CONVIDE ALGUÉM PARA ESTAR Junto!
Notes
Transcript
Handout
Handout
3 Muitos povos virão e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor e ao templo do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas.” Porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Ainda estamos no sabor das Primícias cujo tema nos trouxe mais perto para ficarmos Juntos.
Quando Deus criou o homem, o fez para tê-lo junto de Si, Deus sempre quis que o homem fizesse parte da convivência diária da Trindade Celestial – Deus nos quer juntinho dEle!
Infelizmente o homem pecou e foi destituído da glória de Deus. Agora, apartado da convivência de Deus, o homem amarga a ausência do contato diário com o Criador na virada do dia. Imagino como Adão deveria se sentir triste e só sem ter aquela conversa tão agradável com o Senhor.
Quanto ele perdeu por uma decisão equivocada!
Algumas pessoas acham que Deus é muito duro ou legalista. Nada disso, muito pelo contrário, mesmo antes de homem ser formado Deus sabia que ele um dia pecaria e fez provisão na Sua justiça para que houvesse um caminho de volta, uma via de reconciliação e para isso, Ele, Deus, pagou o maior preço – Jesus Cristo morreu na cruz do calvário.
Outros dizem que Deus poderia ter evitado que o homem pecasse e então estaria tudo bem. De modo algum! Se Deus tivesse evitado que o homem fizesse a sua própria vontade, Ele estaria interferindo num atributo divino que colocou no homem – o livre arbítrio. O livre arbítrio é uma das maiores demonstrações do amor de Deus para com os homens – nos dar a liberdade de escolher. Só o próprio homem pode abrir mão desse atributo, só ele próprio pode entregar a sua vontade a alguém. O homem pode ser obrigado a fazer o que não quer, mas ninguém jamais tirará o querer do seu interior.
Na cruz do calvário, a justiça de Deus se encontra com a misericórdia também de Deus, e a misericórdia venceu para que, de novo pudéssemos estar Juntos!
Desfrute!
I - DEUS ESTÁ CONVIDANDO!
I - DEUS ESTÁ CONVIDANDO!
Os primeiros capítulos do livro do Profeta Isaías estabelecem as linhas que vão permear toda a narrativa e profecia bíblica nele estabelecidas. Deus, através do profeta, denuncia os erros do Seu povo, traz uma mensagem de condenação e por fim, convida o Seu povo para aceitar e desfrutar de uma oportunidade de perdão.
Mesmo o povo andando errado, Deus estende um convite para estarmos junto dEle. É impossível chamar a Deus de legalista ou um Deus sem misericórdia.
Isaías foi um profeta messiânico e escatológico, suas profecias contaram a vinda e Obra do Messias, o Senhor Jesus Cristo e predisseram igualmente os fins dos tempos, como o milênio apresentado no versículo tema desse estudo.
A Bíblia inteira está cheia de convites de Deus para que os homens cheguem mais perto dEle.
3 Deem ouvidos e venham a mim; escutem, e vocês viverão. Porque farei uma aliança eterna com vocês, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.
Vinde a mim...!
Os versículos dois e três do segundo capítulo retratam as nações da Terra atendendo a ordem do Senhor e se congregando em Jerusalém no período do milênio quando o Monte do Senhor vai pairar sobre o cume dos montes em Jerusalém e sobre os outeiros em referência segura à Nova Jerusalém onde a Igreja estará habitando com o Senhor, de onde sairá o governo para toda a Terra.
De novo, é Deus convidando o povo para estar junto dEle!
Um convite é algo muito poderoso. Quando alguém lhe convida para almoçar, para viajar, ou para passar algum tempo juntos, dificilmente você diz não e geralmente se sente honrado com o convite. Um convite, às vezes, muda a nossa agenda e programação, muda a nossa rotina e, pode até mesmo mudar a nossa vida!
Um convite de emprego, por exemplo, pode mudar totalmente o curso da sua vida. Uma proposta de casamento muda tudo!
Imagine a diferença que vai fazer na vida de uma pessoa a consciência de que o próprio Deus a está convidando para junto de Si!
A maioria das pessoas nem faz ideia disso e talvez uma grande parte nem acredite que Deus se importe com ela. Mas a realidade é que Deus está chamando!
As pessoas não conhecem a Deus e não conhecem as bênçãos que Deus tem para as suas vidas, por isso andam às apalpadelas, sem rumo, sem vida de verdade, sem motivação e existem tantos de drogas, prostituição, suicídio, depressão, etc. – as pessoas precisam de Jesus!
