IGREJA DIVIDIDA É IGREJA DESTRUIDA

MARCOS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 547 views
Notes
Transcript
PORQUE TANTA DIVISÃO EM NOSSO MEIO?
INTRODUÇÃO
Existe desde o inicio da igreja uma luta pela unidade da igreja, pela comunhão dos santos e cada vez mais próximo do fim essa dificuldade aumentará.
Encontramos nesta passgem um grande dilema. Vimos Jesus, em casa, rodeado pela multidão, pregando, curando e expulsando demonios (Mateus e Lucas) e seus parentes chegando para o prender, para impedir seu trabalho, julgando que Ele estivesse fora de si, mesmo quando os sinais aconteciam em Sua vida e uma multidão o seguia.
Nâo é de nos admirar que os Escribas tbm O perseguiria e se manifestriam de forma contraria, julgando que Ele estava cheio de demonios, expulsando os demonios pelo maioral dos demonios, Belzebu.
Jesus estava sofrendo fortes oposições internas, dos seus, parentes e compatriotas, onde deveria ser o contrário. Hoje vamos descobrir porque tanta divisão em nosso meio.
Antes de compreendermos o porque tanta divisão em nosso meio, o texto nos ensina algumas coisas importantes.
Em primeiro lugar, segundo Jesus, toda expulsão de demonios vem da autoridade de Jeus, por isso devemos acreditar que em todos as igrejas em que há expulsão de demonios são igrejas verdadeiras?
Como explicar essas manifestações em igrejas hereges? Realmente eles expulsão em nome de Jesus, mas isso não quer dizer que são de Jesus, salvos. O poder esta no nome de Jesus e não neles. Podem exercer poder em nome de Jesus, mas irem para o inferno (Mt 7.21-23). POr isso não se iludam, não são as manifestações dos dons que atestam os verdadeiros crentes, mas o fruto do ES.
Em segundo lugar, uma pergunta que não quer calar é: o que é blasfemia contra o ES. Esta nítido no texto que a Blasfêmea contra o ES é atribuir a satanás uma obra que é do ES de forma proposital. Existem pessoas que ficam aterrorizadas pensando que um dia, quando se desviou ou falou algo contra Jesus, a igreja, Deus e contra o proprio ES não tenha mais perdão e por isso estão de coração triste, arrependido. Estes não blasfemaram contra o ES, pois se tivessem feitos, não poderiam se arrepender, pois o arrependimento vem do ES (Jo 16.8 - 2Tm 2.25). Blasfemar contra o ES é impossivel ser salvo porque Ele é a Porta que nos conduz a Cristo e uma vez essa porta fechada, nunca mais se achara o caminho, não sentirá arrependimento.
Em terceiro lugar, Jesus explica que Ele expulsa os demonios porque Ele antes entrou na casa dele, de satanás, e o amarrou. Quando? No deserto, Jesus o venceu. Jesus foi o primeiro homem que não cedeu, não pecou e por isso tinha autoridade para expulsá-lo como ELe fez no proprio deserto dizendo: vai-te satanás, pois esta Escrito, somente a Deus adorarás.
Amarrar satanás aqui não é colocar cordas em suas mãos ou deixar ele atraz das grades, mas tirar sua autoridade, autoridade esta que ele tinha porque todos os homens pecaram, mas Crsito não tinha pecado, entrou na terra, casa do diabo (conforme ap 12, ele não esta no inferno, mas caiu do céu para a terra) e tirou a sua autoridade e agora começou a saquear a sua casa, expulsando os demonios, curando os enfermos e anunciando a libertação a todos.
Avisem ao RR Soares que a expressão: esta amarrado não é para nós citar aos endemoniados e nem para negativar palavras ruins, mas foi quando Jesus amarrou satanás. Foi Jesus quem o amarrou e nós devemos apenas expulsar em nome de Jesus!!
Mas em quarto lugar, aprendemos algo muito sério aqui, aprendemos que o reino das treva é muito organizado.
No reino das trevas não existe desordem, quebra de autoridade. Jesus deixa claro que se eles fossem desorganizado, o reino deles estariam sem força, não teria subsistido.
Hernandes Dias Lopes diz citando outros autores que o diabo as vezes maqueia seu sistema. ELe se divide para se multiplicar ou se reinventar. Perceba que o reino do mal nunca desiste, eles sempre se reinventam.
Ex: é notório hoje em dia dizer que Hitler e Mussolini, fascistas eram da extrema direita. Mas estudando a história eles são de estrema esquerda, porque?
Todos eles, inclusive Lenie, eram marxistas, comunistas, porem Marx era uma especie de profeta, ele criou todas as teses conhecidas como marxistas, mas ele dizia que sua teoria aconteceria naturalmente, ou seja, que os trabalhadores, proletários, um dia buscariam uma revolução, que eles lutariam contra os burgueses capitalistas e o mundo se tornaria comunista, igualitário. Ele disse que se iniciaria pelos paises mais ricos, inglaterra e alemanha. Mas como isso nunca acontecia, Lenie e Mussolini em tese foram contra marx, mas não em sua teoria, mas previsão. Eles então não esperaram acontecer, foram praticos, iniciaram a revolução pelas classes mais baixas não contrariando as teses marxistas, mas colocando-as em pratica. Neste tempo, fieis marxistas disseram que Lenie e Mussolini era opositores de marx criando o bolchevismo e o leninismo e mais tarde Hitler o nacional-socilista, mas na verdade, eles não quiseram esperar acontecer, foram a luta e colocaram em pratica as previsões de marx.
Ou seja, eles não lutaram um contra o outro, mas se dividiram para multiplicar. Satanás é sagás.
