Tetzavê
Parashot • Sermon • Submitted
1 rating
· 71 viewsNotes
Transcript
Parashat Tetzavê, 11 de Adar I de 5782 (12 de fevereiro de 2022).
Os capítulos 25 a 31 de Shemot (Êxodo) formam a quarta e última seção principal do livro, quando Deus estabelece o sistema de adoração, considerando o lugar de culto, a estrutura do tabernáculo e a os recursos humanos necessários. (DYBDAHL, 1997, pág. 233). A parashat da semana trata mais sobre as roupas e a consagração dos sacerdotes, mas hoje quero focar no início do texto.
וְאַתָּ֞ה תְּצַוֶּ֣ה׀ אֶת־בְּנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֗ל וְיִקְח֨וּ אֵלֶ֜יךָ שֶׁ֣מֶן זַ֥יִת זָ֛ךְ כָּתִ֖ית לַמָּא֑וֹר לְהַעֲלֹ֥ת נֵ֖ר תָּמִֽיד׃
בְּאֹ֣הֶל מוֹעֵד֩ מִח֨וּץ לַפָּרֹ֜כֶת אֲשֶׁ֣ר עַל־הָעֵדֻ֗ת יַעֲרֹךְ֩ אֹת֨וֹ אַהֲרֹ֧ן וּבָנָ֛יו מֵעֶ֥רֶב עַד־בֹּ֖קֶר לִפְנֵ֣י יְהוָ֑ה חֻקַּ֤ת עוֹלָם֙ לְדֹ֣רֹתָ֔ם מֵאֵ֖ת בְּנֵ֥י יִשְׂרָאֵֽל׃
Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira, batido, para o candelabro, para que haja lâmpada acesa continuamente. Na tenda da congregação fora do véu, que está diante do Testemunho, Arão e seus filhos a conservarão em ordem, desde a tarde até pela manhã, perante o Senhor; estatuto perpétuo será este a favor dos filhos de Israel pelas suas gerações.
Nos capítulos anteriores Deus apresenta as leis para a construção do Santuário e dos móveis. Agora, antes de tratar sobre a roupa dos sacerdotes e sobre o sacrifício de consagração, “as instruções sobre o óleo para o castiçal e o ajuste diário das lâmpadas pelos sacerdotes formam uma transição da preparação do santuário para a instalação de seus servos.” (KEIL e DELITZSCH, 1996, pág. 446).
Azeite puro
Azeite puro
Em vez de triturado em um moinho, as olivas eram amassadas em um pilão e depois o azeite era coado. Como resultado era claro e incolor, queimava com uma chama viva e fazia pouca fumaça. (NICHOL, 2011, pág. 694).
Atualmente uma prensa mecânica faz o trabalho, mas nos tempos de moisés era um moinho de pedra movido por animais ou pessoas. No caso do que está sendo pedido por Deus, era um processo ainda mais artesanal. Era também um símbolo divino, conforme Zacarias 4.
Tornou o anjo que falava comigo e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono, e me perguntou: Que vês? Respondi: olho, e eis um candelabro todo de ouro e um vaso de azeite em cima com as suas sete lâmpadas e sete tubos, um para cada uma das lâmpadas que estão em cima do candelabro. Junto a este, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e a outra à sua esquerda. Então, perguntei ao anjo que falava comigo: meu senhor, que é isto? Respondeu-me o anjo que falava comigo: Não sabes tu que é isto? Respondi: não, meu senhor. Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
Lâmpada acesa
Lâmpada acesa
Como a luz natural não entrava no santuário, os sacerdotes precisavam do candelabro para não ministrar no escuro. Por isso Wiersbe (2014, pág. 307) diz ser uma ilustração da necessidade de uma adoração inteligente. Acho que essa é uma ótima primeira lição.
Deus quer uma adoração inteligente!
Deus quer uma adoração inteligente!
A luz guiava o trabalho dos sacerdotes. Por isso que a própria Torá é chamada de luz, e ela deve guiar nossa vida com Deus.
Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz;
e as repreensões da disciplina são o caminho da vida;
Ela nos mostra onde estão as coisas divinas e como vou me aproximar delas. Ela também nos mostra como decidir e escolher nas demais necessidades da vida.
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra
e, luz para os meus caminhos.
O messias também veio para ser luz a este mundo. Ele disse isso em Jo 8:12 e sendo assim podemos tirar outra importante lição
De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
A lâmpada acesa é a presença divina!
A lâmpada acesa é a presença divina!
Estatuto perpétuo
Estatuto perpétuo
Em 1Sm 3, cerca de 360 anos depois de Ex 27, podemos perceber como a ordem divina era seguida: “e tendo-se deitado também Samuel, no templo do Senhor, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse.” Observando esse texto um comentarista afirma que “o lugar de repouso de Samuel, no templo, ao lado da arca, sugere algo mais que um simples quarto de dormir. É mais provável que o rapaz estivesse servindo numa função sacerdotal, talvez cuidando das lâmpadas, que ardiam a noite inteira, diante do lugar sagrado (Ex 27.20,21; Lv 24.1-4).” (BROADMAN, 1969, pág. 31).
Apesar de fisicamente apagada hoje, a luz ainda está espiritualmente acesa. Em Lc 2:32 Simeão faz referência a Yeshua como cumprimento de Is 42:6 e Is 49:6. “Luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.”
Em At 13:47-48 Paulo aplica o cumprimento de Isaías também ao seu trabalho: “Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra.” Já em Mt 5:14-16 Yeshua diz que a responsabilidade de iluminar é de todo discípulo.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
Podemos então pensar em uma última importante lição:
Hoje temos o privilégio de iluminar o mundo com a palavra de Deus, cheios do Espírito Santo!
Hoje temos o privilégio de iluminar o mundo com a palavra de Deus, cheios do Espírito Santo!
וְאַתָּה תְּצַוֶּ֣ה׀ אֶת־בְּנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֗ל
O candelabro deveria receber puro azeite e os sacerdotes deveriam manter a luz acesa continuamente. Assim como Yeshua é a luz do mundo; uma luz iluminava a Tenda do Encontro, como a Torá ilumina nossa vida; nós também devemos iluminar, cheios do Espírito, o caminho eterno a outras pessoas.
חֶֽסֶד וְשָׁל֣וֹם
Graça e Paz.
Referências: Comentário Bíblico BROADMAN. Vol. 3. Rio de Janeiro: JUERP, 1969; Jon L. DYBDAHL. Exodo: Dios cria um pueblo. Coleccion Vida Abundante: la Biblia amplificada. G. R. Knight, ed. Buenos Aires: Asociación Casa Editora Sudamericana, 1997; Carl Friedrich KEILe Franz DELITZSCH. Commentary on the Old Testament. Vol. 1. Peabody, MA: Hendrickson, 1996; Francis D. NICHOL et al, ed. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia: Gênesis a Deuteronômio. Vol. 1. Tatuí - SP: Casa Publicadora Brasileira, 2011; Warren W. WIERSBE. Comentário Bíblico Expositivo. Vol. 1. Santo André: Geográfica, 2014.
Soli Deo Gloria