O Deus criador e sua perfeita criação - dia 1 / Gênesis 1.1-5

Série Gênesis  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

Introdução -

Nas duas últimas semanas tratamos nos versículos 1 e 2 de Deus trazendo à existência algo que não existia. O verbo usado no hebraico Barah. Ou seja, somente Deus traz a existência algo que nunca existiu. Outro detalhe, é que na outra semana compartilhei com os irmãos um esboço geral do livro. Hoje gostaria de compartilhar um esboço do capítulo 1. 1-31.
Ver Slide - * Gênesis 1.1-2 trata da criação de Deus no plano geral. Em Gênesis 1.3-31 veremos Deus detalhando sua criação e avaliando sua obra criadora.
Qual a importância de saber de um Deus criador e soberano na sua vida? Sideney Graydanus diz algo importante: “do modo como entendo, o autor de Genesis 1 não está tentando fazer um relato cronológico das origens deste mundo para Israel. O narrador não estava no começo da criação e Israel não necessitava de um relato ciêntifico. O que o povo de Deus necessitava era de uma mensagem de conforto. Israel temia o desconhecido tanto quanto você e eu. Quando Deus envia essa mensagem, o povo vivia amendrontado com o poder de deuses estranhos. Quando estavam escravos no egito, sentiram na pele não somente o trabalho escravo, mas também uma multidão de influência de deuses do Egito. Isso aconteceu também em outras circunstâncias : canaã outro agrupamento de deuses como Baal e Astarote.”
Coloque-se no lugar deles? diante do medo, do desconhecido, de deuses estranhos, consegue ouvir uma mensagem de consolo? “o rei do universo, pelo poder de sua Palavra criou o céus e a terra”. Percebe o quanto é importante entender esse livro? a mensagem de consolo pra nós queridos irmãos e irmãs!

Gênesis 1.1 / o nosso Deus criou os céus e a terra.

Isto é, ele criou todo universo. criou absolutamente todas as coisas. quando você está passando por períodos difíceis na sua vida cristã, parou para pensar nessa verdade? Tudo está sob o seu controle!
Mas, existe mais consolo a caminho!

Gênesis 1.2 / Era a terra sem forma e vazia, trevas cobriam a face do abismo.

Este versículo está nos mostrando que a obra não está totalmente completa. “estava sem forma e vazia” o verbo hebraico aqui é importante “ser, existir, estar” A terra era, estava sem forma e vazia! Ela não “tornou-se” sem forma e vazia - alguns estudiosos veem nesse versículo a base para a teoria do hiato ou da recriação, e acreditam que há um grande espaço de tempo entre Gênesis 1.1 e Gênesis 1.2. Aqueles que subscrevem essa teoria creem que a terra tornou-se um caos. Essa teoria é perigosa, pois acaba tentando conciliar o registro da criação com o evolucionismo.
A terra estava sem forma e vazia - era estéril, desabitada. Nada poderia viver nessa terra. Queridos - e ainda havia “trevas sobre a face do abismo” - escuridão absoluta - nenhuma luz. um oceano profundo e tebroso. nenhuma planta poderia brotar, era o caos total. Mas, havia esperança - “O Espírito de Deus pairava (movia) por sobre as águas” / Meus irmãos o Espírito de Deus não era parte do caos! A palavra hebraica é ruah - vento, sopro - Ele veio para trazer ordem ao caos! Como está sua vida hoje? precisa de ordem? precisa de paz? precisa de luz? Jesus é a luz do mundo! Ele é o primogênito de toda criação;
Hernandes dias lopes diz: “a Trindade está presente na obra da criação: Deus trazendo à existência o universo sem matéria preexistente (1.1). O Espírito de Deus energizando a terra (1.2). Agora, a Palavra sendo o agente criador (1.3).

Gênesis 1.3-5 / Primeiro dia - Deus criou a luz e fez separação entre luz e trevas, entre tarde e manhã -

“Disse Deus: Haja luz e ouve luz” - Deus expulsou aquela medonha escuridão com luz radiante - luz que faria possível a vida na terra.
Algumas verdades aqui :
a) Disse Deus - a palavra de Deus tem poder criador (ele falou e tudo se fez - Sl 33.6-9). Ela é o verbo eterno pelo qual tudo foi feito (João 1.1-5). Aqui vemos também a centralidade de Cristo na criação! tudo foi feito por seu intermédio - Nele há vida - esta vida é a luz dos homens; e essa luz, brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.
Como você está? Como está sua vida? Consegue imaginar esse texto para a comunidade de Israel em momentos de angústia?
b) Há uma avalição de Deus - “E viu Deus que a luz era boa” Hernandes Dias lopes diz “Deus cria e avalia, Ele faz e aprecia o que fez” O criador deleita-se com as obras de suas próprias mãos. Consegue imaginar que você foi criado a imagem e semelhança de Deus e ele ama você?
c) Uma separação importante - “fez separação entre a luz e as trevas” - “tarde e a manhã” fez o primeiro dia. //
v.5 - Deus definiu o que é luz e o que são trevas; o que é dia e o que é noite. Definiu também luz como dia e trevas como noite, o que nos mostra que o universo de Deus é um mundo de definições claras, não de confusão.
qual caminho você quer seguir?
Related Media
See more
Related Sermons
See more