EXEGESE GALÁTAS

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Παῦλος ἀπόστολος οὐκ ἀπʼ ἀνθρώπων οὐδὲ διʼ* ἀνθρώπου ἀλλὰ διὰ Ἰησοῦ Χριστοῦ ⸋καὶ θεοῦ πατρὸς⸌ τοῦ ἐγείραντος αὐτὸν ἐκ νεκρῶν,* 2 καὶ οἱ σὺν ἐμοὶ πάντες ἀδελφοὶ ταῖς ἐκκλησίαις τῆς Γαλατίας,* 3 χάρις ὑμῖν καὶ εἰρήνη ἀπὸ θεοῦ πατρὸς ⸂ἡμῶν καὶ κυρίου⸃* Ἰησοῦ Χριστοῦ 4 τοῦ δόντος ἑαυτὸν* ⸀ὑπὲρ τῶν ἁμαρτιῶν ἡμῶν,* ὅπως ἐξέληται ἡμᾶς ἐκ τοῦ ⸂αἰῶνος τοῦ ἐνεστῶτος⸃ πονηροῦ κατὰ τὸ θέλημα τοῦ θεοῦ καὶ πατρὸς ἡμῶν,* 5 ᾧ ἡ δόξα εἰς τοὺς αἰῶνας τῶν αἰώνων, ἀμήν.*

TRADUÇÃO LITERAL
v. 1 Paulo apóstolo não de (ou da parte de) homens (*prep. απο com genitivo/ablativo, no caso ἀνθρώπων, tem esse significado), tampouco/nem através de homem, mas através (de) Jesus Cristo e Deus Pai, o que levantou ele de dentro dos mortos.
v. 2 E os comigo todos irmãos às igrejas da galácia.
v. 3 Graça a vós e paz da parte de Deus Pai nosso e do Senhor Jesus Cristo
v. 4 o que deu ele mesmo em lugar dos pecados nossos, para que removesse nós do século presente maldoso conforme a vontade de Deus e Pai nosso, a quem glória para os séculos dos séculos, amém.
TRADUÇÃO MINHA
V. 1 Paulo apóstolo não da parte de homens ou por meio de homens, mas por meio de Jesus Cristo e por meio de Deus o Pai, que o levantou dentre os mortos.
v. 2 E os irmãos que estão comigo às igrejas da galácia, v. 3 Graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, v. 4 o que se entregou pelos nossos pecados, para nos remover do presente século mau, de acordo com a vontade de Deus nosso Pai, a quem deve ser a glória pelos séculos dos séculos.
EXEGESE/SINTAXE
talvez o maior destaque seja a conjunção ( ὅπως) que expressa o objetivo (no caso de Jesus ter se entregado)
ESBOÇO
Paulo tem autoridade naquilo que ele vai falar aos galátas. Ele é um apóstolo, daí o ter dito quem lhe deu essa condição/função. Isso é algo importante, pois a igreja está sustentada emcima da doutrina dos apóstolos, se eles não fossem enviados por Deus, não haveria autoridade no que disseram e ensinaram.
é interessante que ao falar de Deus Pai e de Jesus ele ao mesmo tempo que mostra um propósito comum (os dois o constituiram apóstolo), ele fala de funções diferentes (no caso a ressureição é vista como uma obra do Pai).
Embora fosse apóstolo Paulo recebia o auxilio de companheiros (algo parecido com o que acontece na Trindade, pois Paulo era um pecador resgatado, assim como os galátas, mas exercia uma função diferente)
É claro que se torna necessário explicar o que era graça e paz, afinal hoje isso se tornou uma espécie de jargão evangélico.
novamente temos Pai e Filho trabalhando juntos para um propósito: a remissão dos nossos pecados para a glória de Deus Pai.
Related Media
See more
Related Sermons
See more