O SENHOR DA VINHA - Marcos 11:27-12:12
Exposição do Evangelho de marcos • Sermon • Submitted
0 ratings
· 33 viewsNa parábola que se segue, Jesus não apenas expõe a pecaminosidade dos judeus religiosos, mas também exalta a majestade do Deus Todo-Poderoso.
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Os eventos em nosso texto ocorrem na terça-feira da semana da paixão de nosso Senhor. Jesus está caminhando para o Calvário, mas antes de chegar lá, Ele deve lidar com a pecaminosidade da nação de Israel.
Apenas um dia antes desses eventos, Jesus entrou no Templo e ... (ver 11:15-17).Isso fez com que os líderes religiosos, que lucravam com essa atividades religiosas espúrias, procurassem uma maneira de destruir Jesus (ver 11:18).
Agora, Jesus está de volta ao Templo e esses homens veem sua chance de desacreditar Jesus, ao quetioná-lo com que autoridade Jesus estava fazendo as coisas que faz, vv. 27-28. Jesus não caiu na armadilha deles...
Jesus sabia sob qual autoridade João havia operado. Jesus operava sob o mesmo poder: o poder de Deus! Mas, Jesus também sabia que esses homens nunca admitiriam isso.
Esses líderes religiosos demonstraram claramente sua hipocrisia ao buscar uma resposta que os fizessem parecer bons. Se eles dissessem que João foi enviado por Deus, então Jesus exporia sua hipocrisia, porque eles rejeitaram a mensagem e o ministério de João. Se eles dissessem que João estava operando sob seu próprio poder, eles enfrentariam a fúria do povo, porque a maioria dos israelitas acreditava que João era um verdadeiro profeta enviado por Deus, vv. 31-32 .
Em vez de se posicionar, esses homens optaram por não responder, v. 33a . Ao ouvir a resposta deles, Jesus se recusou a respondê-los, v. 33b.
Jesus poderia ter permitido que o assunto morresse ali mesmo, mas aproveitou a oportunidade para expor os líderes religiosos sua hipocrisia.
Na parábola que se segue, Jesus não apenas expõe a pecaminosidade dos judeus religiosos, mas também exalta a majestade do Deus Todo-Poderoso.
Em vez de me concentrar na atitude negativa dos judeus, quero me concentrar nas maneiras como Deus é revelado nesta parábola.
Deus é O Senhor da Vinha . E como o Senhor da vinha, Ele é bom, grtaciosos e glorioso.
E aqueles que rejeitam a graça de Deus eventualmente enfrentarão a ira de Deus Com isso em mente, vamos observar as maneiras como O Senhor da Vinha é revelado nesta parábola.
I. O SENHOR DA VINHA E SUA BONDADE (Mc. 12.1)
I. O SENHOR DA VINHA E SUA BONDADE (Mc. 12.1)
A. DESCRIÇÃO DA VINHA (V.1)
A. DESCRIÇÃO DA VINHA (V.1)
1. Nesta parábola, o Senhor da vinha é Deus. A vinha é Israel. Os lavradores são os líderes religiosos judeus. Os servos são os profetas que Deus enviou a Israel. O bem-amado filho único do senhor da vinha é o Senhor Jesus.
2. Com isso em mente, fica claro que o versículo 1 se refere à bondade de Deus para com Israel. A nação de Israel era muitas vezes retratada como uma videira. Em Isaías 5:1-7 , isso fica bem claro.
B. DESCRIÇÃO DO AMBIENTE
B. DESCRIÇÃO DO AMBIENTE
Na verdade, precisamos ter o ambiente em nossas mentes para que possamos entender um pouco melhor o cenário.
1. Jesus está compartilhando a parábola enquanto está no Pátio dos Gentios. Logo acima está o Monte das Oliveiras com seu lado literalmente coberto de videiras. Do outro lado está o majestoso templo construído pelo rei Herodes. Na porta desse templo está esculpida uma enorme e magnífica videira. Essa videira é embelezada com folhas de prata e ouro puros. As uvas penduradas são joias preciosas. Muitas vezes, os judeus ricos acrescentavam outra folha cara ou outra pedra preciosa a essa videira. Os líderes judeus não têm dúvidas sobre o que o Senhor está falando nessa parábola. Ele está falando sobre a nação de Israel.
