Eu e minha família serviremos ao Senhor!
Sermon • Submitted
0 ratings
· 14 viewsNotes
Transcript
Josué 24.11-15 - NVI
“ ‘Depois vocês atravessaram o Jordão e chegaram a Jericó. Os chefes de Jericó lutaram contra vocês, assim como os amorreus, os ferezeus, os cananeus, os hititas, os girgaseus, os heveus e os jebuseus, mas eu os entreguei nas mãos de vocês. 12 Eu lhes causei pânico para expulsá-los de diante de vocês, como fiz aos dois reis amorreus. Não foram a espada e o arco que lhes deram a vitória. 13 Foi assim que lhes dei uma terra que vocês não cultivaram e cidades que vocês não construíram. Nelas vocês moram, e comem de vinhas e olivais que não plantaram’.14 “Agora temam o SENHOR e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor. 15 Se, porém, não lhes agrada servir ao SENHOR, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao SENHOR”.
Introdução
Introdução
Sabe quando você tá tomando banho e seu pé escorrega meio centímetro e o coração já parece que vai sair pela boca?
E aí você dá uma olhada no cenário e tem vaso, registro, pia, tudo por ali, e daí você pensa: se eu tivesse caído, já era.
Já teve essa sensação?
Quando a gente dá uma tropeçadinha numa escada, mas não chega a cair e aí vem aquele: “ufa”.
Tenho certeza que você já teve dessas experiências. Se não essas bem simples, você com certeza tem histórias de momentos bem importantes e que Deus guardou você.
Seja no trânsito, no trabalho, enfim.
Estamos aqui hoje em um grupo com idades bem diferentes.
Gente com muita história para contar, outros ficando um pouco preocupados porque vai chegando os quarenta , outros mais novos que estão planejando muita coisa e ainda sem muita ideia do que vai acontecer.
Mas existe algo que une todas as nossas histórias, sejam elas longas ou ainda sendo construídas: o cuidado de Deus.
Nos une porque é exatamente o cuidado de Deus que nos permite estar aqui hoje.
E é sobre isso que quero conversar com vocês. Sobre o cuidado amoroso de Deus para conosco.
A história
A história
Josué 24.11-13
‘Depois vocês atravessaram o Jordão e chegaram a Jericó. Os chefes de Jericó lutaram contra vocês, assim como os amorreus, os ferezeus, os cananeus, os hititas, os girgaseus, os heveus e os jebuseus, mas eu os entreguei nas mãos de vocês. 12 Eu lhes causei pânico para expulsá-los de diante de vocês, como fiz aos dois reis amorreus. Não foram a espada e o arco que lhes deram a vitória. 13 Foi assim que lhes dei uma terra que vocês não cultivaram e cidades que vocês não construíram. Nelas vocês moram, e comem de vinhas e olivais que não plantaram’.
a. Sempre cuidou:
a. Sempre cuidou:
Deus lembra o povo de sua história.
Ele conta desde quando chamou Abraão; quando mandou Moisés para libertá-los do Egito; quando abriu o mar vermelho; quando venceu inimigos de guerra.
Ele deixa claro que a história do povo se mistura com a história dos milagres de Deus.
E isso serve para nós.
Nossa história se mistura com a soberania de Deus.
Se pararmos um pouco e refletir sobre nossa vida, sobre nossa história, vamos perceber que em todo tempo Deus estava lá, cuidando, provendo, guardando, solucionando, alegrando, fortalecendo…
Nossa história é a história de Deus.
b. Continua cuidando:
b. Continua cuidando:
Deus ainda mostra para eles que o lugar que agora eles vivem foi Deus quem deu a eles. Uma terra que eles não cultivaram, cidades que não construíram, e vinhas e olivais que não plantaram, mas Deus deu prontinho.
O povo de Deus é lembrado que Deus não somente cuidava lá atrás, mas ele continua cuidando ainda hoje.
Não posso prometer a você que você vai ganhar uma terra de graça sem cultivar, que você vai morar numa casa que você não construiu, ou vai colher coisas que não plantou.
