EVANGELIZANDO ATRAVÉS DOS RELACIONAMENTOS
EVANGELIZANDO ATRAVÉS DOS RELACIONAMENTOS • Sermon • Submitted
0 ratings
· 164 viewsNotes
Transcript
Introdução:
Introdução:
E se eu tivesse uma notícia que pudesse revolucionar, transformar a sua vida? Eu deveria te falar? Você iria querer ouvir?
Rm 10: 8-15 “8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.
9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.
12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”
Contexto do versículo mais próximo - O apóstolo Paulo relembra aqui que após alguém receber Jesus como Senhor e Salvador e se tornar um Discípulo dele, automaticamente essa pessoa recebe uma missão: Evangelizar / Ir e fazer Discípulos de todas as nações, batizando e ensinando tudo o que Jesus ensinou
Definição dos termos:
Evangelho: Anúncio de boa notícias. Qual é a boa notícia? Deus está perdoando pecados de todos os que se arrependem, recebem Jesus como Senhor e Salvador, estes passam a ter a garantia da vida eterna.
Evangelização - Evangelismo: Ato de ir e evangelizar às pessoas.
Evangelístico: É a missão evangelizadora ou seja o trabalho do evangelista ou o lugar onde se realiza o evangelismo
F.T. Nossa intenção nessa noite é demonstrar como Os Relacionamentos (não só entre casais) e amizades são vitais na Evangelização:
1) Os Relacionamentos como estratégia de Evangelização
Qual a a importância dos relacionamentos na Evangelização?
a) Deus nos fez seres relacionais - “Ninguém é uma ilha”
Como a maioria de nós fomos evangelizados?
Jesus como exemplo de Evangelização através do Relacionamentos -
De maneira resumida, quais foram os princípios usados por Jesus para Evangelizar através de seus Relacionamentos?
Jesus dava valor máximo aos seus relacionamentos - Relacionamento com Deus e com as pessoas
Jesus amava as pessoas: Jesus amou até seus inimigos, e amou-os até o fim
Jesus era misericordioso com as pessoas: Ele perdoava seus pecados
Jesus Servia: Jesus entendia que a maior demonstração de amor que podemos dar é servir
Aplicação: Certamente que todos nós nos relacionamos diariamente com várias pessoas, desde familiares, a conhecidos de trabalho e amigos.
Esses contatos que temos com essas pessoas precisam ser vistos como oportunidades de Deus para que possamos de maneira informal (sem púlpito, terno e gravata) anunciar o amor de Deus através de palavras ou testemunho de vida
Você entende que prestará contas das pessoas que de certa forma teve influência?
Muitas vezes enviamos vídeos engraçados para muitas pessoas ou falamos de assuntos de interesse, mas nunca de forma alguma fazemos um esforço para manifestar o reino de Deus
2) Ir e Pregar são meios de Evangelização (Enviados a pregar)
a) O que é pregação? O que é pregar?
Pregação é anunciar a palavra de Deus às pessoas com a intenção de converte-las ou santifica-las. É anunciar o evangelho, que são as boas novas de que Deus está perdoando os pecados de todos os que confessam Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.
A pregação é também sobretudo um milagre, onde um Deus Santo e perfeito usa um mensageiro(a) imperfeito para transmitir a sua palavra.
b) Por que pregar? E, pregar o que?
A pregação nasce no coração de Deus, é central em toda a história de Israel através dos profetas e também na história do cristianismo através dos discípulos de Jesus, os 12 e cada de nós!
Através da pregação Deus está chamando as pessoas ao arrependimento, está dando direção a elas, está confortando ou enviando as pessoas em missão.
c) O que torna a nossa pregação poderosa e eficaz?
O que torna a pregação tão poderosa é que ela é um projeto do próprio Deus. Deus diz:
Is.55.8-11 “8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor,
9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
10 Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come,
11 assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.”
Porém, como como Deus está a usar homens e mulheres, a dependência de Deus e Testemunho/Santidade de vida são vitais para que O Espírito Santo haja por meio da pregação. Sem isso, a pregação se torna palavras ao vento.
Não pregamos só no púlpito. E a evangelização focada em estranhos nos leva inevitavelmente a um cristianismo hipócrita - Entregar folheto a um estranho, ou ir até determinados lugares evangelizar onde ninguém te conhece pode gerar discípulos descuidados com a santidade de vida
d) Como pregar?
Uma vem que entendamos a origem e relevância da pregação, a pergunta que surge é como podemos pregar? Será que a pregação é coisa só para pastores, evangelistas, professores etc? Será que mesmo àquelas pessoas mais envergonhas, que tem medo de falar em público podem pregar?
A pregação ocorre essencialmente através de alguém que se levanta diante das pessoas e passa a falar acerca da palavra de Deus, mas não somente isso
É possível pregar também de maneira informal através dos nossos relacionamentos e amizades. É nessa forma de pregação que se aproxima do ensino que quero focar.