Mas Deus continua chamando...
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
II - PODER PARA CONVIDAR
II - PODER PARA CONVIDAR
Antes de começar a falar sobre convidar alguém precisamos lembrar que mesmo aqueles que andaram com o Senhor Jesus, seus apóstolos e discípulos, não estavam autorizados a começar a realizar a obra de qualquer maneira – eles tinham que primeiro receber poder!
8 Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.
Quando parece que finalmente os discípulos do Senhor Jesus entenderam que Ele não havia vindo para governar Israel apenas, mas que voltaria para governar toda a Terra e que eles deveriam realizar a obra da evangelização até aos confins da Terra, imagino que eles ficaram entusiasmados com a ideia de ver repetir os milagres e libertações que eles haviam protagonizado, agora acontecendo de novo. Certamente eles estavam prontos e querendo começar a obra de proclamar a salvação no Senhor Jesus até aos confins da Terra imediatamente – estavam prontos para acelerar!
Mas o Senhor Jesus deixou muito claro para eles que para realizar essa tarefa eles precisariam de um poder sobrenatural, um poder do alto que eles nunca haviam conhecido antes – o poder do Espírito Santo!
Na verdade, o Senhor Jesus lhes proibiu de saírem da cidade até que recebessem poder!
4 E, comendo com eles, deu-lhes esta ordem: — Não se afastem de Jerusalém, mas esperem a promessa do Pai, a qual vocês ouviram de mim.
Observe a força dessa expressão – determinou-lhes!
É uma determinação, não é uma sugestão ou um conselho, mas antes – uma determinação!
É uma ordem, sem oportunidade de discutir; só tem que cumprir.
Sabe por que as pessoas têm medo de pregar o evangelho pessoalmente para uma só pessoa?
⁃ Porque falta poder!
Sabe por que as pessoas arrumam desculpas de não saberem teologia, de não serem experts na Bíblia ou por que têm medo de que alguém lhe faça uma pergunta que ela não possa responder?
⁃ É porque falta poder!
O Senhor nos garantiu que estaria conosco em situações difíceis e que não nos preocupássemos com o que haveríamos de falar porque Ele nos socorreria na hora exata!
12 Porque o Espírito Santo lhes ensinará, naquela mesma hora, as coisas que vocês devem dizer.
Ou seja, o segredo para se dar bem na evangelização, no convite aos parentes e amigos é o poder do Espírito Santo de Deus.
Peça agora mesmo para ser uma pessoa cheia do Espírito Santo, cheia do poder e do fogo do Espírito Santo.
II.A - A Unção Faz a Diferença!
II.A - A Unção Faz a Diferença!
Existem muitas passagens bíblicas que são referências para mostrar quanta diferença o poder de Deus faz na nossa vida, mas vamos nos concentrar em apenas duas delas.
II.B - Pedro
II.B - Pedro
A primeira referência que vamos usar como ilustração é a vida do apóstolo Pedro. Creio que dos discípulos do Senhor Jesus não havia alguém mais atirado, mais afoito, mais apressado do que Pedro. É impossível ler os evangelhos e não criar uma estima especial pelo irmão Pedro – ele era extraordinário, amável, amigo e disposto a dar a vida pelo Senhor Jesus.
Você se lembra do convite que o Senhor Jesus fez a Pedro, Tiago e João para subirem com Ele o monte onde, para a surpresa dos três discípulos, o Senhor Jesus se transfiguraria diante deles. Quando Pedro viu ao Senhor Jesus transfigurado, seu rosto brilhando como o sol, e Moisés e Elias conversando com Ele, Pedro foi logo tomando a iniciativa para registrar e até, talvez perpetuar o momento...
5 Então Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: — Mestre, bom é estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para o senhor, outra para Moisés e outra para Elias.
Ele era pronto. Olha a iniciativa dele!
A outra vez foi quando o Senhor Jesus começou a falar que o diabo queria cirandar com Pedro ao que Pedro afirma que ia com Jesus até à morte...
33 Porém Pedro respondeu: — Estou pronto para ir com o Senhor, tanto para a prisão como para a morte.
E com certeza Pedro estava falando de coração porque quando chegou a hora em os soldados vieram para prender o Senhor Jesus, foi Pedro o único que enfrentou a soldadesca e ainda cortou a orelha do soldado Malco...
