SERVINDO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

SERVINDO Hebreus 6: 10

V. 10 - Temos um problema aqui.
Temos aqui uma dificuldade, porque parece o terxto dizer que Deus é obrigado pelos serviços dos homens: “Estou convencido”, diz ele, “quanto à sua salvação, porque Deus não pode esquecer suas obras”. Ele parece assim construir a salvação nas obras e fazer de Deus um devedor para elas. E os sofistas, que opõem os méritos das obras à graça de Deus, fazem grande parte dessa frase: “Deus não é injusto”. Pois eles concluem que seria injusto para ele não render para as obras a recompensa da salvação eterna. A isto, respondo brevemente que o Apóstolo não fala aqui declaradamente da causa de nossa salvação, e que, portanto, nenhuma opinião pode ser formada a partir desta passagem sobre o mérito das obras, nem pode, portanto, ser determinado o que é devido às obras. As Escrituras mostram em todos os lugares que não há outra fonte de salvação senão a misericórdia gratuita de Deus: e que Deus em todos os lugares promete recompensa às obras, isso depende dessa promessa gratuita, pela qual ele nos adota como filhos e nos reconcilia consigo mesmo por não imputando nossos pecados. A recompensa é reservada para as obras, não por mérito, mas apenas pela graça de Deus; e, mesmo assim, essa recompensa gratuita de obras não ocorre, exceto se formos recebidos em primeiro lugar pela gentil mediação de Cristo.
Estas obras tem três dimensões:
1 - CONTINUEMOS SERVINDO AOS SANTOS
Nós não cremos que todos os irmãos vão ser pastores e vão pregar num púlpito, mas nós cremos que cada membro é um sacerdote, cada membro é alguém que pode ser usado pelo Senhor para edificação do Corpo de Cristo. Você é alguém que pode orar por irmãos que estão em necessidade e Deus vai te ouvir; você é alguém que pode evangelizar e falar de Jesus para as pessoas e essas pessoas serão salvas; você é alguém que pode ajudar os mais novos na fé; você é alguém que pode servir a igreja através dos seus dízimos e das suas ofertas; você é alguém que pode servir a igreja de várias maneiras. É ISSO O QUE DEUS ESPERA DE NÓS. O SENHOR DEU DONS A CADA UM DE NÓS E ELE ESPERA QUE VOCÊ USE ESSE DOM EM PROL DO REINO DELE.
2 - TRABALHAR COM PLENA ESPERANÇA NELE
Quantas vezes nós fazemos coisas para Deus esperando o reconhecimento de alguém? Ou um elogio? Ou um obrigado? Gratidão? E, ISSO NÃO VEM. E, O QUE É PIOR, NÓS FICAMOS CHATEADOS. Sirva os irmãos sim, sirva a igreja sim, trabalhe em prol do Reino de Deus sim com o melhor que você puder, sirva na sua célula, ajude o seu líder, mas faça tudo isso como se você estivesse fazendo para Deus; porque é dEle que você vai receber a sua recompensa (Cl 3:23-24). Voltando lá para Hebreus 6 no começo do versículo 10 também diz assim: “Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome…”
Muitas vezes não é fácil continuar servindo com diligência. As vezes é um desânimo ou uma desmotivação que toma conta do nosso coração. As vezes nós ficamos desapontados com algumas coisas. As vezes é essa rotina cansativa que nós enfrentamos no dia a dia. Mas vale a pena servir a Deus, vale a pena colocar o seu coração na obra do Senhor. E, sabe por que? Porque tudo o que nós fazemos fica registrado diante de Deus. E, a própria Palavra diz que Deus não é injusto para se esquecer do seu trabalho.
3 - FÉ E LONGANIMIDADE
O maior teste é quando o Senhor promete algo a nós, nós não sabemos quando essa promessa vai se cumprir e então nós temos que esperar.
As coisas de Deus não têm que ser demoradas. Mas entre a promessa e o cumprimento existe o fator tempo e o que Deus espera de nós é que guardemos a fé e a paciência no nosso coração. A própria Bíblia diz que quem vai herdar as promessas são aqueles que têm fé e longanimidade. Hebreus 6:15 diz assim: “E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa.”. Você já percebeu como é fácil perder a paciência? No trânsito nós podemos ver isso de uma maneira clara. Quando você está atrasado para o trabalho, por exemplo, e tem um engarrafamento enorme, o que é que você faz? Tem gente que começa a ficar agoniado, buzina, começa a gritar e muitas vezes vai tentando achar caminhos alternativos e as vezes acabam pegando um caminho que demora ainda mais. E, isso acontece também na nossa vida espiritual quando as promessas de Deus não estão se cumprindo no tempo que nós esperamos. Nós tentamos ajudar o Senhor e buscamos outros caminhos e queremos adiantar as coisas. Foi isso o que aconteceu com Abraão. Deus tinha prometido um filho para ele e nada desse filho chegar. Então, ele decidiu ajudar. Ele se deitou com uma serva e teve um filho com ela. E, sabe qual foi o resultado dessa falta de paciência de Abraão? O Senhor ficou 10 anos sem falar com Abraão. Foram mais 10 anos de espera até Isaque chegar. Infelizmente muitos de nós agimos como Abraão e deixamos de receber coisas da parte de Deus porque não temos paciência para esperar. Deus fez alguma promessa para você? Você tem alguma palavra de Deus queimando no seu coração? Deus é fiel para cumprir todas elas. Você crê nisso?
Related Media
See more
Related Sermons
See more