A fonte do favor de Deus e da verdadeira felicidade
Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
Mateus 5:1-10
As Bem-aventuranças
1 Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, 2 e ele começou a ensiná-los, dizendo:
3“Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
4 Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
5 Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
8 Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
9 Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.
11“Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.
12Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
O Sermão da Montanha é uma das maiores pregações de Jesus, onde Ele descreve como é o Reino de Deus, sua cultura e caráter do reino. Achei Mateus 5 a 7 muito desafiador para viver.
Vejamos o pano de fundo antes de entrarmos nas oito bem-aventuranças.
Qual foi a mensagem principal de Mateus?
Qual foi a mensagem principal de Mateus?
Mateus está escrevendo em grande parte para um público judeu cujos corações ansiavam por um Messias que o rei achava que derrubaria seus opressores. Ele faz várias referências ao Antigo Testamento para mostrar a ligação entre o Messias que eles ansiavam e Jesus, que era Deus encarnado e, de fato, o Messias.
No evangelho de Mateus, o reino dos céus era um motivo principal. Mateus diz a seus leitores que Jesus veio para estabelecer Seu reino, mas não como eles esperavam.
No Sermão da Montanha, Jesus mostra a eles como eles precisavam entender a lei do ponto de vista de Deus.
O Sermão da Montanha está repleto de frases como “vocês ouviram dizer, mas eu digo a vocês…”, ou vocês creram e viveram assim, mas saibam que estou lhe dizendo como realmente deve ser feito.
Este sermão termina no capítulo 7. Jesus está chamando a atenção deles para o cerne da questão, ou seja, trata-se de relacionamentos e não de regras. Amor e perdão são a moeda deste reino.
Ele enfatiza os frutos (7:16-20): pelos seus frutos, você os reconhecerá e ele termina com a parábola dos construtores sábios e tolos, uma vez enfatizando a obediência. Como você vive no reino de Deus é mais importante do que o que você faz.
Jesus veio para inaugurar um reino de cabeça para baixo.
Os judeus esqueceram sua “alteridade” e se associaram com as nações assumindo suas culturas e até mesmo adorando seus deuses. O Sermão da Montanha é um chamado para retornar às raízes, afastando-se da adulteração da lei e retornando ao verdadeiro viver justo.
Para quem é o Sermão da Montanha?
Para quem é o Sermão da Montanha?
Foi para os discípulos. Não é um código de ética para toda a sociedade, mas sim para seguidores de Cristo.
Por que praticar o Sermão da Montanha?
Por que praticar o Sermão da Montanha?
É a base para a vida cristã. Tudo depende disso.
Vamos mergulhar nas oito bem-aventuranças.
A fonte do favor de Deus e da verdadeira felicidade
A fonte do favor de Deus e da verdadeira felicidade
Segundo Jesus, a verdadeira felicidade não vem de todas as coisas que a sociedade sugere.
Não vem de celebridade, beleza, riqueza e posses.
Não é sobre como você se sente.
Não é sobre o que você tem ou mesmo sobre o que você faz.
A palavra grega ‘makarios’ (usada em 5:3-11) significa ‘abençoado’, ‘afortunado’, ‘feliz’ – o destinatário privilegiado do favor de Deus. Ou, como diz a versão Amplificada, "feliz, invejado e espiritualmente próspero, isto é, com alegria e satisfação na vida... independentemente de suas condições externas".
Nas bem-aventuranças (“belas atitudes”!) Jesus destaca oito situações inesperadas nas quais você recebe o favor e as bênçãos de Deus.
Esteja espiritualmente desesperado por Deus
Esteja espiritualmente desesperado por Deus
V.3 “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
A palavra para 'pobre' significa 'implorando... dependente de outros para apoio'. Aqui, significa ser abatido ou enfraquecido a ponto de perceber a necessidade de depender de Jesus: ‘Você é abençoado quando está no fim de sua corda’ (v.3a, MSG). Os pobres de espírito são abençoados porque, através do que Jesus tornou possível, “teu é o reino dos céus” (v.3b).
Nossa atitude em relação a nós mesmos.
Ser pobre de espírito significa ser humilde, ter uma avaliação correta de si mesmo.
Romanos 12:3
Não significa ser pobre de espírito e não ter nenhuma espinha dorsal?
pobre de espírito é o oposto das palavras atitudes de auto-elogio e auto-afirmação. não é uma falsa humildade que diz: "Não tenho valor: não posso fazer nada!"
É honestamente com nós mesmos, nos conhecemos, nos aceitamos e tentamos ser nós mesmos para a glória de Deus.
Chore sobre sua condição
Chore sobre sua condição
V.4 Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
Chore pelo seu próprio pecado e a situação no mundo ao seu redor.
Chore com os que choram. Não é errado chorar e lamentar a perda daqueles que você ama.
A promessa de Jesus é que aqueles que choram “serão consolados” (v.4b).
O conforto de Deus vai muito além de qualquer tipo de conforto comum.
Como Joyce Meyer escreve: 'Quase vale a pena ter um problema para poder experimentar [o conforto de Deus]'
È saber esperar, ser amável, sem amargura
È saber esperar, ser amável, sem amargura
V.5 Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.
A palavra grega para “manso” significa “gentil”, “atencioso”, “despretensioso”. É mostrar bondade e amor pelos outros. É o oposto de arrogância e egoísmo.
Significa 'quebrado', não no sentido de um vidro quebrado que é quebrado, mas na forma como um cavalo é quebrado – domado, força sob controle. Por meio de Jesus os mansos são abençoados – ‘eles herdarão a terra’ (v.5b).
