PURIFICAÇÃO! LIMPEZA DE DENTRO PARA FORA!
Sermon • Submitted
0 ratings
· 22 viewsNotes
Transcript
NÃO SÃO OS AGENTES EXTERNOS QUE OS TORNAM IMPUROS, NOSSAS IMPURESAS VEM DE DENTRO.
NÃO SÃO OS AGENTES EXTERNOS QUE OS TORNAM IMPUROS, NOSSAS IMPURESAS VEM DE DENTRO.
De acordo com as leis da época, quem tocasse em um animal ou ser humano morto, quem tivesse uma doença infecciosa de pele, como furúnculos, erupções cutâneas ou feridas, quem tivesse contato com mofo (em roupas, artigos domésticos ou na própria casa), quem tivesse qualquer tipo de fluxo que saísse do corpo ou quem comesse carne de animal considerado impuro era considerado ritualmente impuro, manchado, contaminado, imundo. Isso significava que a pessoa não poderia entrar no templo — e, portanto, não poderia adorar a Deus junto com a comunidade. Tais limites tão rigorosos nos parecem severos demais.
Mas, se pensarmos um pouco a respeito, eles não parecerão tão estranhos assim.
Ao longo dos séculos, as pessoas se abstinham de alimento durante períodos de oração. Por quê?
É um recurso para que se desenvolva uma fome espiritual por Deus. Notamos também que pessoas de diferentes fés se ajoelham para orar.
Orar ajoelhado não é um pouco desconfortável? Mas é um recurso para que se desenvolva uma atitude de humildade espiritual.
Assim, os rituais de purificação e os esforços para permanecer limpo e livre de contaminação por impurezas e doenças, usados pelas pessoas religiosas do tempo de Jesus.
TODO ESSE ESFORÇO, ERA APENAS, recursos visuais que os possibilitavam reconhecer que estavam espiritualmente e moralmente impuros e, portanto, não poderiam entrar na presença de Deus, a menos que passassem por algum TIPO DE RITUAL DE PURIFICAÇÃO ESPIRITUAL.
EXEMPLO:
Quando vamos nos encontrar com alguém importante para nós — algum encontro especial ou uma entrevista de emprego —, tomamos banho, escovamos os dentes e nos penteamos com cuidado.
O que estamos fazendo com isso?
Ficando livres da sujeira, é claro.
Ninguém quer comparecer A UM encontro com manchas de sujeira ou cheirando mal.
SOBRETUDO, QUEREMOS CAUSAR UMA BOA IMPRESSÃO.
As leis de limpeza ritual seguiam a mesma ideia. Se a pessoa não estivesse limpa em termos espiritual e moral, não poderia estar na presença de um Deus perfeito e santo.
O GRANDE PROBLEMA É QUE: “APARÊNCIA NÃO DEFINE CARATER.”
A FONTE DESSA PUREZA NÃO PROVEM DE DEUS.
Mc 7.14-16 “Jesus chamou novamente a multidão para junto de si e disse: “Ouçam-me todos e entendam isto: Não há nada fora do homem que, nele entrando, possa torná-lo ‘impuro’. Ao contrário, o que sai do homem é que o torna ‘impuro’. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!””
Segundo O SENHOR JESUS, o estado natural do homem é inapropriado para que esteja na presença de Deus.
AÍ NOSSO PROBLEMA É GRAVE!
PORQUE!
SE FOSSE O QUE ENTRASSE, DAVA-SE UM JEITO: NADA QUE UM PURGANTE, UM LACTOPURGA, UM OLEO DE RISSA… NÃO RESOLVESSE.
Mc 7.17-19 “Depois de deixar a multidão e entrar em casa, os discípulos lhe pediram explicação da parábola. “Será que vocês também não conseguem entender?”, perguntou-lhes Jesus. “Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo ‘impuro’? Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado.” Ao dizer isso, Jesus declarou “puros” todos os alimentos.”
O PROBLEMA ENCONTRA-SE NO CORAÇÃO DO HOMEM!
O QUE NOS TORNA IMPUROS É O PECADO QUE HABITA EM NÓS, ENRAIZADO.
SÓ HÁ JEITO DE RESOLVER: SOMENTE O SANGUE DE CRISTO VERTIDO (DERRAMADO, JORRADO) NA CRUZ DO CALVARIO PODE NOS TORNAR PUROS DIANTE DE DEUS!
AS REGRAS HUMANAS, NA MAIORIA DAS VEZES, SÓ SERVEM PARA AQUELE QUE AS CRIOU SE MANTER NO CONTROLE!
POR ISSO O SENHOR JESUS DIZ: “CONHECEREIS A VERDADE A VERDADE VOS LIBERTARÁ”
NA TENTATIVA DE MANTER O CONTROLE, ELES FAZEM UMA LAVAGEM CELEBRAU… VOCÊ NASCEU NO CORPO ERRADO, VOCÊ PODER SER O QUE VOCÊ QUISER…
Ninguém sabe bem o que é certo ou errado, ninguém sabe ao certo sobre Deus.
O DISCURSO É: “Não vemos o indivíduo como alguém impuro, contaminado ou mau. Achamos que a natureza humana é basicamente boa.”
É isso que em geral dizemos hoje.
AS PESSOAS CRIAM SUAS PROPRIAS REGRAS, PADRÕES, PARA ESTAREM BEM COM DEUS, PARA SER ACEITOS POR ELE!