10 Então Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.
Pedro provou que faria o que havia dito. Essa o Pedro, o discípulo afoito do Senhor Jesus. Tinha coragem para com o Senhor Jesus até à morte, mas lhe faltava a unção que faz a diferença.
Não demorou nem vinte e quatro horas e o Pedro, vergonhosamente, nega o Senhor Jesus para uma criada. Enfrentou um soldado e negou para uma criada? A falta que a unção faz...
Unção não é empolgação, não atrevimento, não é criatividade – unção é poder do Espírito Santo!
No dia de Pentecostes, o mesmo Pedro que havia negado o Senhor Jesus para uma criada, agora desafia os nobres de Jerusalém e de todo o Israel, denunciando-lhes haver crucificado Jesus.
23 a este, conforme o plano determinado e a presciência de Deus, vocês mataram, crucificando-o por meio de homens maus.
Negou para a criada e confessou diante dos que o crucificaram!
De onde veio tamanha coragem e autoridade?
⁃ Era o Pedro antes de ser cheio do Espírito Santo e de poder e o Pedro depois de cheio do Espírito Santo e do poder de Deus!
A unção faz a diferença!
II.C - Paulo
II.C - Paulo
O segundo exemplo é do Apóstolo Paulo. Paulo antes de ser cheio do Espírito Santo e Paulo depois de cheio do Espírito Santo e do poder de Deus.
Antes de ser cheio do Espírito Santo o Apóstolo Paulo, então Saulo de Tarso, era um homem muito religioso, amante da Lei do Senhor, membro do Sinédrio, o então Conselho dos Anciãos de Israel, era como se ele fosse membro da Mesa Diretora da Convenção Nacional. No seu zelo, o Apóstolo Paulo era disposto a prender e até a matar aqueles que fossem julgados ser contra a Lei de Moisés, como foi no caso de Estevão. Observe a expressão de Lucas em Atos dos Apóstolos:
1 Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote
Esse quadro mudaria radicalmente quando, viajando para Damasco com cartas que lhe conferiam autoridade para prender os nossos irmãos da igreja primitiva, perto do seu destino teve um extraordinário encontro com o Senhor Jesus Cristo, e então tudo mudou – Glória a Jesus!
Agora, o poderoso Saulo de tarso estava cego e impotente, sem comer nem beber por três dias, esperando que um cristão leigo, um simples discípulo – Ananias, chegasse para que orasse por ele para ser curado. Deus queria mais que a cura de Saulo, o Senhor o havia escolhido para levar o evangelho aos gentios, aos reis e aos próprios filhos de Israel e para isso ele precisaria ser cheio do Espírito Santo!
Atos 9:15,17
15 Mas o Senhor disse a Ananias: — Vá, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome diante dos gentios e reis, bem como diante dos filhos de Israel.
17 Então Ananias foi e, entrando na casa, impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: — Saulo, irmão, o Senhor Jesus, que apareceu a você no caminho para cá, me enviou para que você volte a ver e fique cheio do Espírito Santo.
Depois de cheio do Espírito Santo, comparecendo diante de gentios e autoridades no mundo inteiro, com o seu nome trocado para Paulo, o ex-perseguidor pregava o evangelho que perseguia e era agora perseguido por causa dele. Reis foram tocados pelas suas palavras convincentes sobre o evangelho de Jesus Cristo e tiveram desejo de se converterem ao evangelho; se o fizeram, a eternidade vai nos revelar.
28 Então Agripa se dirigiu a Paulo e disse: — Por pouco você me convence a me tornar cristão.
A unção faz a diferença!
Então, está absolutamente claro que precisamos ser cheios do poder e do fogo do Espírito Santo para pregar o evangelho com eficácia, com resultados positivos alcançando os perdidos.
III - O PODER DE UM CONVITE
III - O PODER DE UM CONVITE
Todos os homens precisam de Jesus e há um vazio em seus corações que só pode ser preenchido pelo Senhor Jesus. Só um crente cheio do Espírito Santo, de poder de Deus e do fogo pentecostal, terá coragem e autoridade para falar de Jesus para eles!