Mas posso prometer que o Deus que te trouxe até aqui vai continuar cuidando de você. Ele não se esquece de nenhum dos seus.
Sem falar da gloriosa salvação, que essa sim, nos foi dada de presente. Uma colheita que fazemos e que não fomos nós quem plantamos, mas Deus nos deu.
Diante disso, o que eu faço?
O convite
O convite
Josué 24.14
“Agora temam o SENHOR e sirvam-no com integridade e fidelidade.”
Sabendo que Deus sempre cuidou de mim, nunca me desamparou, e que ainda hoje tem me abençoado e tem promessas pra minha vida, somos convidados a servir a esse Deus.
Você é convidado a temer e servir o senhor diante de tudo o que ele já te fez e faz.
É por isso, irmãos, que nós precisamos conhecer a Bíblia.
Muitas vezes parece não fazer muito sentido essa coisa de viver para Deus; abandonar pecados; frequentar igreja… isso é tudo muito estranho.
Mas isso só é estranho, só parece sem sentido porque não conhecemos de verdade esse Deus e tudo o que ele já nos fez.
Porque, irmãos, no dia em que o Espírito Santo abrir seus olhos pra você enxergar o quanto Deus te amou e tudo o que ele já fez por você, com certeza você vai encontrar alegria de viver para Deus, de temer o Senhor e servi-lo com integridade e fidelidade.
Deus não pede nada a nós sem antes ter entregado tudo por nós.
Ele já nos deu tudo o que precisamos, e nos deu seu bem mais precioso.
Quando agora somos convidados a temer e servir a Deus, deixa de ser um peso, e passa a ser um ato de gratidão. É prazeroso servir alguém que tanto nos amou.
A postura
A postura
Mas muitas vezes pode ser difícil, porque a gente começa a olhar para os lados e as pessoas não estão na mesma vibe que nós. Nossos amigos não estão nem aí para Deus. Não se importam nem um pouco em agradecer a Deus pelo que ele fez.
E é natural que em ambientes assim a gente comece a enfraquecer.
Mas Josué nos ensina mais uma coisa no versículo 15:
Josué 24.15
Se, porém, não lhes agrada servir ao SENHOR, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao SENHOR”.
Se as pessoas a sua volta não estiverem no mesmo propósito, se fizerem pouco caso da obra do Senhor, se não quiserem saber de igreja… irmão, ame essa pessoa, pregue o Evangelho pra ela, mas se ela não quiser, o problema é dela.
Faça um compromisso individual com o Senhor. É você e Ele.
Ele cuidou de você, e te convidou a servir a ele.
Se puder vir você e mais um monte de gente, amém, glória a Deus, mas se não quiser vir ninguém com você, vem sozinho, mas vem!
Você não quer servir a Deus comigo, quer servir a outra coisa, beleza, mas eu não vou negar tudo o que ele já fez por mim e a promessa de vida Eterna que eu tenho em Cristo Jesus.
Josué nos ensina a ter postura em alguns momentos, irmãos. Nosso compromisso com Deus precisa falar alto.
Eu e minha família serviremos ao Senhor.
Que Deus possa ser Deus em nosso lar.
Conclusão
Conclusão
Fique de pé
Irmãos, hoje é um culto especial. Um culto em que nós separamos momentos especificamente para apresentar a Deus nossos pedidos.
Que nesse dia a gente possa se lembrar de duas coisas importantes que o texto nos mostra:
a. Quando orar, seja grato: Deus sempre cuidou de você.
Creia que você está aqui hoje porque Deus te guardou, ele te abençoou, te livrou, te acolheu, te presenteou...
b. Quando orar, tenha fé: Deus continua cuidando de você.
Creia que o Deus que cuidou de nós até aqui tem poder e prazer em continuar cuidando de nós.
E que tudo isso possa gerar algo em nós ao longo dos próximos dias: compromisso com Deus.
Se eu sirvo a um Deus tão bom e tão cuidado para comigo, não quero mais viver sem a presença dele. Quero servir a ele e me comprometer a caminhar com ele, nem que seja sozinho, mas eu quero estar com Cristo.