2. Deus havia ternamente levantado Sua videira em uma terra chamada Egito. Então, Ele pegou aquela videira e a transportou pelas areias ardentes do Sinai e a plantou em Canaã. Ali criou raízes e ali floresceu. Deus havia dado à Sua videira uma boa terra para crescer. Ele havia dado a Sua Palavra. Ele lhe dera Sua proteção. Pelo próprio testemunho de Deus, Ele fez tudo o que poderia ter feito para garantir o sucesso da videira chamada Israel. Isaías 5:4a: “ O que mais poderia ter sido feito à minha vinha, que eu não tenha feito nela? ”
3. Apesar da bondade e amor de Deus para com Israel, ela nunca retribuiu esse amor a Ele. Isaías 5:4b: “Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas?”
4. Ainda assim, Deus continuou a cuidar de Sua videira; para abençoar Sua videira; para proteger Sua videira e preparar Sua videira. E, apesar de sua desobediência, Israel foi forçado a admitir a bondade de Deus, Sl. 73:1 “Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo.”
5. Não há dúvida de que cada um de nós, salvo por Jesus, deveríamos confessar que Deus tem sido bom para nós! Não somos Israel, mas houve um dia em que Ele veio até nós em nosso Egito, desenterrado pelas raízes e nos transplantou para um novo país (Ef. 2:1-22; Cl. 1:12-14 “dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. Ele nos libertou do império das trevase nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.”
Deus tem sido bom para nós!
6. Adicione à nossa salvação todas as bênçãos que Ele nos deu. Adicione a isso todas as orações que Ele respondeu. Acrescente a isso o fato de que Ele está sempre conosco; que Ele nos ama eternamente; que Ele atende às nossas necessidades; e dez mil outras verdades; e devemos confessar que Deus é bom para o Seu povo!
6. Des é bom também para quem nem o conhece. Considere essa terra que Deus dá a todas as pessoas para desfrutar. Considere a comida e a água que Ele dá a todas as pessoas para nutrir seus corpos. Considere o ar que Ele dá a todas as pessoas para respirar. Considere o fato de que Ele permite que as pessoas que O desprezam, O rejeitam e O odeiam continuem vivendo do lado certo da sujeira. Considere o fato de que, se você não for salvo hoje, você ainda não está no inferno! Considere essas coisas e pelo menos reconheça que Deus é bom para todas as pessoas!
7. Visto que Deus é bom, Ele merece ser louvado por todos os seres viventes: “ Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor ” (Sl. 150:6).
II. O SENHOR DA VINHA E SUA GRAÇA (Mc. 12.2-8)
II. O SENHOR DA VINHA E SUA GRAÇA (Mc. 12.2-8)
A. A CONTRAPARTIDA DA GRAÇA
A. A CONTRAPARTIDA DA GRAÇA
1·Tendo plantado a vinha e feito todo o necessário para que a vinha prosperasse, o Senhor da vinha enviou seus escravos para recolher sua parte dos lucros. Era comum naqueles dias os proprietários de terras permitirem que os meeiros cultivassem a terra por uma porcentagem da colheita. O proprietário geralmente recebia entre um terço e metade. Os fazendeiros ficaram com o resto.
2. Quando esse proprietário de terras enviou seus escravos, eles foram tratados com crueldade pelos meeiros. O primeiro foi espancado, v. 3 . O próximo foi apedrejado e ferido na cabeça, v. 4 . O próximo foi morto, v. 5a . Depois disso, ele enviou um grupo constante de escravos para obter seus lucros e todos eles foram espancados ou assassinados pelos homens encarregados de cuidar da vinha, v. 5b .
