O Temor de Isaque
Sermon • Submitted
0 ratings
· 96 viewsNotes
Transcript
(Gn 31.42,53)
A - Introdução
1. A pergunta que te faz mais próximo de Deus ou mais afastado é: quem é Deus para voce. Essa pergunta foi exposta aos seguidores de Jesus - e aquele que mais reconhecia em Jesus o Salvador, acertou na resposta “Tu és Cristo, o Filho do Deus vivo”.
2. Não é de admirar que quem mais conhece Jesus, mais sabe quem é o verdadeiro Deus, e maior é sua comunhão e maior é a ação de Deus na vida dessa pessoa. Por isso nos admiramos de Abraão, Isaque e Jacó, e de como a vida desses patriarcas da fé era guiada e protegida.
3. Quando Jesus perguntou aos discípulos, quem ele era, não implicaria em nada o conceito deles para Jesus, mas para cada um deles isso fez tremenda diferença no relacionamento. Deus não é o que voce acha, Deus é aquilo que é, e nós somos o que somos. Ele é o Criador, e nós sua criação. Mas, fomos criados a imagem e semelhança dEle, e essa é uma característica que nos dá condições de comunicação.
4. O mundo vive em confusão, violência e a cada dia que passa a conduta moral piora, aumenta a desobediência dos filhos, muitos defendem uma prática abusiva de liberdade, muitos vivem da desgraça da vida dos outros. O Ex é o aumento da criminalidade, do comércio das drogas, da corrupção. A igreja, que procura zelar pela honestidade e respeito não é bem aceita, é atacada, aumenta a hipocrisa no meio cristão.
5. Por que acontece isso? Falta conhecimento e Temor do Senhor? Por isso Davi declara “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor” (Sl 33.12).
B - Resultados da falta de Temor.
6. Quando pensamos em castigo por essa falta de Temor, pensa-se no castigo dos maus. Os maus serão castigados de forma mais horrível no juízo, assim como os cristãos hipócritas. Mas aqui na terra todos serão punidos pelo juízo parcial de Deus, e Deus usa diversas modos e a própria maldade do homem para que o homem seja punido.
7. Mas a falta de Temor também produz uma geração desobediente do ponto em que não se dispõe a defender a verdade. São pessoas que não enxergam o futuro que está chegando com a proliferação dessa maldade que aumenta o castigo para todos.
8. Todos viram no dia 05/02 como um político incitou dezenas de militantes a invadirem uma igreja em Curitiba. Uma pessoa que foi eleita pelo povo, que deveria saber que temos leis que protegem as atividades religiosas. Renato Freitas, vereador do PT. Isso é uma pequena mostra de como a falta de Temor pode levar um indivíduo a barbarizar até as leis que deveria defender.
9. Mas esse extremismo pode aumentar quando as pessoas só se interessam pelo momento, e não percebem como a maldade e a desobediência aumenta a rebeldia.
C - O Temor de Isaque (v.42).
10. Se não fora (…). Jacó recebeu de seus pais não só o ensino, mas o testemunho de quem era o Deus. E a experiência na sua vida em relação com seu irmão e seu tio são fatos que fazem crescer ainda mais seu temor a Deus.
11. Primeiro - o Temor - Deus mostra o poder de castigar toda maldade, e seu poder em proteger quem o teme. O Temor a Deus é provocado pelo conhecimento em primeira estância de quem é Deus. E a vida de Abraão e Isaque, pai e avo de Jacó são experiências da manifestação de Deus. Coisas impossíveis e sobrenaturais ocorreram. Entre elas a destruição de cidades como Sodoma e Gomorra, que tinham um comportamento abominável, eliminação de povos, e o cuidado de Deus com seus pais e Ló.
12. A falta de Temor produz rebeldia e castigo, mas a fidelidade de Deus em cuidar de Jacó diante das injustiças é um fato que Provérbios insiste em exortar seus ouvintes ao conhecimento de Deus, pelo Temor que é o princípio da sabedoria.
13. O Temor é uma das manifestações da emoção humana. Existem teólogos que entendem que o temor bíblico não é medo. De fato esse medo é convertido na suficiência de Cristo, Ele é punido e nos salva da ira divina. Mas, quando os israelitas viram a glória de Deus no tremor e no fogo e fumaça do Sinai, tiveram medo de serem destruídos. E perceberam a total impossibildade de escapar da morte, a não ser se Deus assim não desejasse matá-los. Por isso, todos que estão desprotegidos de Cristo devem ter medo.
