O GRANDE ENCONTRO
Notes
Transcript
Transição: Escalada do Pecado Antes do Dilúvio
GÊNESIS 6 :1-4
GN 5:18
Enoque. A descrição de Enoque se desvia da genealogia-padrão, lançando luz em sua retidão. Nesta linhagem, ele é o sétimo na lista, uma posição amiúde favorecida nas genealogias bíblicas. Enoque é um símbolo da força pactual dentro desta linhagem.
GN 5:22
Andou com Deus. Esta rara expressão (somente 5.22,24; 6.9; Ml 2.6) denota o desfruto da comunhão sobrenatural e íntima com Deus, não meramente viver uma vida santa.
GN 5:29
Ele nos consolará. Enquanto o Lameque cainita buscava reparar o erro por meio da vingança (ver 4.24), o Lameque setita busca o livramento da maldição. Noé cumpre a profecia começando pela viticultura e vinicultura (ver 9.20).
ENTRANDO NO CAP. 6
V1 Quando os homens … Esta seção forma uma relação entre os livros 1,2 e 3, evocando a INFELIZ situação no fim da linhagem cainita (ver 4.17–24) e formando uma transição da linhagem santa de Sete para a história do dilúvio (6.9–9.7).
NESSE PONTO PRECISO GASTAR UM TEMPO COM A IGREJA VOLTANDO A GÊNESIS 3:15
A SEMENTE DA SERPENTE VERSUS A SEMENTE DA MULHER
GN 3.15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente: esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
AQUI TEMOS:
INIMIZADE:
1. hostilidade (estado) — um estado de profunda má vontade.
SEMENTE:
2. descendente ⇔ semente (Zera’) — um descendente, entendida como a dispersão das sementes que vão crescer e dar frutos.
A sentença proferida contra a serpente envolve um batalha de guerreiros poderosos entre descendência de Satanás e a da mulher.
DESCENDÊNCIA COMO TRADUÇÃO DO HEBRAICO Zera’ (SEMENTE) - Pode indicar um descendente imediato (Gn 4:25) -
Adão tornou a ter relações com sua mulher. E ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete, dizendo:
— Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou.
OU distante OU um GRANDE grupo de descendentes.
TEMOS AQUI TRÊS SENTIDOS ´PARA SEMENTE ZERA’
1 SEMENTE IMEDIATO
2 SEMENTE DISTANTE
3 SEMENTE COMO GRANDE GRUPO
Entretanto, o discurso ULTERIOR das Escrituras, que analisa as riquezas espirituais da acusação formal de Deus contra a serpente, não SEPARA esses três sentidos, mas os FUNDE.
A SEMENTE IMEDIATA da mulher é Abel, e depois Sete. A SEMENTE COLETIVA é a descendência sagrada dos patriarcas (Gn 15:5; 22:17):
GN 15:5 Então o SENHOR levou-o para fora e disse:— Olhe para os céus e conte as estrelas, se puder contá-las.E lhe disse:— Assim será a sua posteridade (ZERA’)
GN 22:17 que certamente o abençoarei e multiplicarei a sua descendência (ZERA’) como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar. Sua descendência (ZERA’) tomará posse das cidades dos seus inimigos.
OBSERVAÇÃO:
Depois de Gênesis, não se fala mais em semente prometida a um herói da fé até que Deus promete uma semente a Davi (2Sm 7.12), o que também se deve entender naqueles três sentidos.
2Sm 7.12 Quando os seus dias se completarem e você descansar com os seus pais, então farei surgir depois de você o seu descendente (ZERA’), que procederá de você, e estabelecerei o seu reino.
MEUS AMADOS IRMÃOS O QUE NOS LEVA A COMPREENDER O DESENROLAR DESSE ENREDO: JESUS CRISTO, o cumprimento inigualável dessa promessa de semente, vem por intermédio da semente imediata da mulher, que é a precursora dos patriarcas e de Davi.
A própria Eva é precursora de Maria, mulher que de um modo único deu à luz o Cristo.
OLHEMOS COM MAIS PROFUNDIDADE: Paulo, interprete reconhecido da “SEMENTE” de Gênesis, identifica a semente de Abraão na pessoa de JESUS CRISTO (Gl 3:16):
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: “e aos descendentes”, como falando de muitos, porém como falando de um só: “e ao seu descendente”, que é Cristo
PALAVRA GREGA PARA SEMENTE E:
SPERMA, SUBS. semente; descendência. Equivalente hebraico: ZERA’
E LOGO DEPOIS INCLUI A IGREJA EM CRISTO NAQUELA SEMENTE (V29):
E, se vocês são de Cristo, são também descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.
