3 Tipos de Espiritualidade Cristã

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 64 views
Notes
Transcript

3 Tipos de Espiritualidade Cristã

Lucas 9.28–45 BEARA
Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar. E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura. Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias, os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém. Pedro e seus companheiros achavam-se premidos de sono; mas, conservando-se acordados, viram a sua glória e os dois varões que com ele estavam. Ao se retirarem estes de Jesus, disse-lhe Pedro: Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias, não sabendo, porém, o que dizia. Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem. E dela veio uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi. Depois daquela voz, achou-se Jesus sozinho. Eles calaram-se e, naqueles dias, a ninguém contaram coisa alguma do que tinham visto. No dia seguinte, ao descerem eles do monte, veio ao encontro de Jesus grande multidão. E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único; um espírito se apodera dele, e, de repente, o menino grita, e o espírito o atira por terra, convulsiona-o até espumar; e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado. Roguei aos teus discípulos que o expelissem, mas eles não puderam. Respondeu Jesus: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco e vos sofrerei? Traze o teu filho. Quando se ia aproximando, o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai. E todos ficaram maravilhados ante a majestade de Deus. Como todos se maravilhassem de quanto Jesus fazia, disse aos seus discípulos: Fixai nos vossos ouvidos as seguintes palavras: o Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles, porém, não entendiam isto, e foi-lhes encoberto para que o não compreendessem; e temiam interrogá-lo a este respeito.
Este relato está registrado nos três evangelhos sinó-ticos. Lucas 9: 28-45, Mateus 17:1-23, Marcos 9:2-32
Warren Wiersbe diz que este foi o maior “congresso bíblico” já realizado na terra!
A tradição diz que esse monte é o monte Tabor, outros acreditam que este é o monte Hermon. Mas isso pouco importa para nós.

1º: Espiritualidade do Monte

(Extase sem entendimento)

Lucas 9.29–35 BEARA
E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura. Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias, os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém. Pedro e seus companheiros achavam-se premidos de sono; mas, conservando-se acordados, viram a sua glória e os dois varões que com ele estavam. Ao se retirarem estes de Jesus, disse-lhe Pedro: Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias, não sabendo, porém, o que dizia. Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem. E dela veio uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi.
Jesus subiu ao monte para orar. E ele ora. Porem os discipulos dormem. O que da prazer em Jesus, da cançaso neles. O que é um deleite em Jesus, é um peso para eles. O que dá alegria em Jesus, da sonolencia a eles.

No topo do monte os discipulos presenciaram o sobrenatural.

Pedro, João e Thiago viram a manifestação da glória de Deus, mas, em de vez de orar, eles dormem
Isso nos leva a sondar os nossos corações e ver que tipo de postura nós temos quando entramos na casa da Deus? Com prazer ou com cansaço? É um deleite para nós ou um peso? É uma alegria para nós ou uma sonolencia?
Rosto Transfigurado significa: Rosto Transformado, como se tivesse luz propria (Resplandecia). Esse fato também acontece com Moisés.
Lucas 9.30–31 BEARA
Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias, os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém.
O grande tema é a “partida” de Jesus (o termo grego exodus), que se daria em Jerusalém. Moisés havia conduzido Israel para fora da escravidão do Egito, e Elias os havia livrado da escravidão dos falsos deuses; Jesus, contudo, estava prestes a morrer para libertar o seu povo da escravidão do pecado e da morte
Mateus 17.4 BEARA
Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias.
Pedro diz isso como se ele tivesse no controle da situação. Pedro nem sabia o que ele tava falando, porque ele equipara Jesus com Moisés e Elias.
Bom é estarmos aqui diz Pedro.
É facil a espiritualidade do templo. Aqui a gente canta, a gente ora, a gente prega. É maravilhoso. Mas nós chegamos aqui para adorarmos a Deus, para nos reabastecer, recarregar nossas baterias. Mas o nosso testemunho é la fora, lá no vale. La tem gente gemendo, sangrando, endemonhiada, chorando e etc.
Jesus está ensinando a fazer a obra fora dos templos.
Mateus 17.5–6 BEARA
Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo.
Vendo Milagres mas desprovidos de disernimento expiritual
Vivemos em uma geração que anda a procura de milagres achando que se nos enchergassimos mais milagres, nos creriamos mais. A Fé não vem pelo milagre, a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus.
3 Gerações são representadas aqui: Moises, Elias e a dos Apostolos. Essas são as 3 gerações que mais viram milagres na história. Ao passo que esas também são 3 gerações mais incrédulas da história.
Os irmãos ja repararam que aos poucos, as vezes ate sem perceber nós começamos a perder a reverencia no proprio culto? Entender que quando nos entramos nesse local, esse local não é um local comum?
Enquanto Jesus falava com Deus, Moises e Elias, Pedro começa a falar Mateus 17:5-6
Mateus 17.5–6 BEARA
Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo.
Os discipulos ficam com Medo de Deus. Uma coisa é temer a Deus (Respeito, Reverência) outra é ter medo.
Mãe ensinar para o Filho perauta (Agitado) que Deus vai castigar.
Fica caladinho no culto porque se não o pastor vai xingar.
Espiritualidade Cristã
(Extase sem Entendimento)
Pessoas que vão na igreja, querem ver o sobrenatural, mas não sabem o que foi falado no culto. Não adiantou nada.

