A Missão do Filho: Comunhão Compartilhada

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Handout
João 5.19–30 NAA
Então Jesus lhes disse: — Em verdade, em verdade lhes digo que o Filho nada pode fazer por si mesmo, senão somente aquilo que vê o Pai fazer; porque tudo o que este fizer, o Filho também faz. Porque o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz; e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vocês fiquem maravilhados. Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. E o Pai não julga ninguém, mas confiou todo julgamento ao Filho, para que todos honrem o Filho assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. — Em verdade, em verdade lhes digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade lhes digo que vem a hora — e já chegou — em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem. Não fiquem maravilhados com isso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a voz dele e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. — Eu nada posso fazer por mim mesmo; assim como ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.
Introdução:
Jesus não se intimida porque os judeus queriam matá-lo pelo fato de Ele ser o Filho de Deus e afirmar isso para eles. Ele não só continua a afirmar que é o Filho de Deus, mas a explicar com mais detalhes esse fato.
A fonte do poder do Filho estar no Pai - Vs.-19-21: “19 E disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer por si mesmo, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho faz também."20"Porque o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que ele mesmo faz; e lhe mostrará obras maiores que estas, para que vos admireis."21 Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos e concede-lhes vida, assim também o Filho concede vida a quem ele quer.
O Filho tem autoridade e honra - Vs. 22-23: 22 Porque o Pai não julga ninguém, mas entregou ao Filho todo o julgamento, 23 para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.
Enfases da vida eterna - Vs. 24-25: 24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não vai a julgamento, mas já passou da morte para a vida. 25 Em verdade, em verdade vos digo que virá a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
Quem ouve e crê em Deus verdadeiramente já tem a vida eterna - Vs.24.
A promessa de vida aos mortos já se cumpriu - Vs.25.
No Pai, o Filho tem vida em Si mesmo e autoridade para julgar - Vs. 26-27: 26 "Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo;" 27 e deu-lhe autoridade para julgar, pois ele é o Filho do homem.
Julgar para a eternidade toda a humanidade de forma justa - Vs. 28-30: 28 "Não vos admireis disso, porque virá a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão; "29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem feito o mal, para a ressurreição da condenação. 30 "Não posso fazer coisa alguma por mim mesmo; conforme ouço, assim julgo; e o meu julgamento é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou."
Agora, em Deus, por meio de Cristo, toda a humanidade estará debaixo do Seu juízo.
Conclusão:
Jesus, no Pai, tem todo o poder, autoridade e honra. Único capaz de nos dar a vida eterna e julgar a todos, de todos os tempos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more