EM OUTRAS PALAVRAS, PAULO EMPREGA A “SEMENTE” PARA SE REFERIR A UM ÚNICO E REMOTO DESCENDENTE E TAMBÉM A UM GRUPO.
OLHANDO PARA O NOSSO TEXTO DE HOJE LOCALIZADO EM GN 6 PRECISAMOS ENTENDER QUE DEPOIS DA QUEDA, A HUMANIDADE FICOU DIVIDIDA EM DUAS COMUNIDADES:
Os eleitos, que amam a Deus e oram para entronizar Deus como Rei sobre todos, e os réprobos, que amam a si mesmos (Jo 8:33,44; 1Jo 3.8) e buscam destronar Deus de seu justo lugar e usurpar sua autoridade.
JO 8:31-33 E 44
31 Então Jesus disse aos judeus que haviam crido nele:— Se vocês permanecerem na minha palavra, são verdadeiramente meus discípulos, 32 conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. 33 Eles responderam:— Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?
V44 Vocês são do diabo, que é o pai de vocês, e querem satisfazer os desejos dele. Ele foi assassino desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
1JOÃO 3.8
Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.
É ÓBVIO QUE A SEMENTE DA SERPENTE NÃO PEQUENAS COBRAS, NO SENTIDO LITERAL DA PALAVRA. ALÉM DO MAIS, A “SEMENTE DA SERPENTE” NÃO SE REFERE A DEMÔNIOS, POIS ISSO NÃO ESTÁ EM PARALELO COM A LUTA ENTRE CAIM E ABEL (GN4) E COM A LUTA ESPIRITUAL ENTRE O POVO DE DEUS E O “MUNDO”.
A BOA NOTÍCIA
A semente da mulher triunfa sobre a semente da serpente, todavia esse triunfo tem um preço:
A serpente fere o calcanhar da semente prometida.
em hebraico duas palavras, “esmagar” e “ferir”, têm a mesma raiz. O paralelo entre “ferir a cabeça” e “ferir o calcanhar” mostra que ambos são seriamente feridos um pelo outro, mas o golpe que a semente prometida desfere na serpente é fatal.
Em outras palavras,a “descendência” eleita tem de sofrer antes de alcançar a vitória gloriosa sobre o domínio de satanás.
O cumprimento inigualável dessa profecia está no sofrimento e no triunfo do segundo Adão, e o cumprimento derradeiro está na comunidade unida a ele. (RM 16.20)
E o Deus da paz, em breve, esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus esteja com vocês.
DITO ISTO EM POUCAS PALAVRAS PODEMOS OLHAR AGORA PARA GÊNESIS 6 E COMPREENDER O GRANDE ENCONTRO O TEMA DO NOSSO SERMÃO DE HOJE:
V2 filhos de Deus. A interpretação cristã tradicional, desde o século 3º, endossada por Lutero e Calvino, entendeu os filhos de Deus e as filhas dos homens como sendo os filhos de Sete e as filhas de Caim, e o pecado em decorrência da mescla das duas sementes contaminou a linhagem
viram … eram bonitas … escolheram para si. O hebraico diz literalmente: “viram … boas … tomaram”. Seu pecado reitera o padrão (“viu … atraente … tomou”) do pecado original em 3.6. Deixam-se guiar pela lascívia, não pelo discernimento espiritual.
Casaram. Literalmente “tomaram para si esposas”, referência a casamentos inter-raciais, não fornicação.
V3 Meu Espírito. O Espírito de Deus é a fonte da vida natural (Sl 104.28,30).
O sentido: “O critério é que Deus não permitirá interminavelmente e para sempre que seu espírito doador de vida vivifique os que subvertem seu mundo. O fôlego de vida (Gn 2.7; Sl 104.29,30) lembra que ele é quem doa e suprime”.
Cento e vinte anos. Este provavelmente seja o espaço de tempo entre esta proclamação e o dilúvio (ver 5.32; 7.6), e não os anos da vida de um indivíduo. O juízo de Deus é contemporizado pela graça (cf. 1Pe 3.20). A delonga de 120 anos permite que as pessoas tenham tempo de arrepender-se e provê testemunho do juízo vindouro por meio de Noé e sua arca monumental.
V GN 5.32 Noé tinha quinhentos anos de idade e gerou Sem, Cam e Jafé.
V GN 7.6 Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do dilúvio inundaram a terra.
V 1Pe 3.20 Os quais, noutro tempo, foram desobedientes, quando Deus aguardava com paciência nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucas pessoas, apenas oito, foram salvas através da água.