CONFIANÇA E COMPROMISSO COM DEUS
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Após ouvir o relatório animador dos dois espias Josué preparou o povo para pôr em prática a ordem Divina para atravessar o jordão. (Js 1.2)
(Js 2. 23-24 ) “Assim, os dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e vieram a Josué, filho de Num, e lhe contaram tudo quanto lhes acontecera; e disseram a Josué: Certamente, o Senhor nos deu toda esta terra nas nossas mãos, e todos os seus moradores estão desmaiados diante de nós.”
A marcha de Sitim às margens do rio Jordão foi a primeira fase do novo dia, bem como a primeira etapa dirigida por Josué. Moisés tinha sido o líder do êxodo. Mas Josué era agora o líder da “entrada”.
Finalmente, Israel chegou à beira do rio Jordão. Estava começando uma nova era, e as perambulações pelo deserto tinham terminado. Josué era o novo líder do povo de Israel, e ele haveria de conduzi-los ao seu território nacional.
I. CONTINUAR CAMINHANDO É UMA DEMONSTRAÇÃO DE COMPROMISSO E CONFIANÇA EM DEUS. (Js 3. 2-3)
“Sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial e ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da Aliança do Senhor, vosso Deus, e que os levitas sacerdotes a levam, partireis vós também do vosso lugar e a seguireis.”
Deus deu ordens ao povo através dos oficiais para pôr -se a caminho, ou, seja para seguir em frente, para machar.
Diante dos grandes desafios que Deus tem para sua igreja, não tem como ficarmos parados, é extremante importante seguirmos em frente, precisamos avançar e confiar que Deus vai em nossa frente e nos conduzirá segundo a sua sobenara vontade.
Os Israelitas tinham um grande desafio: atravessar o Jordão, expulsar as sete nações que residiam em canaã e tomar posse da terra prometida, contudo, Deus ia a frente para os guiar e proteger de seus inimigos.
APLICAÇÃO
A presença de Deus é real no meio de seu povo.
O Deus soberano mostra o caminho que seu povo deve andar.
Deus ajuda seu povo em todas as suas atividades.
Com nossas próprias forças não venceremos nossos inimigos.
A nossa obediência as ordens de Deus, nos tornar um povo distinto e vitorioso.
II. A SANTIFICAÇÃO PESSOAL É UMA DEMONSTRAÇÃO DE COMPROMISSO E CONFIANÇA EM DEUS (Js 3.5)
Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.
Em frente dos filhos de Israel estava o rio Jordão, transbordando devido às chuvaradas de primavera. O rio representava uma grande barreira ao sucesso. Mas Josué já sabia, em seu coração, que algum grande ato miraculoso de Yahweh salvaria seu povo; e, a fim de encorajá-los, Josué os orienta que antes eles precisavam santificar-se, para que houvesse uma grande intervenção divina.
Era necessário que cada indivíduo se purificasse, a fim de poder aproximar-se do Ser Divino (Js 7.13), pois o Senhor estava prestes a manifestar-se às margens do rio Jordão.
Js 7.13 “Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas.”
A cerimônia de purificação ilustrava a importância de nos aproximar de Deus com um coração puro. Como os israelitas, ao nos aproximar de Deus devemos resolver o problema do pecado em nossa vida.
Hb 12.14 “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,”
Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,
Mt 5.48 “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.”
Tipologia. Josué, tipo de Jesus Cristo, liderava o povo de Israel. Cristo Jesus é o líder do Novo Israel, formado por todos os convertidos, judeus ou gentios.
O evangelho de Cristo tomou o lugar da lei mosaica. Da mesma maneira que Josué tomou o lugar de Moisés, assim também substituiu toda a antiga legislação mosaica
Gl 3.24 “De maneira que a lei nos serviu de tutor para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.”
APLICAÇÃO.
Assim como o povo de Israel precisou de Josué para os conduzir a terra prometida, também, somente Jesus Cristo pode nos conduzir para a nova Jerusalém. Contudo, Jesus exige que vivamos uma vida de santidade, que obedeçamos aos seus mandamentos que confiemos em suas promessas.
Conclusão
A presença de Deus é real no meio de seu povo.
O Deus soberano mostra o caminho que seu povo deve andar.
Jesus pode te ajudar em todas as tuas atividades.
Com nossas próprias forças não venceremos nossos inimigos.
Somente Jesus pode perdoar teus pecados e te dar uma nova vida