3. Depois que todos os servos foram destruídos, o proprietário enviou seu único filho. Ele esperava que eles recebessem o filho como se ele fosse o próprio proprietário, v. 6. Mas, assim como destruíram todos os escravos que foram enviados, destruíram também o filho, v. 8. Eles acreditavam que matando o filho eles poderiam reivindicar a vinha para si mesmos, v. 7.
B. A RESPONSABILIDADE DA GRAÇA
B. A RESPONSABILIDADE DA GRAÇA
1· Essa seção da parábola destina-se a falar aos líderes religiosos de Israel. A eles foi confiado o bem-estar espiritual da nação. Uma e outra vez eles levaram a nação ao erro. Deus, em Sua infinita graça, enviou-lhes juízes, profetas e outros homens santos de Deus para conduzi-los de volta ao caminho certo. Cada vez que Deus enviava um homem de Deus, Israel se recusava a ouvir sua mensagem. Alguns foram espancados, alguns foram mortos, mas todos foram mandados embora de mãos vazias. Israel rejeitou profeta após profeta, culminando em João Batista. No entanto, Deus continuou enviando-lhes Seus homens e Sua mensagem. Que graça!
2. A mesma coisa é verdade hoje! Deus tem dado testemunho de Si mesmo aos homens em um esforço para chamar as pessoas pecadoras a Si mesmo. Considere o seguinte:
2.1. O testemunho de Deus está ao nosso redor – Sl. 19:1-4. O testemunho de Deus no mundo ao nosso redor deixa todas as pessoas sem desculpa diante dEle (Rm. 1:20).
2.2. O testemunho de Deus está dentro de nós – Rm. 2:14 nos diz que Deus escreveu Sua Lei em nossos corações. Mais uma vez, estamos sem desculpas!
C. A INSISTÊNCIA DA GRAÇA
C. A INSISTÊNCIA DA GRAÇA
1. Por que Deus ainda chama o rebelde para vir a Ele? Por que Ele ainda os alcança em um esforço para salvá-los?
1.1. Ele faz isso porque Ele é um Deus de infinito amor, graça e misericórdia. Ele faz isso porque deseja a salvação dos pecadores mais do que o julgamento deles no inferno - 2Pe. 3.9 “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.”
1.2. Deus faz isso para que você tenha a chance de ser salvo dos seus pecados. Deus faz isso para que seus entes queridos tenham a oportunidade de entrar no reino!
2. Não cometa o mesmo erro que os judeus da época de Jesus fizeram
2.1. Os judeus pensavam que matando o Filho poderiam ter a vinha para si. Aqueles homens religiosos nunca admitiriam isso, mas eles queriam ser seu próprio deus. Eles queriam comandar o show. Eles queriam tudo para si. Eles queriam a riqueza, a glória e o poder, e não queriam compartilhar com ninguém, principalmente se essa pessoa fosse um inculto, carpinteiro sem pedigree de Nazaré! Eles não podiam suportar os pensamentos de reconhecer Jesus como Messias e Deus.
2.2. O que eles não entenderam, e o que muitas pessoas ainda não entenderam, é que quando você recebe o Filho, você recebe a vinha e tudo que há nela! Quando você recebe o Filho, você se torna um filho de Deus, 1Jo. 3:1-3 Quando você recebe o Filho, você se torna um co-herdeiro com Ele, Rm. 8:17. Quando você recebe o Filho, você recebe todas as bênçãos que o Céu tem a oferecer, Ef. 1:3.
2.3. Quando você tem Jesus, você tem tudo! Você tem vida abundante aqui, Jo. 10:10 , e vida eterna no futuro, Jo. 10:28.
3. Tudo isso são produtos da paciência e graça de Deus.
3.1. Se tivéssemos o que merecemos, estaríamos mortos e no inferno hoje. Mas não estamos mortos e não estamos no inferno! Estamos vivos. Ainda estamos respirando o ar de Deus e desfrutando das bênçãos de Deus. Somos participantes da graça de Deus hoje!
