Uma Saudação com muitas lições para os nossos dias - I Tm 1.1-2

Cartas Pastorais - I Timóteo   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Introdução -

* O tema de 1 Timóteo é claramente visto em 3.14-15. Ele queria que Timóteo soubesse como os cristãos e a liderança deveria proceder / viver na casa de Deus. Os crentes são a casa de Deus ou seu santuário (1Co 3.16; 6.19; 2Co 6.16)

Saudação da Carta - 1.1-2

* Paulo se apresenta primeiro como apóstolo de Cristo Jesus. Um apóstolo é alguém chamado e comissionado por Jesus. Ele não se autointitula e nem é escolhido por homens.
o próprio Jesus preparou os apóstolos para uma tarefa especial.
Paulo apresenta Deus como Salvador - v.1 / Deus é o salvador dos homens, porque deseja a salvação deles. enviou seu filho para cumprir o trabalho de redenção e concede vida eterna.
Paulo apresenta Jesus como nossa esperança - v.1 / Jesus é a fonte da nossa esperança. A presença de Jesus é a nossa esperança de Glória (Cl 1.27). a esperança do cristão é uma pessoa!
Timóteo “verdadeiro filho na fé” - essa expressão pode indicar que Timóteo foi salvo por meio do apóstolo. Um verdadeiro filho na fé, alguém que Paulo podia confiar. Todo que recebe Cristo, torna-se filho de Deus (Jo 1.12).

O desejo de Paulo para Timóteo e para nós hoje, é de que Deus derrame Graça, Misericórdia e Paz v.2b

Graça é o favor imerecido de Deus em operação no nosso coração. Essa Graça gera uma Paz interior que é o resultado da nossa justificação Rm 5.1. Esta Graça e Paz tem sua oriem em Deus o Pai, e foi concedida por meio de Cristo Jesus.
Misericórdia descreve a cuidadosa compaixão de Deus e proteção ao necessitado.
A divindade de Cristo está presente nesse versículo, em que Paulo o descreve como igual ao Pai. A palavra “Senhor” “Kyrios”.
Em Marcos 12.35-37 Jesus é ao mesmo tempo filho de Davi e Senhor de Davi. ele é da descendência de Davi segundo a carne, mas ele precede a Davi, é o Senhor de Davi e seu reino jamais terá fim.
Related Media
See more
Related Sermons
See more