Mansidão é: “ser amável, sem amargura”. Portanto, são bem-aventurados os que são capazes de suportar sem amargura e sempre de modo amigável as cargas pesadas que lhes são impostas.
não faz parte da “mansidão” que aceitemos calados a injustiça de outros como se fosse justa. Injustiça continua sendo injustiça.
Por isso o manso aguarda pelo tempo e pela oportunidade para esclarecer ao outro com objetividade e amizade (mais precisamente, com verdade e lealdade) qual é a injustiça dele.
Se o outro não aceitar o alerta, o manso não se enche de ira e ódio, e sim de paciência e força para suportar, entregando tudo àquele que julga com justiça. O manso sabe esperar!
Tenha fome e sede de Deus
Tenha fome e sede de Deus
V.6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.
Quantos de vocês sentiram fome por algo específico após uma refeição? Nossos apetites são tão distintos e desenvolvidos por nossa cultura e hábitos, mas há algo específico pelo qual podemos ansiar, e na verdade é uma bênção.
A. justiça
Então, o que é justiça? Na Bíblia, vemos três tipos de justiça mencionados.
justiça posicional
justiça posicional
Esta é definida como a doutrina a respeito de como o homem pode atingir um estado, aprovado por Deus. Não podemos ser justificados por nossas obras.
Isso só é possível crendo na obra consumada de Jesus na cruz e na Sua ressurreição.
Romanos 3:23–25' Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo.
justiça pessoal
justiça pessoal
Isso se refere à integridade, à correção de pensamentos, sentimentos e atitudes. A justiça posicional com Deus sem a justiça pessoal não é uma vida abençoada.
Colossenses 3:1–4 'Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus. Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória . '
Justiça pública
Justiça pública
Esta é a justiça ou a virtude que dá a cada um o que lhe é devido. Isso é justiça na terra, nos sistemas político-econômicos, nas políticas públicas e na administração.
Qual deve ser nossa resposta à justiça de Deus?
Qual deve ser nossa resposta à justiça de Deus?
Para ter fome e sede. Significa desejar ardentemente, buscar com desejo ardente e esperar ansiosamente por aquelas coisas pelas quais a alma é revigorada, sustentada e fortalecida.
Hebreus 12:14 'Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá.'
Do que você tem fome e sede?
Do que você tem fome e sede?
Validação, reconhecimento, segurança, conforto?
A pessoa que não tem fome e sede é aquela que está 7 palmos de abaixo da terra.
Portanto, é um sinal de saúde espiritual quando temos fome e sede de justiça.
Qual é a recompensa de ter fome e sede de justiça?
Qual é a recompensa de ter fome e sede de justiça?
Que ficaremos satisfeitos. Visto que a justiça não é do homem, mas de Deus, não podemos nos satisfazer. Deus promete nos satisfazer.
Então, como ele nos satisfaz?
Então, como ele nos satisfaz?
Passado - Quando colocamos nossa confiança em Jesus, nosso desejo de estar bem com Deus é satisfeito - não por causa de nossas ações justas, mas pela fé.
Presente - “Ele me guia pelas veredas da justiça.” Ele nos satisfaz não apenas na salvação, mas na santificação, dando-nos a graça necessária.
Salmos 23:3 - O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.
Futuro - Neste lado da eternidade, nunca experimentaremos a satisfação total de nossa fome e sede de justiça porque o pecado e a injustiça ainda assolam este mundo.
É por isso que Jesus diz em
João 4:13-14 — Quem beber desta água terá sede de novo, mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna.
REFLITA E PERGUNTE-SE:
Do que você tem fome e sede?
Como é a fome de justiça em sua área de influência?
Como Jesus satisfez você em sua fome e sede de justiça?
Receba o perdão e seja misericordioso
Receba o perdão e seja misericordioso
V7 Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
Tenha em mente que Jesus está se dirigindo a seus seguidores. Se você está no Reino de Deus, você já obteve misericórdia. O propiciatório é o ponto de partida. Misericórdia não é um conceito do Novo Testamento.
Deus sempre foi misericordioso, tardio em irar-se e abundante em amor. Suas misericórdias são novas a cada manhã. Em Sua misericórdia, Ele não nos trata como nossos pecados merecem.
A misericórdia está no centro do evangelho.
Deus, que é rico em misericórdia, nos deu vida em Cristo. O reino tem tudo a ver com dar e não apenas receber.
Assim, como recebemos o perdão, precisamos perdoar; como recebemos graça, damos graça; como recebemos misericórdia, mostramos misericórdia.
Efésios 2:4–5 'Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. '
A cultura romana via a misericórdia como um sinal de fraqueza. Isso poderia ter influenciado os judeus que viviam sob o domínio romano?
O fariseu era misericordioso somente com pessoas do seu nível, não com publicanos, pecadores e gentios.
Deus estava lembrando-lhes quem Ele é e quem eles são. Os caminhos do mundo tendem a se apegar a nós, e precisamos continuar nos lembrando de que não somos deste mundo.
O que é misericórdia?
O que é misericórdia?
A misericórdia é: você não recebe a punição que você merece.
A graça é: você recebe o que você não merece.
Não podemos exigir nenhum deles. Então, precisamos ir a Deus com humildade.
Só podemos dar misericórdia porque primeiro recebemos misericórdia.
Se primeiro precisássemos ser misericordiosos, então a misericórdia que recebemos de Deus seria um pagamento por nossa bondade. Isso não é assim.
Aqueles no reino já receberam misericórdia, e mostrar misericórdia é a cultura do Reino.
Conclusão
Conclusão