Sem título Sermão (18)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

João 3.3 RA
A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
INTRODUÇÃO: O turno da noite é misterioso e fascinante, pois ao mesmo tempo que causa assombro e temor, gera também paz e descanso. O turno da noite traz para algumas pessoas o ambiente propício para realizarem suas maldades, enquanto que para outras a inspiração para grandes feitos.
Foi aproveitando o turno da noite que Mark Chapman deu 4 tiros em John Lennon, o grande ídolo seu, e no turno da noite um Congolês foi espancado até a morte essa semana no Rio. Mas foi no turno da noite que Martinho Lutero, no século XVI, com o coração angustiado por não encontrar um caminho para salvação, leu a luz de velas que “o justo viverá pela fé”. Ali ele descobriu que a salvação é pela fé em Jesus somente, desencadeando com isso o inspirador movimento da Reforma Protestante. O turno da noite tem esse misterioso fascínio.
A Bíblia conta a história de um homem que escolheu o misterioso turno da noite para uma visita a Jesus. Não se sabe os motivos que o levaram a estar com Cristo durante a noite, mas o certo é que em meio à escuridão daquele ambiente ele viu uma luz tão intensa que clareou seu entendimento e o fez descobrir O QUE REALMENTE IMPORTA NA VIDA.
PROBLEMATIZAÇÃO: Talvez você esteja caminhando na escuridão, tentando descobrir caminhos novos para sua vida, se entregando ao que não é fundamental em seu viver, tateando objetos que tem formato de beleza, mas expostos à clara luz, revelam dor e decepção. Espero que a luz do Evangelho nos livre dos enganos e traga às nossas trevas a clareza do QUE REALMENTE IMPORTA NA VIDA.
CONTEXTUALIZAÇÃO: O versículo 1 de João 3 nos apresenta o “homem do turno da noite”.
João 3.1 RA
Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
Esse homem TEM, É e FAZ coisas admiráveis. Ele TINHA um nome de muito peso entre o povo e de muito significado. NICODEMOS significa “vitória do povo”. É para se orgulhar de um nome assim! Ele ERA um “FARISEU”, ou seja, de um partido que reconhecia o AT, a Lei como padrão de fé e vida. Estavam certos em muitos pontos doutrinários, tanto que Gamaliel e Paulo eram fariseus, mas o problema era que procuravam reconhecimento e mérito na religiosidade externa e exageravam na interpretação da Lei, especialmente o sábado. Contudo, eram profundos conhecedores da Lei, e Nicodemos era um Mestre da Lei. Nicodemos ainda FAZIA justiça julgando questões do povo, pois fazia parte da suprema corte dos judeus; era príncipe dos judeus.
Além de tudo isso, Nicodemos chegou diante de Jesus e reconheceu algo que poucos reconheciam na época: que Jesus era Mestre vindo de Deus.
João 3.2 RA
Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
Por causa dos sinais efetuados por Jesus, Nicodemos e outros mais (SABEMOS) tinham certeza de que era um enviado dos céus.
Diante de um homem importante, que TINHA um nome para se orgulhar, ERA um profundo conhecedor da Lei, FAZIA justiça ao povo pois era príncipe dos judeus e reconhecia Jesus como Mestre vindo dos céus, era natural que Jesus o saudasse e chamasse para um diálogo de alta erudição. Mas Jesus não olha o que o homem TEM, É ou FAZ externamente, mas olha o coração e vê se o que o homem TEM, É ou FAZ no coração é O QUE REALMENTE IMPORTA NA VIDA. Jesus olha nos olhos de Nicodemos e diz de forma surpreendente:
João 3.3 RA
A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Vamos ver 3 fatores que determinam O QUE REALMENTE IMPORTA NA VIDA. O primeiro é
1 - TER UMA NOVA VIDA
Jesus constrói o diálogo desconstruindo tudo o que Nicodemos achava TER, SER e FAZER. Ter um bom nome é importante, mas não o mais importante na vida, pois carregar um bom nome, ser mestre da lei e fazer justiça pelo povo sem ter uma nova vida não faz sentido no que diz respeito à salvação. Todas as credenciais de Nicodemos para ver o Reino dos céus foram desqualificadas pelo Mestre que veio do céu.
Jesus quer desconstruir o que pensamos que TEMOS, SOMOS OU FAZEMOS. Todas as credenciais humanas que lutamos para obter são insuficientes para herdarmos a vida eterna, pois estão em segundo plano na ótica divina. O que realmente importa para herdarmos a vida eterna é termos uma nova vida.
