Paz acima das circunstâncias
O Deus que cuida • Sermon • Submitted
0 ratings
· 19 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
O que tem tirado o seu sono? Quando os problemas surgem uma das coisas que logo são afetadas é o nosso sono. Quantas vezes você já perdeu o sono por algo? Talvez por problemas financeiros (dívidas, gastos inesperados, perda do emprego, orçamento não fecha), problemas familiares, política, violência? Talvez durante esse tempo de pandemia o seu sono tenha sido alterado, e a incerteza sobre o futuro tirou o seu sono. Da mesma forma quando estamos bem, tranquilos, conseguimos colocar a cabeça no travesseiro e dormir, pois não há com o que se preocupar. Davi encerra esse Salmo que lemos dizendo que em paz ele se deita e logo adormece. Mas, quando olhamos para a vida de Davi no momento que ele escreveu esse Salmo, ele não tinha razões para dormir em paz, pelo contrário.
Inabalável, essa é palavra que me vem a mente quando leio esse salmo. Talvez esse seja nosso sentimento diante de cenários favoráveis. Talvez a imagem que logo venha a sua mente quando você ouve essa palavra é de alguém forte e bravo, mas quando eu olho para esse Salmo eu começo a pensar de outra forma. Inabalávél é quem dorme. Certa vez Jesus e seus discípulos enfrentaram uma grande tempestade em um barco, a ponto de abalar profundamente até aqueles que eram pescadores experientes.
Quem foi o único que não se abalou? Jesus.
O que ele fazia? Remava? Mudava a posição das velas? Pulou na água e saiu nadando? Nada diss, Ele dormia.
Quando eu olho para esse Salmo e me lembro também do exemplo de Jesus, quando eu penso na palavra inabalável eu penso que inabalável é quem dorme.
O que estava acontecendo com Davi? Um pouco antes Davi vivia um momento de paz e prosperidade no seu reinado, depois de muitas guerras ele não tinha ameaças externas. Só que a ameaça chega de onde ele não imaginava, chega de dentro da sua família. Seu filho Absalão o traiu, juntamente com alguns amigos aplicou um golpe e roubou o reinado do seu pai, fazendo inclusive com que Davi tivesse que fugir para não ser morto. Davi agora era um andarilho, um fugitivo, um nômade, expulso do seu posto de rei pelo seu próprio filho. Nesse contexto que Davi escreve esse Salmo onde ele conclui que nesse momento adverso, ele em paz se deita e logo dorme.
Os salmos tem características específicas porque relatam experiências que homens de Deus tiveram com o Senhor. São canções, orações, de homens como Davi para o Senhor. São relatos, descrições de momentos que esses homens viveram e que de alguma forma se assemelham com situações que nós também vivemos. O livro de Salmos não são ordens expressas do Senhor para o homem, mas expressões de experiências que homens tiveram com o Senhor. Isso não diminui o livro, ele é igualmente infalível, inerrante e inspirado por Deus. Mas é a Palavra de Deus em uma perspectiva diferente da maioria dos livros da bíblia.
Davi em paz se deitava e logo dormia. Isso não acontecia porque Davi tinha uma visão equivocada sobre a realidade, pelo contrário, ele tinha uma visão real. Davi não se deitava em paz também porque a sua situação tinha melhorado, pelo contrário ela tinha piorado. Davi se deitava em paz porque a visão que ele tinha sobre Deus também não era equivocada, ele conhecia o Senhor e confiava Nele. Nesse texto vemos uma oração profunda, que revela um relacionamento profundo de Davi com o Senhor. Quando temos um relacionamento profundo com o Senhor, podemos descansar na Sua soberania. Mas a confiança de Davi não fez com que ele deixasse de expressar alguns sentimentos.
A certeza do cuidado divino me leva à:
A certeza do cuidado divino me leva à:
Gratidão
Gratidão
Responde-me quando clamo (vv.1): Aqui Davi faz um pedido: "Senhor responde-me quando clamo”. Ele clama por resposta conhecendo o caráter de Deus que é justo. Davi sabia que Deus era fiel, porque sabia que Ele nunca havia falhado em seus pactos desde a criação. Sabia que era justo porque conhecia a justiça de Deus, inclusive por reconhecer seus próprios pecados. Compreender a fidelidade de Deus e justiça passa pela nossa compreensão do evangelho (criação e queda).