3.2. Que graça Ele nos chamaria para vir a Ele para a salvação! Que graça incrível que Ele continuaria buscando, chamando, amando e atraindo até que chegássemos a Ele! Louvado seja Deus pela graça!
3.3. Se você não é salvo, corra para Ele e invoque Jesus. Ele é sua única esperança, 1Jo. 5:12 - Jo.14:6 .
Se você é salvo, desenvolva uma atitude de gratidão e agradeça a Ele por Sua graça em sua vida.
III. v. 9-12 O SENHOR DA VINHA E SUA GLÓRIA
III. v. 9-12 O SENHOR DA VINHA E SUA GLÓRIA
A. A RESPOSTA DO SENHOR DA VINHA(Mc. 12.9)
A. A RESPOSTA DO SENHOR DA VINHA(Mc. 12.9)
1. O senhor da vinha não tem escolha. O proprietário da terra tentou trabalhar com os agricultores várias vezes, mas eles se recusaram a ouvi-lo. Agora, porque eles rejeitaram seus escravos e mataram seu filho, ele virá com ira e destruirá aqueles que tomaram o que é dele, v. 9 .
2. Assim é com os líderes de Israel. Eles rejeitaram todas as tentativas que Deus fez para chamá-los de volta para Si. Eles abusaram ou mataram Seus mensageiros. Até mesmo João Batista, o servo que Deus mais recentemente enviou a eles, foi rejeitado e decapitado. Agora, eles decidiram em seus corações destruir o próprio Filho de Deus.
2.1. Jesus havia demonstrado Sua divindade e Sua identidade aos judeus em muitas ocasiões, Seus milagres e Sua mensagem clamavam que Ele era o Filho de Deus. No entanto, esses homens queriam a vinha para si e estavam dispostos a matar seu Messias para conseguir o que queriam. E, eles o mataram! Eles o empurraram para o Calvário e ali crucificaram o Filho de Deus. Eles literalmente tiraram o Filho de Deus da cidade e O assassinaram ali, Hb. 13:12.
2.2. Jesus foi o mensageiro final de Deus. Quando eles O rejeitaram, eles estavam dizendo não a Deus pela última vez. Não lhes restava nada além de julgamento. E, esse julgamento veio em apenas alguns anos. Jerusalém foi destruída e o Templo foi demolido. Os judeus rejeitaram Deus e Seu Filho e pagaram um preço terrivelmente alto por sua decisão. Porque eles rejeitaram o Deus da graça, eles são forçados a enfrentar o Deus da ira.
B. COMO ESSA PARÁBOLA SE APLICA HOJE (Hb. 2.3; Rm. 11.22; Ap. 20.11-15)
B. COMO ESSA PARÁBOLA SE APLICA HOJE (Hb. 2.3; Rm. 11.22; Ap. 20.11-15)
1. O mesmo é verdade hoje! Jesus é a última palavra de Deus para a humanidade. Se O rejeitarmos, não teremos mais esperança de salvação, Hb. 2:3. Aqui está o que você precisa saber. Um dia, você estará diante de Jesus Cristo. Ou você O enfrentará como Salvador ou você O enfrentará como Juiz.
Romanos 11:22 “Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado.”
Esse é um versículo interessante.
Por um lado, Deus é bom para aqueles que vêm a Ele com fé, Ele os perdoa; Ele os salva e lhes dá a vida eterna no céu, Rm. 10:13. Por outro lado, aqueles que O rejeitam irão enfrentá-Lo em julgamento, Ap. 20:11-15 “Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta,de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.”
Você enfrentará o Cordeiro ou enfrentará o Leão. A escolha é sua!
2. O maior pecado que uma pessoa pode cometer não é estupro, assassinato, abuso sexual infantil ou roubo. O maior pecado que uma pessoa pode cometer é desfrutar de todas as coisas boas que Deus dá; presumir em Sua graça e então rejeitar Seu Filho, João 16:9. Esse é o maior pecado de todos.