Se você pensar em pregação pensar em pregação como subir aqui no púlpito e ter que falar às pessoas você não consiga, mas se eu disser para você que você pode pregar ao seu netinho de 4 anos no dia a dia? É possível pregar em uma conversa informal a um amigo.
Aplicação: A pregação é um milagre, quando Deus chama pessoas imperfeitas para falarem em seu nome da sua palavra.
Nem todos são chamados a pregarem nos púlpitos, mas com certeza todos nós somos chamados e enviados a pregarmos em nosso dia a dia através dos nossos relacionamentos.
Muito mais que tentarmos evangelizar pessoas que não conhecemos, precisamos pregar para àqueles que estão em nosso círculo de amizade e influência, desses certamente você prestará contas. Um pai prestará contas se pregou o evangelho aos seus filhos, um avó ou avô prestará contas de seus netos, prestaremos contas de nossos amigos etc.
3) Evangelização na prática (Como podemos praticar tudo isso?)
Quero então apresentar a você um plano que irá ajudá-lo através de seus Relacionamentos.
Você vai precisar ser intencional nisso, mas isso irá funcionar e não será um peso para você
I) Oração é a base da Evangelização
Faça uma lista com nomes de pessoas com as quais você se relaciona que ainda não são cristãos: filhos, pais, mães, avô, avó, amigos etc.
Anote os nomes delas e fixe em lugar visível para você. Sempre que passar pelas lista ore por essas pessoas e peça a Deus oportunidade para falar algo de Deus a ela
II) Amizades como campo evangelístico: Jesus ficou conhecido por apelidos que os fariseus lhe deram: Comilão, beberão / Amigo de pecadores
Lembre que prestará contas diante de Deus por suas áreas de influência. Não seja um cristão secreto entre os seus amigos. “Aquele que se envergonha de Jesus aqui, diz a palavra que Jesus vai se envergonhar de você no dia do Julgamento”. Se envergonhar de Jesus é o mesmo que negá-lo
III) Ouvir as pessoas a porta para o evangelismo.
Uma pesquisa nos EUA mostrou que o que as pessoas mais queriam, era pessoas que pudessem ouvi-las sem julgamento. Traduzindo, o que as pessoas mais querem é ter um amigo(a) confiável.
Perguntas que abrem os corações: Como você está? Como vai a sua família? Como estão as coisas no trabalho? Como está o seu Relacionamento com Deus?
Ao ouvir as pessoas procure:
Não criticar às pessoas
Não julgar às pessoas - Assim como você julgar às pessoas você será julgado
Ouça e não se queixe para e das pessoas
IV) MESA - Convide pessoas para comer com você: Algo poderoso acontece com as nossas amizades quando estamos a mesa com elas. A psicologia afirma essa importância e nos informa dos benefícios de estarmos a mesa em família e com amigos:
Fortalece os laços afetivos
Promove a liberação de substâncias de prazer e felicidade ao cérebro
Promove a trocas de ideias
Incentiva a boa alimentação
Fortes (espírito), Saudáveis (corpo), inteligentes (mente), felizes (alma) por comerem juntos à mesa em família - pesquisadora Miriam Weinstein
A bíblia dá muita importância ao comer juntos à mesa: No AT. sentar à mesa e comer é um ato importante de comunhão. Jesus comia com as pessoas, contou várias parábolas falando sobre banquete à mesa, disse que na sua vinda nós termos um banquete com ele à mesa, Ordenou ao seus discípulos que antes da morte preparassem uma ceia para eles e por meio do apóstolo Paulo, institui a Ceia do Senhor, momento de vital importância no cristianismo onde demonstramos nossa comunhão com Deus e com os irmãos, quem está sem comunhão, em pecado não deve participar desse memorial.
V) Amar através do servir: Falando em estar à mesa, lembro que nem todas mulheres e homens gostam de cozinhar. Cozinhar é uma grande expressão de amor, é uma das maneiras mais extraordinárias de demonstrarmos amor através do servir, é uma necessidade diária de qualquer pessoa e que precisa ser suprida - outras forma de demonstrar amor servindo...
Conclusão:
Deus nos fez seres relacionais - pessoas machucadas e doentes emocional/espiritualmente não querem ter comunhão
A pregação é o meio pelo qual Deus resolveu salvar o mundo - pregar é falar do amor de Deus pelas pessoas através da cruz de Cristo. Então, não é só no púlpito, e não é só o pastor quem deve pregar, mas todos os cristãos devem pregar, falar do amor Deus aos outros, principalmente àqueles com os quais nos relacionamos diariamente
Um plano para conseguirmos evangelizar através dos nossos Relacionamentos é tem os seguintes passos:
I) Oração é a base da Evangelização
II) Amizades como campo evangelístico
III) Ouvir as pessoas a porta para o evangelismo
IV) Convide pessoas para comer com você
V) Amar através do servir
Uma alegria maravilhosa é vermos pessoas pelas quais oramos rendidas a Jesus!