Planejando 2022
Notes
Transcript
Expectativa X Planejamento
Expectativa X Planejamento
Como esse é o nosso primeiro PowerUPa do ano, nada mais justo do que conversarmos a respeito de planejamentos e expectativas de como será nosso ano aqui na igreja e fora dela também. Eu sei que o ano já começou faz um mês… mas nunca é tarde demais pra pensar no que nós esperamos que aconteça. Por isso, pense comigo: O que você espera que aconteça esse ano? Como você espera que as coisas se desenrolem? O que você espera da sua escola? Dos seus amigos? Aqui da igreja? Da nossa UPA e das aulas de EBD? O que você espera de você mesmo? No estudo de hoje, iremos estudar essas duas palavrinhas: Expectativa e planejamento. Veremos o que elas são, o que elas se diferenciam e no que elas são parecidas.
Expectativa
Expectativa
Nós claramente somos pessoas que gostam de olhar para frente, nós gostamos de enxergar o que vem por aí… somos seres que criam expectativas. Pro Google, expectativa é a “situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência, em determinado momento.” Tudo isso que conversamos até agora entram em expectativas que temos do dia a dia, porque nós esperamos a ocorrência de algo que vai acontecer ou não em determinado momento da nossa vida.
Planejamento
Planejamento
E quando o assunto é planejamento, como que é isso pra você? Existem basicamente dois tipos de pessoas: aquelas que planejam e aquelas que só vão vivendo. Você é uma daquelas pessoas que saem planejando tudo que vai acontecer durante o ano ou fica esperando acontecer semana pós semana? Se você é do tipo de pessoa que gosta de planejar, você é como eu, que ama fazer tabelas e organizar cada coisinha que vai acontecer durante o semestre e durante o ano. Se você é como eu, como é isso pra você? E por que que você se planeja? Se você é daqueles que ficam esperando tudo acontecer semana após semana, como é isso pra você? Como funciona isso?
Expectativa X Planejamento
Expectativa X Planejamento
Quando colocamos lado a lado essas duas palavrinhas, elas podem até parecer meio iguais, mas elas são bem diferentes. Enquanto uma é apenas uma esperança de que algo vai acontecer, a outra é um caminho para aquilo acontecer. Perceberam a diferença? Expectativa é uma esperança e planejamento é o caminho. Mas, uma coisa entre elas é extremamente comum: nenhuma delas fala exatamente sobre a realização da tarefa; nenhuma delas chega no ponto de realmente acontecer.
Por exemplo: eu estou planejando estudar muito esse semestre; separei todas as datas e coloquei no meu calendário tudo o que preciso fazer para ir bem esse semestre, eu planejei. Além disso, por conta do meu planejamento, eu estou com uma expectativa alta de que irei bem nas provas se eu cumprir esse planejamento. Mas, eu só saberei as minhas notas e se eu fui bem ou não quando vierem as notas, depois de ter feito as provas e os trabalhos. A expectativa e o planejamento não me dão essa solução… e, por incrível que pareça, nada do que eu faça vai me dar uma garantia do que vai acontecer no futuro… eu posso planejar, traçar metas de ano novo, criar expectativas e esperanças de que tudo vai ser perfeito e maravilhoso, mas NADA vai me dar essa garantia mesmo de que tudo vai sair como eu quero.
E agora? O que eu faço?
E agora? O que eu faço?
Alguns pensam que nossa vida segue um caminho inflexível, que não muda; elas acreditam em algo que está determinado de forma cega e radical. Outros pensam que a história está dando voltas sem jamais avançar para algo diferente, para um propósito ou algo assim. Você pode estar pensando que sua vida não tem muita expectativa de melhora, não importa quantos planos e esperanças você crie. Esse pode ser você hoje.
Mas aqueles que são chamados de Filhos de Deus possuem uma esperança viva, uma esperança que está fora dessas duas palavrinhas. Aqueles que confiam no Senhor creem que Ele está no controle do universo. Ele é o Senhor da história e tem nas mãos todas as coisas que acontecem. Abra comigo o texto de Provérbios 16.1: “O coração do ser humano pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do SENHOR.” Nós podemos fazer planos, e o texto aqui está dizendo que SIM, podemos! Não é algo proibido. Em Lucas 14.28 o próprio Jesus diz assim pra gente: “Pois qual de vocês, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?” Mas, a verdadeira esperança do cristão é que nós podemos até fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor. Nosso coração faz muitos planos, porém não é a nossa vontade que prevalece, mas o propósito de Deus. Não é a nossa palavra que permanece de pé, mas a resposta certa que vem dos lábios do Senhor. Deus conhece o futuro agora, diferentemente da gente que não faz ideia do que vai acontecer daqui 5 minutos. Deus vê o que se esconde nos corredores escuros do amanhã. Para ele, luz e trevas são a mesma coisa. Nada escapa ao seu conhecimento. Ele domina sobre tudo e sobre todos. O controle remoto do universo está em suas onipotentes mãos. É Deus quem tem a última palavra. Isaías 55.8–9 diz assim:“Porque os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, e os caminhos de vocês não são os meus caminhos”, diz o SENHOR. “Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos são mais altos do que os pensamentos de vocês.” Ele sabe de todas as coisas, Ele sabe o melhor pra cada um de nós.
Temos vários exemplos bíblicos disso acontecendo, de Deus guiando os passos da história. Na história de Balaão, por exemplo. Ele fez de tudo para amaldiçoar Israel, porém de sua boca só saíram palavras de bênçãos (Nm 22:38; 23:7–10). Temos também as palavras de Caifás, cuja mensagem estava muito além de sua capacidade de compreensão (Jo 11:49–52). Nem ele entendia direito o que ele mesmo falava. Jesus também diz algo a respeito, quando Ele está se referindo aos cristãos perseguidos, em Mt 10.19: “E, quando entregarem vocês, não se preocupem quanto a como ou o que irão falar, porque, naquela hora, lhes será concedido o que vocês dirão.”
Nossa esperança viva
Nossa esperança viva
Essa é a nossa esperança! Essa deve ser a nossa verdade! Isso deve guiar os nossos passos em 2022, que mesmo que nós não fazemos ideia do que vai acontecer, Deus está no controle, e nenhum dos seus planos podem ser frustrados! E aqui eu quero deixar 2 textos com vocês. Um do AT e um do NT. Guardem esses textos na mente para quando vocês se sentirem ansiosos com o futuro, ou quando as esperanças e expectativas forem frustrados. Provérbios 16.3: “Entregue as suas obras ao SENHOR, e o que você tem planejado se realizará.” E o outro texto, Romanos 8.28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Se você ama a Deus de todo o seu coração, essa esperança é viva, de que todas as coisas vão acontecer para o seu bem, mesmo que para você possam parecer estranhas ou ruins. Deus não é mentiroso, Ele é fiel e cumpre os seus planos.