3 Tipos de Reação para a mensagem de Cristo

João  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript
Handout

João 7.37-44 - A pregação de Jesus e a as diferentes reações das pessoas

Introdução: A história dos três porquinhos.
Transição: Os porquinhos ouviram que o lobo mal viria, mas cada um se preparou de forma diferente para essa noticia, assim como eles, também existem 3 tipos de reações que as pessoas tem ao ouvir o evangelho, vamos ler Jo 7.37-44.
Contexto: A festa dos tabernáculos, o ritual das águas.
Jesus havia subido para Jerusalém para participar da festa chamada de festa dos tabernáculos ou festa das tendas, umas das 3 maiores festas do calendário judaico. Nela o povo se lembra do seu período de 40 anos no deserto, da forma como viviam em tendas e de como dependiam de Deus para tudo.
Habitavam em tendas
É comum nesse período que o povo habite em Sucás, pequenas habitações com 3 paredes somente e um telhado de folhas, para lembrar como era o período do deserto.
Na Jerusalém da época de Cristo esta festa era comemorada no templo, onde o povo recitava o texto de
Isaias 12.3 Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação.
Ritual das águas
E outro costume da festa era o ritual das águas, onde o povo retirava água do tanque de Siloé e o sacerdote derramava essa água no chão em oferta a Deus por gratidão pela abundancia que tinham naqueles dias em comparação ao deserto e pedindo que Deus que enviasse chuva para as plantações.
Este ritual das águas acontecia justamente no ultimo dia da Festa e é neste dia que Cristo se levanta para falar, Eu sou a Água da Vida.
I. A mensagem (37-38)
Cristo é muito claro em sua mensagem para aqueles ouvintes, eles entendiam o significado do ritual das águas, eles estavam possivelmente participando deste ritual, eles conheciam a história do Êxodo, então as palavras de Cristo não soaram nada estranho naquele dia, foi completamente contextualizada.
A festa relembrava a fora como Deus havia salvado o Seu povo no deserto, como Ele havia sustentado e guardado esse povo com água, comida e moradia, e Cristo agora mostra que Ele é essa salvação, assim como o foi no deserto.
· As pessoas têm sede
Sua Mensagem começa mostrando que eles tinham sede, assim como tiveram no deserto, e essa sede significava perecer, sem água no deserto o povo morreria, a água era a salvação do povo, e novamente Cristo relembra isso “Aqueles que tem sede”, aqueles que precisam de salvação, aqueles que entendem que vão perecer.
· Cristo é a fonte que sacia
Venha a mim e beba, Eu Sou a fonte de salvação, só com a minha água vocês não pereceram. Assim como Eu providenciei água no deserto para que você não morressem, aqui também providencio a água da vida para que não pereçam.
· Quem crê NEle é saciado
A forma como essa água deveria ser bebida também é falado por Jesus, minha água é bebida através da fé de vocês, Aquele que Crer em Mim está bebendo da minha água, e aquele que crê em Mim está salvo da morte.
Mas nem todos encaram essa mensagem da mesmo forma, na realidade ouve uma divisão entre eles ali, e podemos perceber 3 tipos de reações ou 3 tipos de pessoas no texto.
II. O Convencido (40)
O primeiro tipo de pessoa é aquela que ouviu a mensagem e achou isso lindo, maravilhoso, belas palavras de um Profeta.
· Crê em Jesus de forma errada
Alguns dos ouvintes ali estavam esperando pela vinda de um grande profeta conforme o texto de Deuteronômio 18.15 diz, que um profeta como Moisés seria levantado novamente.
Quando então Cristo os faz lembrar dos milagres de provisão de água no deserto, logo parte do povo então o liga a Moisés e a água saindo da rocha.
Eles acreditaram na mensagem de Cristo, mas acreditaram da forma errada. Não o Messias prometido, o Salvador, mas um profeta, alguém que nos libertaria como fomos libertados do Egito.
· Crê em um tipo de libertador diferente
A liberdade que eles esperavam ver desse profeta, era uma liberdade política, se ver livre dos Romanos que os escravizavam como os Egípcios. Eles buscavam uma liberdade econômica, financeira, política, mas não a liberdade que Cristo oferecia, a liberdade do pecado, a nova vida que o Messias estava oferecendo.
· Não Entende verdadeiramente as Escrituras
Eles esperavam um libertador diferente por que não conheciam com profundidade as Escrituras, o Antigo Testamento é repleto de Textos que mostram como o Messias realmente seria, Cristo veio em Seu ministério Se revelando como esse Messias, mas o povo estava tão focado em sua liberdade política que não conseguia estudar e ver o Messias como outro tipo de libertador, nem mesmo quando esse Messias chegou.
· Mt 7.21-23
Nem todo aquele que se diz ovelha realmente faz parte do rebanho, e isso tem se tornado cada vez mais real em nosso cristianismo atual, pessoas que se dizem crentes mas que não conhecem a Palavra, não conhecem Cristo e estão somente atrás de benefícios e não de salvação.
III. O Convertido (41a)
O segundo tipo de pessoa é aquela que ouve a mensagem de salvação de Jesus e entende que ela esta com sede, que essa água é o que ela necessita para viver
· Crê em Jesus da forma correta
Entende que Jesus é o seu Salvador, que Ele não é mais um profeta, ou somente alguém com belas palavras
· Crê no verdadeiro libertador
A pessoa que entende a Mensagem do Salvador, entende também que Ele é o libertador do pecado, não da pobreza, não das angustia, não das injustiças, mas nos liberta da escravidão do pecado, nos trás novamente a vida, pois o pecado nos deixa em condição de morte espiritual, mas pelo dom de Deus da fé somos vivificados e pela graça somos Salvos
· Entende verdadeiramente as Escrituras
Aquele que entende a mensagem da salvação demonstra também entender o que a Palavra de Deus ensina sobre Jesus, O único caminho, a água da vida, o Pão vivo que desceu dos céus
IV. O Cético (41b-42)
Há ainda um terceiro tipo de pessoa, aquela que ouve a mensagem mas não crê, muitas vezes até zomba daquele que prega a mensagem.
Alguns dos presentes, sem conhecer realmente a Jesus duvidavam dEle, de sua origem, de sua Palavra, sem saber que Ele realmente era de Belém da Judéia, um legítimo filho de Davi.
· Não conhece as Escrituras
Não Criam em Jesus porque não somente não o conheciam, mas também não conheciam de verdade o que as Escrituras diziam, e hoje muitos se encontram nessa posição, totalmente rebeldes a ler a Palavra de Deus
Related Media
See more
Related Sermons
See more