NA VERDADE ESTÃO CRIANDO SEU PROPRIO DEUS!
TIMOTHY KELLER DIZ: “Contudo, ainda lutamos com sentimentos profundos de culpa e vergonha.”
De onde vêm tais sentimentos?
Um dos grandes escritores do século XX, o brilhante e bizarro Franz Kafka, explora esse problema em sua obra The Trial [O julgamento]. No começo da história, Joseph K. leva uma vida normal. Mas, de repente, ele é preso e levado para a cadeia. Ninguém diz a ele o que havia feito de errado.
Por que eu fui preso?
Do que me acusam? Ninguém lhe diz nada. Ele é levado de uma cela para outra; então, para uma audiência e, depois, de volta para outra cela. Ninguém lhe explica nada. Todos são rudes com ele, implacáveis, insensíveis.
E ele continua a ser levado de uma audiência a outra, de uma cela a outra. Ninguém nunca lhe diz o que aconteceu de errado.
Joseph K. começa a refletir sobre a própria vida. Talvez tenha sido por isso. Será que fui preso por isso? De fato eu fiz isso. Não me parece que tenha sido algo tão mau para justificar a prisão, mas pode ter acontecido… Mas ele jamais descobre o motivo. No final, ele leva uma facada de um dos guardas e morre.
Em um de seus diários, Kafka disse algo que muitos consideram ser o tema dessa obra: “O estado em que nos encontramos hoje é de pecado, bem independente da questão de culpa.”
É UM ESTADO QUE DE UM MODO OU DE OUTRO, SEMPRE LEVANTARÁ ACUSAÇÕES SOBRE NÓS MESMOS.
Em outras palavras, vivemos hoje em um mundo em que AS PESSOAS NÃO ACREDITAM em julgamento, em pecado, mas, apesar disso, ainda sentimos que há algo de errado conosco.
VERDADE É QUE, carregamos um profundo e inevitável senso de que, se passássemos por um exame, seríamos rejeitados.
Temos uma sensação profunda de que temos que esconder nosso verdadeiro eu!
DAÍ, USAMOS TATICAS, SOFISMA, (ARGUMENTO QUE PRODUZ ILUSÃO, REGRAS EM QUE SUA ESTRURA INTERNA É INCONSISTENTE, NÃO TEM BASE) TUDO ISSO SÓ SERVE COMO CAPA, É PARA APARECER BEM NA FITA!
Kafka está dizendo: “Você não crê em pecado nem em julgamento nem em culpa — contudo, de algum modo, sabe que é impuro”. Você pode enxergar isso pela lente da psicologia e dizer que tem uma neurose, que não foi amado o bastante por seus pais, que é uma vítima ou que tem problemas de autoestima. Mas não há como escapar do fato de que todos nós carregamos essa sensação de que somos impuros.
ISSO POR CONTA DO PECADO, DA QUEDA DO HOMEM, DA CONSEQUENCIA MAIOR QUE O PECADO TRAZ! A SEPARAÇÃO ENTRE HOMEM E DEUS!
O SER HUMANO TEM CRIADO SUAS PROPRIAS REGRAS E ABANDONADO AS LEIS DE DEUS!
Mc 7.6-9 “Ele respondeu: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: “ ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’. Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens”. E disse-lhes: “Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira de pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecerem às suas tradições!”
O PLANO DE DEUS EM CRISTO JESUS, É FAZER UMA LIMPEZA PROFUNDA!
“UMA LIMPEZA QUE COMEÇA DE DENTRO PARA FORA”
O que de fato há de errado com o mundo?
Por que tem que ser um lugar tão miserável?
Por que há tanto conflito entre nações, raças, tribos e classes?
Por que os relacionamentos tendem a se desgastar e entrar em colapso?
O SENHOR JESUS está di- zendo: “O que há de errado somos nós.”
Está naquilo que sai de dentro de nós. Está no egocentrismo do coração humano.
Está no pecado. Na verdade, todos esses males que brotam do coração humano nos tornam tão impuros que Jesus mais para fren- te diz aos discípulos:
Mc 9.43-48 “Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, onde “ ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’.”
Mas Jesus tinha acabado de dizer que nosso maior problema, aquilo que mais nos torna impuros, não é o pé nem o olho: é nosso coração. Se fosse o pé ou oolho, embora a solução proposta fosse drástica, seria possível resolver o pro- blema. Mas não temos como arrancar nosso coração.
Não importa o que façamos ou quanto nos esforcemos, as soluções que vêm de fora do homem não tratam de sua alma. Algo que venha de fora para dentro nunca funcionará, pois a maior parte daquilo que causa nossos problemas brota de dentro para fora.
QUERIDOS?
O QUE O SENHOR JESUS ESTÁ DIZENDO É:
VOCÊ ATÉ PODE AMPUTAR SUA MÃO, SEU BRAÇO, SUA PERNA E ATÉ MESMO ARRANCAR SEUS OLHOS, SERÁ APENAS TENTATIVAS DE UMA LIMPEZA EXTERA. CONTUDO, SOMENTE EU POSSO FAZER UMA LIMPEZA EXTERNA. UMA LIMPEZA DE DENTRO PARA FORA!
SÓ CRISTO JESUS PODE NOS DAR UM NOVO CORAÇÃO NOVO!
EZEQUIEL 36.26-27 “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.”