14. Agora, a igreja de hoje tem sabedoria para testemunhar seu temor a Deus? Por que os de fora da igreja vivem como se nada lhes aconteça na vinda de Cristo. Nós somos os responsáveis para com essa geração que comete todo tipo de pecado e diz pra voce - “a paz do Senhor”. Qual a paz que eles aprenderam na igreja por onde passaram e abandonaram? Como Jesus ensinou seus discípulos sobre a paz? Se alguém receber voces em meu nome deixem ali a vossa paz, do contrário retirem a vossa paz daquela casa. Por que? Que comunhão entre luz e trevas? Por que eu digo que a igreja é responsável por essas pessoas não temerem o juízo de Deus, embora estejam indo para o juízo. Por que nós acatamos essa idéia de que Cristo já pagou o meu pecado, e eu estou livre. Não é assim que Jesus nos ensina. Todos que não possuem o Espírito Santo estão destinados ao inferno.
15. Veja (Is 8.9-15) - Embora Deus tenha escolhido a descendência de Jacó, no entanto não deixou de punir a desobediência, que veio a acontecer pela falta do temor que devia resultar em obediência.
16. O próximo momento que o temor a Deus produz é o sentimento de profundo respeito ao Senhor Criador. É por esse imenso poder que somos levados a perder o medo e procurar saber sua vontade, porque seu caráter é amor e justiça contra a falta de amor.
17. Por isso o Temor de Isaque dá um novo impulso na fé de Jacó.
18. Segundo - Proteção -Veja como Jacó reconhece o poder invisível acontecendo para sua proteção. Isso é devido ao cumprimento da Palavra de Deus aos seus pais e na vida do próprio Jacó, nas suas experiências na fuga de Esau, na visão da torre em Betel, na comunicação de Deus para que volte a Canaã. Mas, é no tempo em que ele passou trabalhando arduamente para seu tio Labão. A falta de honestidade de Labão, e objetivos de lucro sobre o trabalho de Jacó, que Deus vai permitir que Jacó tenha visões para seu bem. Se Deus o abandonasse, Jacó sairia da casa de Labão pior que um escravo. Ele teve que fugir para viver liberto do seu tio.
19. Por isso Jacó não esconde a desonestidade de seu tio e faz Labão conhecer quem está lhe protegendo.
20. Terceiro - Providência - Jacó saiu como ele mesmo diz em oração, somente com um bordão, e agora possui dois bandos (Gn 32.10). Deus havia de engrandecer Jacó. E essa promessa se cumpre para que assim seus descendentes viessem a possuir a terra dos cananeus. Não significa que todos os crentes devem enriquecer, pelo contrário. Cada tempo e cada situação é Deus que intervem para que o plano dEle se concretize. No entanto, a providência é obra divina na vida do seu povo.
D - O Temor e a suficiência em Cristo
21. O temor não foi eliminado das nossas emoções. Tem muita gente que vive com medo, outros em pânico, e outros conseguem controlar essas emções. Mas para quem entrega sua vida à Cristo, se arrpende de uma vida separada de Cristo e da comunhão com os santos, passam a viver em alegria, esperança e toda nossa insuficiência sobre o poder das trevas, Cristo destruiu na cruz e na ressurreição.
22. (1Sm 4-7.1) - Os filisteus derrotam os israelitas e matam os filhos do Sumo sacerdote e o próprio Eli, a arca é levada, e Deus castiga-os. Então os filisteus devolvem a arca num carro puxado por duas vacas. A arca fica vinte anos na casa de Abinadabe. (1Cr 13.5-14) - Davi vai buscar a arca da casa de Abinadabe em Quiriate Jearim, mas as diretrizes não são obedecidas. Por isso, Deus se irou matando Uzá. (1Cr 15.1-29) - Davi manda os levitas santificar-se e carregar a arca em varas e nos ombros, como ordenado por Moisés. E a alegria contagiava outra vez. Veja que as emoçoes eram as mesmas, mas a alegria desprovida de obediência resultou em morte.
23. Por que não somos mortos quando desobedecemos a Deus? Todos tem a oportunidade de arrependerem-se, embora Ananias e Safira tenham sido desaprovados e mortos devido à mentira na oferta. Cristo cumpriu todas as diretrizes da Lei. Somos agraciados pela obediencia em fé e somos o templo do Senhor, o Templo do ES. Ele habitava acima da arca, por isso era necessário temor. Esse temor está associado com a habitação de ES nos seus filhos escolhidos. Por isso não precisamos mais da arca ou de qualquer objeto para por sua fé. É o ES que te protege. Se Ele habita em voce, a ira de Deus foi afastada.