Sem título Sermão (17)
Sermon • Submitted
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.
INTRODUÇÃO: Existe em Liverpool, na Inglaterra, uma Rua chamada Penny Lane. Seria uma Rua normal, não fosse o talento de dois compositores que resolveram registrar em uma canção os detalhes daquele ambiente. Paul MacCartiney e John Lennon, dos Beatles, transformaram a vida de Penny Lane, que após o estouro mundial da canção, virou ponto turístico levando lucro aos comerciantes. Tudo isso porque o olhar sensível dos compositores não viu apenas uma Rua, mas pessoas e suas peculiaridades.
Na visão dos músicos, a Barbearia não era só um comércio, mas um lugar em que as pessoas paravam, diziam “alô” e o barbeiro tirava fotos dos cortes e as expunha na parede. O banqueiro da esquina chamava a atenção, pois as criancinhas riam dele por não usar capa de chuva na chuva. Eles achavam aquilo muito estranho. O Bombeiro foi registrado pelo fato de ter uma ampulheta na mão, deixar o carro limpo e ter no bolso a foto da Rainha. E o que dizer da bela enfermeira que ficava na rotatória vendendo flores e foi alvo de um comentário na canção? Todos esses detalhes fizeram da canção e da Rua um tremendo sucesso. Algumas pessoas se vestem desses personagens e são procurados para fotos. Os habitantes dali tiveram suas vidas transformadas para sempre, pela sensibilidade dos meninos de Liverpool.
PROBLEMATIZAÇÃO: Todos temos uma Penny Lane, que é o lugar que moramos, o comércio que entramos, a Escola ou Faculdade que ingressamos, o ambiente que vivemos. Precisamos parar de passarmos por esses ambientes sem nos importarmos com eles, sem levarmos transformação a eles. Penny Lanes não faltam a nós; o que falta é a sensibilidade cristã para enxergarmos em nosso entorno as pessoas e suas necessidades. Até quando a secretaria da Escola será apenas a secretaria? O Banco será apenas a instituição financeira? A Igreja será apenas um lugar que você vem cantar e ouvir uma mensagem? Em todos esses lugares existem pessoas, e com elas necessidades de alma. O ambiente em que andamos pode ser transformado para sempre, se levarmos para ele o que carregamos por dentro, que não é um talento artístico humano, mas o maior artista de todas as eras, criador de todas as coisas, que pode mudar e transformar as vidas.
Jesus fez de cada lugar que passou a sua “Penny Lanne”. Ela olhava as pessoas e suas dificuldades, e levava transformação eterna a todos os que criam Nele.
Um local parecia especial para Jesus. A estrada de Jericó. Nesse lugar Ele curou cegos, usou como ambiente para parábola do Bom Samaritano, que teve sensibilidade para ajudar alguém que para os religiosos era apenas um corpo estendido no chão. É na estrada de Jericó, chamada por Orlando Boyer de “estrada das oportunidades”, que nosso texto se passa e vamos desenvolver o tema ESTRADA DE JERICÓ, A RUA DAS OPORTUNIDADES.
P1 NA RUA DAS OPORTUNIDADES TEM CORAÇÕES NECESSITADOS POR VER JESUS
Em Jericó, chamada de LUGAR DE FRAGRÂNCIAS, CIDADE DAS PALMEIRAS, existia um homem que chamou a atenção do Evangelista Lucas. Seu nome era Zaqueu, que significa “PURO”, mas na prática não tinha nada de pureza. Ele era o maior dos publicanos e era rico a custa do seu próprio povo, pois cobrava de forma injusta os impostos para Roma. O problema de Zaqueu estava na solidão que vivia, e na necessidade salvação de sua alma. Quem poderia enxergar isso? Os Judeus o odiavam por motivos óbvios, e os Romanos não confiavam nele, pois quem confiaria em alguém que roubava do próprio povo? A aflição de Zaqueu era intensa, mas as pessoas só viam o publicano pecador, quando estava ali um aflito de alma que procurava ver Jesus, mas não podia por causa da multidão, por ser ele de pouca estatura.
P2 NOSSAS RUAS DAS OPORTUNIDADES TÊM CORAÇÕES NECESSITADOS POR VER JESUS, MAS IMPEDIDOS PELA MULTIDÃO
Temos muitas vidas aflitas em meio a solidão e desconfiança dos outros. Muitos que fizeram por onde estarem nessa situação, assim como Zaqueu. Erraram muito, extorquiram, se venderam, e construíram um rótulo difícil de tirar, pois a multidão só enxerga o rótulo negativo. Essas pessoas precisam de Jesus, e teriam que ver Jesus em nós, mas não veem porque estamos inseridos na multidão insensível aos detalhes da vida das pessoas de nossas Penny Lanes.
P3 NA RUA DAS OPORTUNIDADES JESUS TRANSFORMA CORAÇÕES, A DESPEITO DA MULTIDÃO JULGADORA
Zaqueu estava tão ansioso por ver Jesus, que correu adiante da multidão, e subiu em um sicômoro (uma amoreira com galhos baixos, fáceis de escalar). No caminho da oportunidade, Jesus olha pra cima e faz Zaqueu descer, pois convinha que se hospedasse em sua casa naquele dia. Ele desceu depressa e com alegria. TODA A MULTIDÃO MURMUROU dizendo que Jesus iria se hospedar com um pecador. Jesus sabia dos erros de Zaqueu, mas Jesus olhava o seu coração, e via que existia uma intensa necessidade por Salvação naquele coração pecador. A multidão não olhava para o pecado de si, mas sempre para o pecado do outro. Todos pecamos, e carecemos da glória de Deus. Perceba que Jesus buscou a Zaqueu, pois veio ao seu encontro olhando para cima. Jesus veio buscar e salvar o perdido.
P4 NA RUA DAS OPORTUNIDADES O PERDIDO É ENCONTRADO, E A TRANSFORMAÇÃO É VISÍVEL
O Zaqueu transformado resolveu dar aos pobres a metade dos seus bens. De cara, ele já ficou sem metade do que tinha, e ainda restituiu quatro vezes mais alguém que defraudou. Zaqueu ficou praticamente sem nada, mas tinha o tudo da vida que era a salvação em Jesus. Essa atitude de Zaqueu provou que ele não tinha mais o dinheiro como seu deus, mas tinha o verdadeiro Deus. A vida dele foi totalmente transformada. Jesus mesmo disse: “Hoje, houve salvação nesta casa”. Todos da família foram alcançados.
Conclusão