (V. 24)
1. Jesus disse que, se crêssemos Nele, poderíamos ter o que pedimos:
A fé tem a capacidade notável de nos capacitar a segurar em nossas mãos coisas que ainda não foram vistas (Hb. 11:1).
A fé é a garantia, a certeza de que teremos as coisas que Deus nos prometeu. A fé nos permite guardar em nossos corações coisas que ainda não apareceram.
2. A fé é o firme fundamento das proemssa de Deus (Hb. 11.1):
2.1. A Volta de Cristo – Tito 2:13
2.2. A Ressurreição dos Mortos – 1 Pd. 1:3
2.3. Nossa Glorificação Futura – 1 João 3:2-3
2.4. Que Reinaremos Com Jesus – 2 Tm. 2:12 , “ Se sofrermos, com ele também reinaremos ”; Ap 22:5 , “ eles reinarão para todo o sempre. ”
3. A fé em Deus e em Sua Palavra torna essas promessas futuras em realidades presente:
O céu é real para mim hoje. A ressurreição é real para mim hoje. Minha futura glorificação e mudança eterna são reais para mim hoje. Essas coisas são reais, não porque eu tenha visto ou experimentado alguma delas, mas porque Deus as prometeu a mim e Ele me deu a fé para crer nelas!
III. OS OBSTÁCULOS À FÉ BÍBLICA (v. 23-26)
III. OS OBSTÁCULOS À FÉ BÍBLICA (v. 23-26)
Enquanto Jesus aponta o grande objeto da fé e lembra as oportunidades da fé, Ele também menciona alguns obstáculos à fé. Enquanto a fé em Deus é poderosa e nos permite experimentar o incrível e receber o impossível, essa fé pode ser impedida. Essa passagem menciona pelo menos três obstáculos à oração:
A. INCREDULIDADE (V. 23)
A. INCREDULIDADE (V. 23)
1. “ e não duvidar em seu coração ”– A dúvida é mortal para a oração eficaz. A palavra “dúvida” significa “estar dividido no pensamento; hesitar; recuar”.
2. Quando oramos com um coração de dúvida, estamos nos afastando da Palavra de Deus:
Estamos dizendo: “Sei o que Deus disse, mas não acredito nisso”. A dúvida põe em questão o caráter e a capacidade de Deus. A dúvida diz: “Deus pode ter prometido, mas não acredito que Ele possa ou vá fazer isso”. A oração do incrédulo não será respondida (Tg. 1:6-7).
B. EGOÍSMO (V. 23-24)
B. EGOÍSMO (V. 23-24)
1. “Tudo o que pedirdes” – não é um cheque em branco: para você pedir o que quiser:
A Bíblia jamais se contradiz!
2. As respostas à oração vêm quando oramos de acordo com a vontade de Deus (1Jo.5:14-15).
A oração deve ser sempre baseada no que Ele quer e não no que nós queremos (Jo. 14:13-14).
3. Usar “o noem de Jesus” n´ão é uma fórmula mágica;
Usar o nome de Jesus é orar pelas coisas pelas quais o próprio Jesus oraria. É orar para que Seus propósitos e vontade sejam cumpridos, e não por nossas próprias razões egoístas. É pedir a Deus com base na justiça de Cristo e não na nossa. É orar somente por Sua glória (Mt. 6:9-10).
4. Deus alguma vez responde às orações de Seus filhos quando eles pedem coisas que Ele não prometeu explicitamente?
Creio que sim! Mas, não temos o direito de exigir nada Dele; devemos sempre condicionar nossas orações de acordo com a Sua vontade!
C. FALTA DE PERDÃO (V. 25-26)
C. FALTA DE PERDÃO (V. 25-26)
1. Jesus ordena que Seus discípulos perdoem aqueles que os ofenderam:
Aparentemente, fé não parece ter nada a ver com falta de perdão.
Mas acredito que tem muito a ver.
Assim como a fé nos conecta a Deus e permite que nossas orações sejam cumpridas, a falta de perdão permanece como uma barreira entre nós e o Senhor.
Um espírito implacável nos coloca em desacordo com o Senhor. Ele nos perdoou de todos os pecados e espera que perdoemos os outros de seus pecados contra nós (Ef. 4:32 “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.”
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Uam fé genuína é uma arma poderosa. As montanhas cedem ao seu poder. Pecado, Satanás e tristeza, todos devem se curvar diante de sua autoridade. A fé está entre as maiores dádivas de Deus para Seus filhos.
À luz do que ouvimos hoje, como está sua fé?
Você está andando por fé, vendo o invisível, crendo nas promessas de Deus? Você está esperando que Ele mova grandes montanhas em sua vida? Você está buscando Sua vontade para cada situação que enfrenta? Se isso descreve você, continue orando, continue confiando; em Seu tempo, Deus fará isso acontecer em sua vida!
Se a sua fé não é uma fé operante, o Senhor está aqui para ajudar a fortalecer sua fé, se você Lhe pedir.
Mas você precisa vir e se humilhar diante do Senhor!
Se você se submeter à Sua vontade em cada situação da sua vida, nessa situação. Confie nEle para fazer o que é certo, porque é exatamente isso que Ele fará!
Você precisa de salvação hoje?
Venha a Jesus e peça a Ele, Ele não o rejeitará!