2º Espiritualidade do Vale

(A discusão sem entendimento)

Lucas 9.37–43 BEARA
No dia seguinte, ao descerem eles do monte, veio ao encontro de Jesus grande multidão. E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único; um espírito se apodera dele, e, de repente, o menino grita, e o espírito o atira por terra, convulsiona-o até espumar; e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado. Roguei aos teus discípulos que o expelissem, mas eles não puderam. Respondeu Jesus: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco e vos sofrerei? Traze o teu filho. Quando se ia aproximando, o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai. E todos ficaram maravilhados ante a majestade de Deus. Como todos se maravilhassem de quanto Jesus fazia, disse aos seus discípulos:
Quando eles estão descendo o monte rumo ao encontro dos outrs 9 discipulos, Marcos vai trazer uma informação importante:
Marcos 9.14 BEARA
Quando eles se aproximaram dos discípulos, viram numerosa multidão ao redor e que os escribas discutiam com eles.
Quem eram os escribas? Os inimigos hisóricos de Jesus, os opositores do ministério de Jesus.
Tem hora para se discutir sim. No seminario nos estudamos uma materia chamada de Apologética, onde nós discutimos e debatemos muitos assuntos.
O problema é quando nós perdemos o foco, e dedicamos o nosso tempo a apenas discutirmos a obra em vez de fazermos a obra.
Não precisamos ficar defendendo o evangelho. Charles Spurgeon vai dizer no livro Lições aos meus alunos que o Evangelho é como o leão. Não precisamos defender o leão. É só soltarmos ele, que ele proprio vai se defender. Assim também é a palavra de Deus. É sópregarmos ele que ele proprio vai se defender.
Não podemos perder o foco. Enquanto os discipulos discutiam, perdendo o foco, tem gente precisando de ajuda
Lucas 9.38–40 BEARA
E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único; um espírito se apodera dele, e, de repente, o menino grita, e o espírito o atira por terra, convulsiona-o até espumar; e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado. Roguei aos teus discípulos que o expelissem, mas eles não puderam.
Os discipulos não puderam ajudar aquele homem porque estavam discutindo coisas irrelevantes com os escribas.
No vale tem pessoas desesperadas precisando de ajuda. Assim como o Mundo.
Devemos ter foco. 1 Samuel 17 relata Davi.
Davi vai levar um lanche para os irmãos dele. Seus irmãos estavam em uma guerra entre os Israelitas e os filisteus. Ja tem 40 dias em que duas veses por dia o Golias aparece e desafia os soltados de israel, e eles se acovardam e fogem. Dai Davi chega e vendo essa cena ele diz: Quem é esse incircunciso filisteu que esta afrontando os exercitos do Deus vivo? E se dispoe a enfrentar o gigante. Eliabe seu irmão mais velho fica irritadissimo com ele e diz:
“Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja.”
Davi saiu de perto do seu irmão, e foi falar com outras pessoas.
Se nós ficarmos dando ouvidos aos críticos, perderemos o foco
Davi então vai até golias e diz:
“Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”
Marcos 9.19–24 BEARA
Então, Jesus lhes disse: Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-mo. E trouxeram-lho; quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o agitou com violência, e, caindo ele por terra, revolvia-se espumando. Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu; e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!
Imagina um pai e uma mãe vendo um filho sofrendo essas coisas?
Olha o tamanho do investimento que o maligno faz hoje para pegar as crianças?
Os discipulos enquanto discutiam, os poderes das trevas estavam agindo sem serem confrontados.
Porque os discipulos não tem poder para expulsar aqueles demonios?
Marcos 9.28–29 (BEARA)
Quando entrou em casa,os seus discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair senão por meio de oração.
Os discipulos não estavam orando lembra?
Espiritualidade do Vale
(A discusão sem entendimento)

Espiritualidade revelada por Jesus

(Expiritualidade da Oração, da obediencia e do poder)

Lucas 9.43–45 BEARA
E todos ficaram maravilhados ante a majestade de Deus. Como todos se maravilhassem de quanto Jesus fazia, disse aos seus discípulos: Fixai nos vossos ouvidos as seguintes palavras: o Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles, porém, não entendiam isto, e foi-lhes encoberto para que o não compreendessem; e temiam interrogá-lo a este respeito.
Oração: Jesus vai para o monte para e ele ora. E com isso seu rosto transfigura
Obediencia: Jesus estava indo para o martírio, ele ia rumo ao nosso Exodo. E mesmo sabendo disso ele continuava obediente a Deus
Poder:
Marcos 9.25 BEARA
Vendo Jesus que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele.
Jesus tem O poder para nos livrar de todo o Mau.
Related Media
See more
Related Sermons
See more