Como Cristo levanta o fracassado.
Sermões • Sermon • Submitted
0 ratings
· 22 viewsComo Jesus restaurou Pedro, que se considerava auto suficiente a ponto de dizer que morreria com seu Mestre, que desembainhou a espada cortando a orelha do servo do sumo sacerdote, mas o traiu vergonhosamente a ponto de se sentir um nada. Pedro abandona tudo e diz, vou voltar para o que eu era - vou pescar. Jesu teve que ir ao seu encontro e renovar suas esperanças. Veja que muitos cristãos estão precisando de Jesus encontrá-los para restaurar seus sonhos e sua missão no reino de Deus.
Notes
Transcript
Lc 22.54-62
Pedro seguia de longe.
A - Introdução.
1. Quando estamos no auge da alegria, cheio de coragem, rodeado de amigos, em um momento é possível despencar tudo para o fundo do poço. Davi, o Rei que foi escolhido por Deus, que havia saido de traz das ovelhas para ser o maior Rei de todos os reis terrenos, teve crises tão dramáticas, sofreu quedas por causa do pecado. Ficou desolado a tal ponto de dizer que até seus ossos doiam devido a tristeza provocada pela traição que ele praticou contra um leal amigo.
2. É possível que todos nós passemos por situações difíceis de reagir positivamente. Não vivemos todos os dias e todo tempo sobre uma belíssima montanha, às vezes estamos no vale. E o perigo de pensar que as perdas são fracassos eternos é malígno.
3. Mas veja o exemplo de Pedro, como sua arrogância e presunção lhe levou ao fundo do poço.
B - Pedro era autoconfiante.
4. Pedro foi apresentado a Jesus pelo seu irmão André, que tinham como profissão a pesca, assim como os irmãos João e Tiago (Jo 1.40-42). Jesus viu em Pedro o discípulo que seria o líder entre os doze, e o que lideraria seu ministério terreno. Ali estava um homem simples, com pouca formação nos estudos, e Jesus vai encorajá-lo dizendo “Tu serás como uma pedra”. Essa comparação se assemelha à figura de perseverança, coragem do próprio Senhor. Vindo de quem veio, isso não poderia deixar de fazer mesmo um iletrado desconfiado num homem superconfiante?
5. E foi isso que Jesus fez aos discípulos até ser revelado pelo proprio Pedro quem ele era “Cristo, o filho do Deus vivo”.
6. Pedro era junto com Tiago e João, o discípulo que estava em todos os eventos. Jesus estabeleceu um relacionamento de amigo . E Pedro estava no momento da transfiguração, na ressurreição da filha de Jairo (Lc 8.49-53).
7. Quando Jesus disse que seria entregue para ser morto, Pedro o repreende, Jesus diz prediz que ele iria negá-lo por tres vezes, mas Pedro insinua “irei contigo até a morte”