ELIAS E O MINISTÉRIO PROFÉTICO 1 REIS 19.1-18

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

1. EM QUE CONSISTE O MINISTÉRIO PROFÉTICO?

TRATAVA-SE DE UM MINISTÉRIO INDIVIDUAL E CIRCUNSTANCIAL: ERAM CHAMADOS EM LUGARES E SITUAÇÕES ESPECÍFICAS PARA TRAZER O POVO DE VOLTA PRA DEUS.
ERAM PORTA-VOZES DE DEUS: FALAVAM INSPIRADOS PELO ESPÍRITO DE DEUS, EM NOME DO SENHOR.
ERAM VIDENTES: O ESPÍRITO CONCEDIA VISÕES E REVELAÇÕES.
SENTINELAS: DEVERIAM SE POSICIONAR DIANTE DA REALIDADE CAÓTICA DOS POVOS E NAÇÕES, ASSIM COMO AUTORIDADES.
A IGREJA, ASSIM COMO OS PROFETAS, TAMBÉM POSSUEM UM CHAMADO DA PARTE DE DEUS PARA SE POSICIONAR DIANTE DA REALIDADE.
1Reis 18.15–21 RA
15 Disse Elias: Tão certo como vive o Senhor dos Exércitos, perante cuja face estou, deveras, hoje, me apresentarei a ele. 16 Então, foi Obadias encontrar-se com Acabe e lho anunciou; e foi Acabe ter com Elias. 17 Vendo-o, disse-lhe: És tu, ó perturbador de Israel? 18 Respondeu Elias: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes os baalins. 19 Agora, pois, manda ajuntar a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas do poste-ídolo que comem da mesa de Jezabel. 20 Então, enviou Acabe mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo. 21 Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

2.EXPERIMENTAMOS PERSEGUIÇÃO E ESGOTAMENTO

1Reis 19.1–4 RA
1 Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. 2 Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles. 3 Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. 4 Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.
DEPOIS DE GRANDES SINAIS E MUITAS VITÓRIAS, O TEMOR TOMOU O CORAÇÃO DE ELIAS.
SATANÁS CONTINUA BUSCANDO UMA FORMA DE NOS DERRUBAR.
VIVER E CUMPRIR O PROPÓSITO DE DEUS NÃO NOS LIVRA DE SOFRIMENTOS E ANGÚSTIAS, MAS PRECISAMOS APRENDER A LIDAR COM OS MOMENTOS DE CRISE.
PRECISAMOS SER VERDADEIROS.
PRECISAMOS DE UM TEMPO DE RECLUSÃO, REFLEXÃO E ORAÇÃO.
DEUS SEMPRE ESTARÁ PRESENTE!
1Reis 19.4–8 RA
4 Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. 5 Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6 Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7 Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. 8 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
DEUS NOS CONHECE INTIMAMENTE, PROVIDENCIANDO JUSTAMENTE O QUE NECESSITAMOS.

3. DEUS SEMPRE NOS RESPONDE, MINISTRA A CURA E NOS GUIA.

DEUS NOS CONVIDA PARA UMA JORNADA DE CRESCIMENTO E REVELAÇÃO DE SEU CARÁTER E PROPÓSITO.
1Reis 19.8–9 RA
8 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. 9 Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
PRECISAMOS ABRIR O CORAÇÃO E EXPOR NOSSOS MOTIVOS.
É PRECISO APRENDER A OLHAR COM A PERSPECTIVA DE DEUS E NÃO COM NOSSA IMPRESSÃO SOBRE AS COISAS.
1Reis 19.10 RA
10 Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
DEUS SE MANIFESTA DE FORMAS QUE NÃO ESPERAMOS.
É PRECISO ESTAR SENSÍVEL AO ESPÍRITO SANTO.
1Reis 19.11–13 RA
11 Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto; 12 depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave. 13 Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
DEUS LEVA ELIAS AO LUGAR ONDE ELE SE MANIFESTOU A MOISÉS. SUA ALIANÇA PERMANECE, SEU PROPÓSITO É ETERNO.
ASSIM COMO ELIAS NÓS COMO SERVOS DO SENHOR LIDAMOS COM DESAFIOS EXTREMOS, PORÉM, DEUS É FIEL PARA NOS RESTAURAR E NOS FORTALECER NA CAMINHADA.
Romanos 8.25–39 (RA)
25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.
28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more