Você vai ser uma pessoa muito mais feliz quando os seus parentes e amigos começarem a aceitar a Cristo como seu único e suficiente Salvador, porém, muitos deles estão apenas esperando que você os convide para ouvirem o evangelho e para assistirem a culto ao Senhor Jesus. Alguns jamais se oferecerão para ir com você à Igreja e talvez vão até mesmo rejeitar o convite num primeiro momento, mas nunca se esqueça de há em cada ser humano uma alma sedenta do seu Criador, no fundo as pessoas estão vazias e precisam do Senhor Jesus.
Não importa quão inteligente, intelectual, rica, importante ou pobre, sem conhecimento, sem posição social importante a pessoa seja – ela precisa do Senhor Jesus e está esperando um convite para ir até Ele!
A Bíblia tem alguns exemplos de poderosos convites que mudaram a vida das pessoas e servem de modelo para nós convidarmos nossos parentes e amigos para Cristo das mais variadas maneiras e eles não vão ter como escapar do Senhor Jesus, de serem verdadeiramente felizes por toda a eternidade.
Apenas um convite pode fazer toda a diferença, um convite assim tem o poder de mudar uma vida eternamente e através dela mudar, quiçá, milhares de outras; mudar o coração, a mente, o caráter, a economia e as finanças das pessoas, e melhor de tudo, a esperança de uma vida eterna com Deus.
III.A - O Convite de um Parente
III.A - O Convite de um Parente
Parece que todos os convites são iguais; não são!
Um convite de um parente ou de um amigo fará muito mais diferença na salvação de uma pessoa que de uma pessoa estranha à família ou com quem não tenha tanta amizade.
Não é difícil de entender, as pessoas ao seu redor estão observando a sua vida muito mais do que você possa imaginar. Elas estão vendo que desde que você encontrou o Senhor Jesus, o seu jeito de falar mudou, o seu comportamento mudou, os seus amigos mudaram e os seus relacionamentos também mudaram, a sua família mudou, a sua economia mudou e até a sua expressão facial mudou, você parece uma pessoa absolutamente feliz! Todo mundo quer ser feliz assim, as pessoas só não sabem a receita, mas estão muito curiosas para conhecer.
É diferente de você ouvir o testemunho de uma pessoa que você mal conhece e que não viu mudança na vida dela, que não conheceu o antes e o depois daquela pessoa; você só vai ter a palavra dela como testemunho. É diferente quando você conhece a pessoa antes e depois; quando você viu a mudança na vida dela, acompanhou a evolução da benção de Deus através da salvação.
Uma pesquisa divulgada mostrou que 70% das pessoas que recebem a Cristo como seu salvador pessoal, o fazem através de um parente ou de um amigo. Os números mostram que muitos dos esforços para alcançar os que ainda não têm Jesus, dão um resultado muito pequeno, especialmente quando comparamos o tempo, esforço e recursos gastos nesse sentido.
Olhe o poder de um convite de um amigo – 29,9% das pessoas se converteram através do convite de um amigo!
Agora observe a explosão de poder do convite de um parente – 49,7%!!!
De novo, muitas pessoas estão observando o seu comportamento, mas especialmente aquelas que estão mais perto de você, seus amigos e seus parentes.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
A conclusão que chegamos é de que o nosso Campo Missionário pessoal está muito mais perto de nós do que imaginávamos, são nossos parentes e amigos.
A maioria deles nunca lê Bíblia, a Bíblia que essas pessoas leem é a sua vida, o seu comportamento de uma pessoa verdadeiramente cristã e esse testemunho fala mais alto que o de qualquer outra pessoa, por mais conhecimento teológico que ela tenha, ou por tempo de crente que ela possa ter – o seu impacto, a sua vida e testemunho, serão sempre maiores.
1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,
Mas nunca esqueça, para ter sucesso na carreira cristã, para verdadeiramente agradar o coração de Deus, tem que começar pelo altar – tem que ter uma vida cheia do Espírito Santo, de poder de Deus.
Na próxima semana vamos explorar alguns convites poderosos que a Bíblia registra, que resultaram na salvação de muitas pessoas. Vamos aprender com eles qual a estratégia, qual a abordagem e como alcançar os melhores resultados para também melhorar a vida das pessoas, não só aqui, mas pela eternidade.
Deus lhe abençoe!
Joel Freire Costa
Pastor
Janeiro, 2022
[i]Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. Todas as citações bíblicas, exceto menção especial, são da versão ARC – Almeida Revista e Corrigida.
[ii] Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida; versão ARA – Almeida Revista e Atualizada.
[iii] Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida; versão NVI – Nova Versão Internacional.