Advertencia Divina
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Uzias rei de Judá, e Jeroboão II, de Israel (ambos reinaram no mesmo período), desfrutaram de paz e prosperidade. Os inimigos militares estavam quietos ou haviam sido esmagados.
A Assíria havia derrotado a Síria, permitindo que Jeroboão II ampliasse suas fronteiras (ver II Reis 14.25). O comércio trouxe novo surto de riquezas. Tanto Judá (ao sul) quanto Israel (ao norte) cresceram. qualquer ameaça parecia remota àqueles que descansavam na prosperidade de Israel.
Sucedeu que a prosperidade material, como é habitual, provocou suas corrupções sociais e religiosas.
A vida fácil estava debilitando moralmente o povo (ver Amós 2.6-8; 5.11,12). Amós sentiu ser necessário denunciar a vida de luxo, a idolatria e a depravação moral do povo, advertindo sobre julgamento e o cativeiro final.
A adoração do Baal dos cananeus foi incorporada ao culto de Israel, A prostituição ritual fazia parte desse culto. Alcoolismo, violência, sensualidade e idolatria eram fatores constantes. Israel participava dessa corrupção (ver Amós 4.4,5 e 5.5), corrompendo totalmente o ideal do monoteísmo.
A degradação geral degenerou para a injustiça judicial, em que os ricos exploravam os pobres, produzindo um virtual estado escravocrata.
I. O SENHOR SOBERANO É SANTO; E CASTIGA OS QUE VIVEM EM PECADOS (Am 4.1-3) “Ouvi esta palavra, vacas de Basã, que estais no monte de Samaria, oprimis os pobres, esmagais os necessitados e dizeis a vosso marido: Dá cá, e bebamos. Jurou o Senhor Deus, pela sua santidade, que dias estão para vir sobre vós, em que vos levarão com anzóis e as vossas restantes com fisga de pesca. Saireis cada uma em frente de si pelas brechas e vos lançareis para Hermom, disse o Senhor.”
(vs 1-3). Amós acusa as mulheres de serem responsáveis pela maioria dos males em Israel.
EXPLICAÇÃO:
Basã, ficava a leste do Mar da Galiléia, era famosa por seu trigo e seus pastos, e especialmente por seu gado gordo e esplêndido (Dt. 32:14; Sl. 22:12; Ez. 39:18).
Quando Amós chama as mulheres de vaca de basã é uma censura às mulheres bem-alimentadas de Samaria, que eram parcialmente responsáveis pela injustiça que faziam aos homens por causa de sua vida luxuosa.
a) O castigo seria o cativeiro.
b) Deus no exercício de sua soberania permitiria que as mulheres de Samaria seriam levadas através de brechas abertas no muro; e, além disso, como gado bravo é levado com anzóis e seus descendentes (provavelmente filhas) com anzóis de pesca, isto é, argolas semelhantes a anzóis.
c) As mulheres de Israel seriam retiradas violentamente de suas cidades, pelo inimigo. “Tal como os peixes são retirados da água por meio de anzóis,
d) No mundo assírios os cativos são arrastados com anzóis presos à boca.
APLICAÇÃO:
Deus no exercício de sua soberania exige de seu povo que seja Santo assim como Ele é Santo.
Não permita que prosperidade material, atrapalhe o teu relacionamento com Deus, Israel prosperou materialmente, mas declinou-se espiritualmente
Amós foi levantado por Deus para denunciar o pecado do povo e chamá-lo ao arrependimento. Faça também você o mesmo.
Todos nós iremos prestar contas de nossos atos perante Deus
II. O SENHOR SOBERANO REJEITA A FALSA ADORAÇÃO.
(Vs 4-5). Neste oráculo a ironia tem a intenção de mostrar que quanto mais os israelitas visitavam os seus santuários, mais se afastavam de Deus.
EXPLICAÇÃO
“Vinde a Betel e transgredi, a Gilgal, e multiplicai as transgressões”.
Betel era a cidade onde ficava o principal santuário nacional, e Gilgal era igualmente importante cidade-santuário. Os israelitas, pois, receberam ordens para prosseguir em suas práticas pagãs, enquanto podiam fazê-lo; que realizassem seus sacrifícios habituais e efetuassem outras práticas, como entregar os dízimos e as festividades.
Betel, como um santuário idólatra, foi estabelecida no começo da história da nação de Israel, depois que está se separou da parte sul do país.
Ver sobre o pecado de Jeroboão, em I Reis 12.28 ss., e como ele fez Israel cair no pecado, em I Reis 15.26 e 16.2.
Em Gilgal foram postas as pedras memoriais que assinalaram a entrada do povo de Israel na Terra Prometida (ver Jos. 4), um lugar que permaneceu como centro de adoração e como local de visita de peregrinos,
Os santuários estavam poluídos por toda a forma de idolatria. Yahweh convocou aqueles perversos ao santuário central de Betel para que prosseguissem com suas profanações.
Esse é um convite irônico, dirigido a um povo que não podia mais arrepender-se. Portanto, deviam continuar com suas profanações, até que a ira do Soberano Senhor os derrubasse por terra.
Note o leitor que eles sacrificavam com fermento, algo que tinha sido especificamente proibido pela lei mosaica (ver Êx 23.18; Lev. 7.12; ).
OS ISRAELITAS ESTAVAM PRESTANDO CULTO A DEUS SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS ORIENTAÇÕES DA LEI MOSAICA, POIS ISSO DEUS OS REPROVOU.
Os adoradores eram muito observadores dos detalhes na realização do ritual, porém suas mãos estavam poluídas e seus corações eram perversos.
APLICAÇÃO.
(Jo 4. 24). Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".
4.21-24"Deus é Espírito" significa que o espaço físico não o limita. Está presente em todo lugar e pode ser adorado em qualquer lugar, a qualquer hora.
NÃO É ONDE ADORAMOS O QUE CONTA, A NÃO SER COMO ADORAMOS.
Como estamos adorando a Deus? Como estar seu relacionamento com Deus? Com sua palavra e com a oração? Com seu próximo?
Deus busca nesta noite homens e mulheres, jovens e crianças que vivam em constante adoração a Ele.
III. O SENHOR SOBERANO CHAMA O POVO AO ARREPENDIMENTO. (Vs 6-13)
Todas as aflições que foram descritas (vss. 6-11) tinham por propósito obter a atenção dos perversos israelitas. Sofrendo tais aflições, Israel seria forçado a encontrar-se com seu Deus como Juiz e Castigador.
Os Israelitas estavam com os corações contaminado pelo pecado, que não se arrependeram e não voltaram para o Senhor. Pois isso foram exterminados pelos assírios em 722.
APLICAÇÃO.
(Atos 17. 30-31). No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos".
Deus soberano exige que todas as pessoas se arrependam de seus pecados e voltem-se para Ele.
Tome uma atitude agora, arrependa-se de seus pecados e entregue sua vida a Jesus e seja um verdadeiro adorador.
Conclusão.
Diante do que foi abordado, conclui-se: que O SENHOR SOBERANO É SANTO; E CASTIGA OS QUE VIVEM EM PECADO, O SENHOR SOBERANO REJEITA A FALSA ADORAÇÃO e por fim, O SENHOR SOBERANO CHAMA O POVO AO ARREPENDIMENTO. Porque um dia Ele como Criador e Juiz soberano do universo irá julgar todas nossas ações.