Sem título Sermão (7)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Texto: Filipenses 4:6
Grande Ideia: Como orar corretamente?
INTRODUÇÃO
Essa foi a primeira carta de Paulo enviada a uma igreja da Europa. Essa igreja era conhecida por Paulo e Paulo era conhecido profundamente por esses irmãos.
Paulo escreve essa carta com a intenção de agradecer aos amados irmãos a oferta que havia recebido e também para tratar de problemas sérios que a igreja estava enfrentando; tais como: Problema entre duas irmãs influentes da igreja; existia um grupo, mesmo que pequeno, questionavam, se de fato, Paulo não era culpado e por isso estava preso; Paulo visava demonstrar para os crentes que o motivo de sua prisão era por fidelidade a Cristo. E que mesmo preso, ele estava alegre em ser fiel a Deus.
No texto que acabamos de ler, Paulo demonstra a importância da oração correta para o povo de Deus. E como o entendimento correto da oração, pode levar os discípulos de Cristo a uma vida longe da ansiedade e alegre na pessoa de Cristo.
Vejamos então as lições que o Apóstolo Paulo nos ensina a respeito da oração:
E como esse entendimento correto, nos ensina a viver livre da ansiedade.
1. PRECISAMOS ENTENDER O QUE É A ORAÇÃO
A oração é um meio de relacionamento com Deus, onde por meio da mediação de Jesus, podemos conversar com o criador de todas as coisas.
Essa aspecto de que a oração é um relacionamento de culto e devoção a Deus, dever por nós relembrado. Muitas pessoas querem falar com o Senhor. Em momentos de grande dificuldades, colocam diante do Senhor seus problemas, mas passando esses problemas, se esquecem do Senhor. Vivem como incrédulos, Deus é apenas o amuleto que eles recorrem, quando as coisas estão dando errado.
A oração é para os filhos de Deus, para aqueles que tem uma vida de intimidade come ele. Por isso que a oração do pai nosso começa dizendo, Pai nosso que está nos céus.
Meu irmão se você vive de qualquer maneira, não leva a sério sua vida de relacionamento com Deus, não pense que Deus vai te tratar como filho, pois os filhos de Deus o temem e guardam seus mandamentos. Dizer que é filho de Deus e não se portar como um filho de Deus, reflete a realidade nua e crua de que você não é filho de Deus e que até mesmo suas orações não são ouvidas.
Por isso te desafio a mudar de postura nesse dia e de fato ter uma vida de filho e de pessoas que adoram a Jesus. Esse entendimento era importante aqui. Pois na realidade da igreja de Filipos, muitos estavam orando, mas se portavam como carnais, quando ouviam heresias, quando tomavam partido da Evódia e Sitique. Ou quando questionavam a autoridade inegável de Paulo, como liderança sobre a vida deles.
Oração também não é um cheque em branco assinado que Deus lhe deu de presente. Onde Deus vai fazer o que você pediu do jeito que você pediu. Oração é intimidade e confiança em Deus, onde ele vai fazer o que é melhor, mesmo sendo contrário ao que você pediu.
2. PRECISAMOS ENTENDER O QUE É SUPLICA
Suplicar é orar com o mais profundo da alma. É rasgar o coração diante de Deus e expor a ele nossos sentimentos mais profundos. É claro que Deus sabe de todas as coisas. Mas como um Pai que nos ama, Ele quer que coloquemos diante dele todas as coisas. Que rasguemos nosso coração.
Lembro-me aqui de Davi que por várias vezes declarava ao Senhor o que estava no mais profundo de sua alma, como ele disse no Salmo 142 que estava a ponto de esmorecer. Quando disse que trevas tinham tomado conta de sua alma. Quando disse que havia perdido a alegria de sua salvação, como quando disse que seus ossos envelheceram. Davi sabia que Deus o conhecia. Entretanto, ele queria expor ao seu amado Deus o que estava no mais profundo de seu coração.
Vemos isso na vida de Jó, Abrão, Isaque, Jacó e José. Na vida de Elias, Elizeu e tantos outros homens de Deus. Quando estão diante de situações complexas de derramam perante Deus, clamam com o mais profundo de sua alma.
Muitas vezes nos esquecemos que muitas de nossas orações serão realizadas em meio a profundas lágrimas. Altos soluços, com dores nos peito e aflição de Espírito. Mas mesmo assim devemos exercer a prática de suplicas expondo especificamente o que está acontecendo em meio as tempestades de nossas vidas.
3. PRECISAMOS ENTENDER QUE É ORAR COM AÇÕES DE GRAÇAS
Muitos podem entender que devemos orar a Deus agradecendo por uma benção especifica. A oração de ações de graças aqui, tem um aspecto ainda mais profundo. O sentido aqui é que mesmo Deus, não respondendo da maneira que pedimos, precisamos ser gratos a Deus por isso. Pois Ele, sempre sabe o que é melhor para nós.
Precisamos relembrar aqui as palavras do Pai Nosso, seja feita a tua vontade. Muitas vezes, deixamos de ser gratos a Deus, pois pensamos que Ele se esqueceu de nós. Quando na verdade a respostas contrárias ao que pedimos é cuidado de Deus, sobre nossas vidas.
Essa gratidão flui de corações que aguardam com esperança em Cristo. Eles sabem que Cristo intercede por eles. Eles sabem que Cristo os redimi de maneira completa em sua volta gloriosa. Então, exercemos a oração em ações de graças, como expressão de um coração grato aos cuidados de um Deus, que sabe o quão somos pequenos e limitados e então intercede por nós, muitas vezes com gemidos inexprimíveis.
CONCLUSÃO
Logo, precisamos exercer de maneira profunda a oração de maneira correta, pois ela nos livra das ansiedades que nos rouba a alegria, pois por meio do entendimento correto da oração, descansamos nas mãos de um Deus soberano e confiamos menos em nós mesmos.
E você tem exercida essas três palavras que nos ensina um entendimento correto da oração?
Aplicações
- Precisamos entender que vida devocional e oração andam juntas
- Precisamos que oração é para os filhos de Deus
- Oração é relacionamento
- Se Deus não está respondendo do jeito que você pediu, saiba que o jeito dele é melhor, e você que ainda não consegue ver isso.
- Seja grato a Deus, mesmo quando os nãos são respostas. Seja grato a Deus em todo tempo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more