O beneficio das Provacoes
E não somente isto, mas também nos gloriemos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança. [Rm 5.3]
Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações. [1Pe 1.6]
Jesus advertiu: “No mundo tereis tribulações…” (Jo 16.33). O apóstolo Paulo disse: “… por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus” (At 14.22). Ainda, Paulo disse: “… todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2Tm 3.12). O grande patriarca Jó disse: “… o homem nasce para a tribulação, como as faíscas voam para cima” (Jó 5.7). James Montgomery Boyce, interpretando Jó, disse: “É simplesmente a sorte de homens e de mulheres nascer em dor, causar dor, sofrer dor e morrer em dor”.
Pertencemos à raça humana sofremos doenças, acidentes, desapontamentos.
Criamos problemas com nossa língua, com nossas atitudes. Uma pessoa que morre de câncer, depois de ter fumado dezenas de anos, não pode culpar a ninguém por sua morte. Muitas vezes, nosso sofrimento é resultado de nossas escolhas erradas.
Muitas tribulações, nós as enfrentamos exatamente por sermos cristãos, pois Satanás, o mundo e a própria carne lutam contra nós.
João registra a cura de um homem cego de nascença. Ele nasceu cego para que nele fosse manifestada a glória de Deus (Jo 9.3).
“Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus…” (Jo 11.4)
Depois de provado por Deus e restaurado por Ele, Jó disse: “Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos” (Jó 42.5)
O fruto do Espírito só pode ser produzido quando há também tempestades e nuvens escuras, além dos dias ensolarados.
A paz é consequência da submissão à vontade de Deus.