Certa vez um jovem rico se aproximou de Jesus, querendo saber como herdar a vida eterna. Jesus disse a ele para guardar os mandamentos, e ele disse que já fazia isso há muitos anos. Jesus então disse a ele algo que o chocou:
Mateus 19.21–22 RA
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.
Aquele jovem tinha conduta exemplar, assim como Nicodemos, “o homem do turno da noite”. Porém, faltava-lhe O QUE REALMENTE IMPORTA NA VIDA: nascer de novo. Ter uma nova vida em Cristo, e não nas riquezas. Nicodemos precisava de uma nova vida em Cristo, e não no bom nome, na lei ou na justiça humana.
Nicodemos ficou totalmente perturbado com a fala provocativa de Jesus, mas não saiu triste como o jovem rico. Ele queria então entender melhor sobre o assunto, e começou uma sequência de perguntas:
João 3.4 RA
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
E Jesus muito tranquilamente, enfatizou o que havia dito, e acrescentou mais um fator ao QUE MAIS IMPORTA NA VIDA é
2 - TER UMA NOVA VIDA CONDUZIDA PELO ESPÍRITO
João 3.5–7 RA
Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
Ter uma nova vida é ser nascido do alto, de cima, do Espírito que invade a alma e a transforma com poder. Nascemos na carne, desejosos pela carnalidade podre, pela indecência, imoralidade, depravação. Por mais que tentemos TER, SER OU FAZER coisas boas, isso tudo estará sendo carregado por uma essência de carnalidade, pois o que é nascido da carne é carne, e precisa ser reavivado pelo Espírito.
Ezequiel teve uma visão no capítulo 37 de seu livro, que representa o que é o homem natural, nascido da carne. Ele viu um vale de ossos secos. É isso que somos sem a nova vida conduzida pelo Espírito. É isso que somos, mesmo TENDO, SENDO OU FAZENDO coisas boas que são secundárias no plano de salvação. Sem o novo nascimento no Espírito continuaremos secos, sem condições de levantarmos, a menos que a Palavra do alto venha e efetue a transformação:
Ezequiel 37.5–6 RA
Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor.
Esse novo nascimento, que realmente importa na vida, vem do alto, vem de Deus, e vem como vento, soprando quando e como quer. Foi assim na visão, quando Deus disse
Ezequiel 37.9 RA
Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
Foi esse o exemplo dado por Jesus a Nicodemos
João 3.8 RA
O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Só o Espírito para trazer a nós a nova vida que realmente importa.
Mas Nicodemos ainda estava confuso, talvez como você está agora. Fez então sua última pergunta, que soou como um clamor desesperado para que Jesus explicasse como isso seria na prática.
João 3.9–10 RA
Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?
Então Jesus iniciou um discurso maravilhoso, com Nicodemos totalmente mudo a partir daí. Jesus apresentou o fator prático para se ter a nova vida que realmente importa.
3 - TER UMA NOVA VIDA QUE SIGA MIRANDO A CRUZ
Para clarear o entendimento obscuro de Nicodemos, “o homem do turno da noite”, Jesus usa um acontecimento bem conhecido por Nicodemos, ocorrido nos tempos de Moisés em Números 21.
João 3.14–15 RA
E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
O que realmente importa é seguir mirando a Cruz, pois nela nosso velho homem foi morto com Cristo, e com Ele ressuscitou.
Nós vivemos em meio a um terrível deserto, e nascemos picados pela serpente venenosa do pecado. Todos pecamos e carecemos da glória de Deus. A única solução para nós é a nova vida que só temos mirando o sacrifício de Cristo na Cruz. A Ceia nos lembra disso, e nos provoca uma fria reflexão em como está nossa vida. Estamos mirando coisas que não são importantes para salvação, ou mirando o que realmente importa, que o corpo levantado na Cruz, o sangue derramado na Cruz, simbolizados nos elementos da Ceia? A mesa do Senhor nos apresenta o que realmente importa na vida: NASCER DE NOVO, NASCER NO ESPÍRITO E SEGUIR MIRANDO A CRUZ. Tudo isso Naquele que é o mais importante em nossa vida: JESUS!
CONCLUSÃO: Em meio à escuridão daquela noite em Jerusalém, Nicodemos recebeu a luz de Jesus para entender que Cristo é o que importa em sua vida. Se Nicodemos tinha um nome que carregava a vitória do povo, Jesus mostrou a Ele que nenhum homem pode dar a vitória que a Cruz ofereceu. Se Nicodemos era profundo conhecedor da Lei, Jesus foi o único a cumprir a Lei. Se Nicodemos era Príncipe dos Judeus, Jesus é Rei das nações. Ele é maior. JESUS É O MAIS IMPORTANTE EM NOSSA VIDA.
Related Media
See more
Related Sermons
See more