Dá-me alívio da minha angústia: Nesse momento Davi praticamente responde o pedido que ele fez ao Senhor. Conhecendo a história de Davi, sabemos que em muitos momentos ele experimentou o socorro e a providência de Deus e ele sabia que o Senhor não falharia. Quantas vezes nos preocupamos demais com o presente e até mesmo com o futuro e nos esquecemos do que Deus já fez por nós no passado? Teria o Senhor mudado? Precisamos reconhecer que Deus não está começando um relacionamento conosco agora, mas que Ele já vem trabalhando em nossas vidas há muito tempo. Quando não reconhecemos isso nosso coração se esvazia de gratidão.
Justa indignação
Justa indignação
Até quando ultrajarão a minha honra? (VV.2): Davi expressa uma justa indignação, ele sabia que o processo que havia sofrido pelo seu filho foi um golpe, foi injusto, mas ele logo responde. No versículo 3 ele mesmo responde partir do conhecimento que ele tinha sobre Deus. Que o Senhor escolhe os piedosos, e este é o verdadeiro valor da piedade. Mas o que é a piedade? A resposta está mais abaixo, no versículo 4 quando ele diz que quando ficarmos irados, não devemos pecar. A indignação, mesmo justa ela tem limites. O caráter cristão limita a nossa indignação permitindo que a ira domine o nosso coração. O problema que vivemos em tempos que a ira virou virtude.
Quantas vezes somos tentados a combater mentiras com outras mentiras. Não se combate mentira com mentira, da mesma forma não se combate a ira ficando irado. A verdadeira piedade precisa estar dentro de nós, e para isso precisamos examinar o coração. Como está o seu coração diante de Deus. O que tem me motivado a fazer o que faço e as minhas atitudes tem refletido o caráter de Deus ao mundo? O que está por trás das minhas atitudes? E Davi apresenta a solução para não cair na tentação do pecado diante da ira: Devoção. Como anda a sua devoção? Você se tornou um mero religioso, ou um crente apático? Como anda a sua relação com a igreja de Cristo que é o seu corpo? O que mais tem dominado a sua mente?
Confiança
Confiança
(vv.3) - Davi faz uma forte declaração: O Senhor me ouve como eu clamo. Como nós temos a tendência de achar que no momento que sofremos e passamos por desertos que Deus não está nos vendo ou ouvindo. Isso nos abala ainda mais. Mas Davi sabia que o Senhor o ouvia, porque o seu conhecimento a respeito de Deus não era equivocado, Ele sabia quem era o seu Deus. Achamos que Deus não está nos ouvindo porque temos uma idéia equivocada a respeito da oração. Achamos que oramos para mudar a Deus, enquanto na verdade nós que somos mudados quando oramos.
Logo, saber que Deus está nos ouvindo quando clamamos, isso enche o nosso coração de esperança.
Esperança
Esperança
Quem nos fará desfrutar o bem? (vv.6): Davi reconhece que os dias são maus, ele não andava iludido com uma idéia que não refletia a realidade, por isso ele logo responde nos versos 6 e 7. Davi em sua declaração diz que a nossa confiança no Senhor, faz com que a gente não se contagie com o desespero dos outros, mas sabemos que o Senhor resplandece a luz do seu rosto sobre nós. Davi reconhece a verdadeira fonte de alegria e contentamento, o Senhor. Davi reconhece que a sua alegria não depende da fartura de trigo e vinho. A sua alegria não depende de riquezas, da fartura de dinheiro, bens ou qualquer outra coisa material. Davi vivia um tempo de completa escassez, logo se ele dependesse de qualquer coisa material ele jamais poderia encerrar esse salmo dizendo que em paz se deitava e logo adormecia. Uma paz que não está baseada em prosperidade material.
Conclusão
Conclusão
Qual é a sua fonte de alegria e satisfação? Essa pergunta pode ser respondida através de outra pergunta: O que tem tirado o seu sono? Como você tem reagido as injustiças? Você tem desejado por vingança?
Esse salmo expressa a confiança tranquila em meio a circunstâncias perturbadoras.
Davi termina o Salmo dizendo que quando se deita, logo adormece. A presença íntima de Deus permite ao salmista dormir em plena paz e cheio de confiança. Davi dorme o sono dos inabaláveis não porque as coisas iam bem, mas porque o seu coração estava saturado da benção espiritual.