2.1. Quer você saiba ou não, você é culpado de assassinato. Foram você e seus pecados que colocaram Jesus na cruz. Todos somos culpados de rejeitar e matar o Filho de Deus. Ou nos arrependeremos de nossos pecados e seremos salvos, ou enfrentaremos o Senhor no julgamento um dia. Deus será glorificado de qualquer maneira!
C. UMA MUDANÇA NA IMAGEM (Mc. 12. 10-12)
C. UMA MUDANÇA NA IMAGEM (Mc. 12. 10-12)
1. Nos versículos 10-11 Jesus muda a imagem. Ele para de falar de uma vinha e começa a falar de um edifício. Ele cita Sl. 118:22 para fazer o Seu ponto.
1.1. A chave para uma boa fundação era uma pedra angular perfeitamente reta. Essa pedra, se reta, garantiria que o edifício fosse aprumado e quadrado. Se a pedra não estivesse certa, o edifício não ficaria certo.
1.2. Os líderes judeus olharam para Jesus e decidiram que Ele não era uma pedra angular adequada. Aos olhos deles, ele não tinha o pedigree certo, a educação certa ou as credenciais certas. Jesus simplesmente não atendeu às suas expectativas. Ele não se encaixava no molde deles, então eles O rejeitaram imediatamente e foram até mesmo participantes voluntários de Sua morte.
2. Por que OS LÍDERES MATARAM Jesus?
2.1. Porque O odiavam porque Sua santidade e Suas Palavras expuseram seus pecados. Eles não tiveram escolha a não ser se arrepender ou retaliar. Eles escolheram retaliar e condenaram Jesus a morrer.
2.2. Jesus lhes diz que a própria pedra que eles rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina. Deus ignorou sua avaliação de Jesus e o colocou como a pedra angular sobre a qual Ele construiria Sua igreja. Eles pensaram que estavam se livrando do problema quando mataram Jesus. Na verdade, eles estavam assinando suas próprias sentenças de morte. Deus obteria glória através da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo!
2.3. Quando Mateus registrou esta parábola, ele acrescentou este versículo: “E qualquer que cair sobre esta pedra será quebrado ; 21:44 . É nisso que tudo se resume. Ou você cairá sobre Jesus e será quebrado em convicção, arrependimento e salvação, ou Ele cairá sobre você e o esmagará em pó. Novamente, a escolha é sua!
Conclusão
Conclusão
Quando Jesus terminou a parábola, os judeus queriam prendê-lo e lidar com ele, mas tinham medo de fazer qualquer coisa porque o povo respeitava Jesus como um grande rabino. No entanto, os líderes judeus o odiavam e o queriam morto. Eles confirmaram em sua rejeição de Jesus, e Deus foi confirmado em Seu julgamento deles.
Eles fizeram sua escolha e teriam que viver com as consequências. O mesmo é verdade em nossas vidas.
É claro ver a bondade de Deus; Está tudo em nossa volta! Todos os dias, Deus prova Seu amor e Sua bondade através dos dons preciosos que Ele nos dá. Sua bondade deve ser suficiente para nos levar a Ele, Rm. 2:4 “Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?”
Também é claro ver a graça de Deus em nossas vidas. Ele lhe deu oportunidade após oportunidade de se arrepender e vir a Jesus. Ele manteve você fora do inferno por mais um dia. Isso deve fazer você querer vir a Jesus e ser salvo.
Então, pense no fato de que um dia Deus obterá glória de onde você passará a eternidade. Ele será glorificado quando você se juntar a Ele no Céu, ou Ele será glorificado quando você confirmar Sua justiça e sua pecaminosidade quando for para o Inferno.
Hoje, a escolha é sua. Deus está lhe oferecendo uma chance de ser salvo. Ele está lhe oferecendo uma mudança para que todos os seus pecados sejam perdoados. Ele está oferecendo a você uma oportunidade de evitar o inferno e fazer do céu seu lar eterno. Se Ele está chamando você, por favor, venha a Ele hoje e seja salvo.
Se você quer agradecer a Ele por Sua bondade e Sua graça; este seria um bom momento para fazer isso!