O Melhor de Deus já veio
Notes
Transcript
Por quê você veio aqui hoje? Buscar conforto? Cura? Uma vitória? Por que você ouviu dizer que Jesus tinha algo a oferecer? Mas o quê? Qual a razão pela qual nos reunimos em uma igreja a mais de dois mil anos proclamando uma mensagem? Que mensagem é essa que vale a pena se manter proclamando mesmo depois de tanto tempo?
O que aconteceu em Jerusalém?
Esse também era o assunto na época em que João escreveu, se debatia sobre quem de fato foi Jesus, qual sua mensagem e sua natureza. Muitas lendas urbanas surgiram.
Foi quando João aparece em sua carta para explicar o que realmente aconteceu, qual era a essência da proclamação e a razão dos cristãos.
1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida. 2 A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada. 3 Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. 4 Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.
Deus apareceu no meio de nós! E nós o vimos e o tocamos.
Deus apareceu no meio de nós! E nós o vimos e o tocamos.
João começa explicando o assombroso e único evento que foi Jesus! Um acontecimento quase inexplicável!
Um homem comum, que fazia móveis, participava de festas de casamento, no qual era tocado de repente começou a viver uma vida tão extraordinária que exigia explicação.
Quando ele pregava os corações queimavam:
28 Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, 29 porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.
Era uma vida estranha.. que exigia uma explicação.
Huston Smith diz que apenas duas pessoas viveram de modo tão extraordinário a ponto que as pessoas não perguntarem apenas “Quem é você?”, mas também “O que é você?” A que ordem você pertence? Que espécie você representa?
Eles foram Buda e Jesus.
A questão é que Buda assegurou com grande lucidez e ênfase que não era um deus ou mesmo um ser angelical ou divino.
Mas e Jesus? Jesus repetida e continuamente afirmou ser o Deus Criador do Universo.
Ele alegou ter autoridade de perdoar pecados; Mc 2.7-10
Ele afirmou que só ele poderia dar vida eterna. Jo 6.39
Ele afirmou ter poder de eliminar a morte. Jo 11.25,26
Ele afirmou ter a verdade e ser a própria verdade. Jo 14.6
Ele disse ter autoridade para julgar o mundo.
Por fim ele adota para si o Nome Divino “EU SOU” declarando ser o próprio Javé! O próprio Deus do AT. Jo 8.58
Ok, Mas muitos na história já afirmaram ser deuses. Mas nunca ninguém viveu uma vida tão extraordinária a Ponto de a maioria das pessoas serem levadas a concluir que ele realmente não era um mero ser humano.
Em toda a história do mundo, só existe uma pessoa que não só afirmou ser o próprio Deus, mas também conseguiu que um número enorme de pessoas cressem nisso.
Parece Tolice não investigar
O argumento do Trilema de C.S Lewis
Ou ele é lunático
Ou ele é mentiroso e enganador
Ou ele de fato é Deus.
O próprio João reconhece sua divindade.
“Estou tentando impedir que alguém repita a rematada tolice dita por muitos a seu respeito: “Estou disposto a aceitar Jesus como um grande mestre da moral, mas não aceito a sua afirmação de ser Deus.” Essa é a única coisa que não devemos dizer. Um homem que fosse somente um homem e dissesse as coisas que Jesus disse não seria um grande mestre da moral. Seria um lunático – no mesmo grau de alguém que pretendesse ser um ovo cozido — ou então o diabo em pessoa. Faça a sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior. Você pode querer calá-lo por ser um louco, pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou pode prostrar-se a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas que ninguém venha, com paternal condescendência, dizer que ele não passava de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la. […] Agora, parece-me óbvio que Ele não era nem um lunático nem um demônio, consequentemente, por mais estranho, assustador e inacreditável que possa parecer, tenho que aceitar a ideia de que Ele era e é Deus.” (C.S Lewis - Cristianismo Puro e Simples)
POR ISSO, PROCLAMAMOS A COMUNHÃO
POR ISSO, PROCLAMAMOS A COMUNHÃO
A proclamação tem um alvo claro: Essa é a mensagem que proclamamos. Através do Deus encarnado o mundo foi reconciliado.
7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 8 Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
Jesus não veio apenas oferecer uma salvação da sua alma, mas uma plena comunhão com o pai! A vida que você tanto busca, o significado que tanto ansiamos, está na comunhão com Deus. Pois fomos criados para ama-lo e sermos amados por ele.
Adão foi expulso da presença de Deus.
“pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus...” Romanos 3:23
Através do Sangue de Jesus, temos comunhão com Deus outra vez.
ANUNCIAMOS O GRANDE CONVITE PARA A FESTA
ANUNCIAMOS O GRANDE CONVITE PARA A FESTA
Escrevemos estas coisas para que vocês participem plenamente de nossa alegria. 1 João 1:4
O Grande convite é que, por meio de cristo temos nossa alegria completa. Vida plena e verdadeiro significado.
Da mesma forma, agora vocês estão tristes, mas eu os verei novamente; então se alegrarão e ninguém lhes poderá tirar essa alegria. Naquele dia, não terão necessidade de me perguntar coisa alguma. Eu lhes digo a verdade: vocês pedirão diretamente ao Pai e ele atenderá, porque pediram em meu nome. Vocês nunca pediram desse modo. Peçam em meu nome e receberão, e terão alegria completa. João 16:22-24
Transformaste meu pranto em dança; tiraste minhas roupas de luto e me vestiste de alegria, para que eu cante louvores a ti e não me cale. Senhor, meu Deus, te darei graças para sempre! Salmos