O Jovem Rico, sermão celula

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 51 views
Notes
Transcript

Mateus 19.16A

Um jovem, se aproxima de Jesus, nos outros evangelhos de marcos e lucas, mostra mais detalhes de quem ele é:
Primeiramente diz que ele é jovem: Provavelmente cheio de saúde, força, sonhos e motivações, perfeito para investir no reino de Deus.
Em segundo lugar diz que: Ele é muito rico, cheio de propriedades, tinha tudo que o dinheiro poderia oferecer: casas, conforto, luxo, tudo do bom e do melhor.
Em terceiro lugar diz que ele é um homem importante: Apesar de ser jovem, já era rico, era um homem influente, era um líder e tinha grande reputação na sociedade.
Vemos que mesmo tendo toda essa riqueza, sendo jovem, e um cara influente na sociedade; a alma dele ansiava por algo alem, algo que o dinheiro e nem o poder poderia comprar, a sua riqueza não preenchia o vazia do seu coração.

Mateus 19.16B

A Palavra continua dizendo que ele vai ao encontro de Jesus; ele fez a melhor decisão da sua vida, estava com problemas na sua alma, alma dele ansiava pela vida eterna, ele foi a Jesus,o medico de almas, o único que poderia livrar ele desse vazio interno. No evangelho de Marcos, mostra que ele corre em direção a Jesus, e ajoelha aos pés do Senhor, isso mostra o quanto ele queria se livrar desse vazio, o quanto a alma dele estava necessitando. Ele faz a pergunta a Jesus, a pergunta a qual ele estava esperando a vida toda: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? No evangelho de Marcos, mostra que Jesus olha para ele, com um olhar de amor. Isso era a coisa que ele mais queria na sua vida, mas será que ele estava disposto a pagar o preço da renuncia?

Mateus 19.17

Jesus, responde a ele, dizendo: Se você quer entrar na vida eterna, guarde os mandamentos. Aqui, Jesus, não esta falando que a salvação é por cumprir a Lei, a salvação é por meio da fé em Jesus Cristo. Jesus conhecia o seu coração, e essa perguntou testou ele.

Mateus 19.18-19

O jovem, pergunta quais mandamentos ele deveria guardar; Jesus responde: Não mate, não cometa adultério, não furte, não dê falso testemunho, honre o seu pai e sua mãe e ame o seu próximo como você ama a si mesmo. Jesus mostra a lei para revelar o seu coração, a Lei de Deus é como um espelho, quando enxergamos a Lei, vemos que somos incapazes de alcançar a salvação pela nossa própria força.

Mateus 19.20

Mas o Jovem, responde: ‘’ Tudo isso eu já faço, oque me falta ainda? ‘’ Vemos aqui o quão enganado ele estava acerca da salvação, achando que pelas obras externas ele conseguiria alcançar a salvação, ele não conseguiu se enxergar como pecador que ele era, o quão necessitado de Deus todos nós estamos. Ele não compreendeu isso, ao contrario, com orgulho responde que tudo isso ele já o faz, do que ele precisa mais? Ele queria salvação pelas obras, e não pela graça. Na visão dele, ele tinha cumprido todas as exigências da salvação, que era perfeito. Mas, Jesus, arranca dele essa falsa visão, pois, Jesus, verdadeiramente conhece nosso coração, o quão pecaminoso nós somos, ninguém passa batido nas exigências da Lei, Jesus, faz a ele um pedido que colocaria sua falsa perfeição a prova.

Mateus 19.21

O Jovem, diz que toda a Lei ele cumpria. Jesus, responde a ele: Se você quer ser perfeito… Jesus quando mostra ele a Lei, e o Jovem diz que tudo ele já fazia, oque ele poderia fazer mais, mostra um coração orgulhoso, vaidoso e muito egocêntrico; Jesus, manda o jovem vender o seus bens, e distribuir o dinheiro com os pobres. Se ele ama o próximo, ele faria isso que Jesus ordenou, se ele ama a Deus acima do seu dinheiro, ele não se importaria em dividir a sua riqueza com os necessitados. Jesus, diz a ele que fazendo tal, ele teria tesouro nos céus, oque Jesus quer dizer com isso? Ta dizendo que, a riqueza espiritual, a vida eterna, o estar presente com ele no céu, é a maior riqueza que um homem poderia ter na vida. Jesus continua dizendo: Depois disso, venha e siga-me; Devemos abandonar tudo aquilo que nos afasta de estar com Jesus, e segui-lo.

Mateus 19.22 Conclusão

Aprendemos aqui, que nossa alma necessita de Deus, riqueza nenhuma no mundo, nada material, supri a carência da nossa alma, devemos tomar uma atitude contraria a desse jovem, não criar ídolos nosso coração, nada pode nos salvar a não ser Cristo. O problema não é a riqueza, mas o amor a ela. Não é possuir dinheiro, mas o dinheiro nos possuir. Problema não é a riqueza, mas a riqueza ficar no lugar de Deus nas nossas vidas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more