Na bíblia, vimos Herodes e Pilatos, inimigos, mas se uniram contra Jesus.
Vimos tbm os fariseus e os herodianos, inimigos de morte, mas unidos contra Jesus.
No Brasil eles temos outros dois, PT e PSDB - duas faces da mesma moeda.
1. PORQUE TANTA DIVISÃO NO MEIO DA IGREJA?
Aprendemos que o Reino de Satanás é falido, mas organizado e porque no meio do povo de Deus temos tanta divisão?
Paulo vai tratar esse tema na igreja de corinto, onde havia quatro grupos na mesma igreja: de Paulo, Apolo, Cefas (Pedro) e de Cristo (Os que não obedeciam as autoridades).
Aos Gálatas, da mesma forma, Paulo os exorta por estarem vivendo sem o amor fraterno entre eles e aqui encontramos o motivo da divisão, desunião no meio do povo cristão.
13Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.
14Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber:
Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
15Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos. Gl 5.13–15.
Por conta da liberdade que recebemos.
Paulo deixa claro o problema da nossa divisão, omissão, falta de comunhão, brigas, contendas, desigrejamento.
Os cristãos tinha acabado de sair de baixo da maldição da Lei, de ter que cumprir toda a Lei para ser salvo, mas estavam dando liberdade a carne para o pecado. Era para ser: da Lei para a liberdade, mas foram direto para a libertinagem.
Agora, os cristãos do século XXI tem se libertado de uma religiosidade morta, mas tem se entregue a uma religiosidade fria, desobrigada.
O Papa era o pontifice (ponte), mediador, agora temos liberdade para ir a Deus, mas vimos uma falta de respeito, honra e estima pela igreja e sua liderança.
Fomos libertos de alguns costumes da AD que aprendemos não ser pecado, mas as pessoas perderam tbm os limites.
Aprendemos que podemos adorar a Deus em qualquer lugar, porem agora não querem mais se reunir aumentando os desigrejados.
Estão usando da liberdade para dar ocasião a carne, esta faltando o amor verdadeiro, de Cristo na vida dos crentes porque descobrimos que somos templo do ES, mas não esqueça que vc não é corpo de Crsito.
Os regimes e sistemas autoritários ou totalitários impedem uma divisão. Todos obedecem sem manifestação de reclamações, pois os mesmos não tem liberdade.
Mas quando há liberdade, os homens se dividem e cada um por ter liberdade busca seu proprio interesse. Por isso é mais dificil ver união em sistemas liberais do que em sistemas opressores. Vc ve algum chines na china reclamar do partido comunista? Algum cubano que mora em cuba reclamando?
Igrejas em lugares opressores eram mais populosas, unidas. Quando há uma liberdade as pessoas ficam omissas, participam quando querem, faltam sem remorso, alegam o fim da religiosidade, alegam que Jesus não exige tanto compromisso, isso é reino dividido, porque não é isso que a Bíblia ensina.
Tem aqueles que não se excluem ou auto governam totalmente, mas se omitem. O problema é que Jesus disse: os que comigo não ajunta, espalha. Não tem meio termo com Jesus, ou vc é ou vc não é.
Liberdade é uma parte do Evangelho a outra é ainda escravidão (assustou?).
PARECE que estou fazendo uma apologia ao autoritarismo, não, com certeza não, mas estou dismistificando esse mal que acontece em nosso meio. O caminho não é a opressão é sim a liberdade, pois foi para isso que fomos chamados, para sermos livres, mas não libertinos. estarmos fora de autoritarismo, mas não das autoridades. Livres da religiosidade, mas não da religião.
Jesus disse que veio para nos colocar em liberdade: 18O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos e apregoar o ano aceitável do Senhor. Lc 4.18–19.
Aqui em Gl 5 Paulo disse que fomos chamados a liberdade, mas Paulo tbm nos ensina que:
Somos escarvos de Cristo 1Co 7.22 - A Lei nos fala do Servos da orelha furada (História da mulher escrava que gospe na cara do seu senhor…)
Que Cristo é Salvador e tbm Senhor
Que devemos ter uma vida cruscificada com Cristo
Mortos para o pecado, carne, carnalidade, divisão.
A igreja antes vivia uma opressão. Tudo era pecado e Deus era um carrasco.
Agora, a igreja parece facultativa, parece que mais nada é pecado e Deus parece um bobão.
Precisamos entender que nesta vida NUNCA estaremos livre das autoridades, das leis, das regras, da disciplina e de uma vida diciplinada. Veja o que JEsus disse: Lc 14.26,27,33
26Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
27E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.
33Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.
Rm 13 nos ensina a se sujeitar às autoridades.
Hb 13.17: Obedecei aos vossos pastores
Gl 5.13s Paulo esta fazendo uma critica a libertinagem, a uma vida sem compromisso, sem odediencia, disciplina. Hoje estamos cada um por si e Deus por todos.
O que os libertos precisam entender é que fomos sim libertos da opressão, de costumes anti-bíblicos, mas não para vivermos em libertinagens.
H.D.L diz: onde ha divisão, não ha poder! Porque as igrejas antigas tinham poder? Porque todos obedeciam a Palavra, seus lideres, andavam em santidade e temiam ao Senhor. Hoje é cada um por si, cada um com sua propria teologia e costume.
Qual o ponto? qual a solução?
Esta em 1co 7.22: Porque o que foi chamado no Senhor, sendo escravo, é liberto do Senhor; semelhantemente, o que foi chamado, sendo livre, é escravo de Cristo. 1 Coríntios 7:22
A solução para a igreja é se entregar voluntariamente, livremente a Cristo, a Lei de Cristo, aos ensinos de Cristo e se tornar escravo de Cristo. ser puritano - fazer tudo conforme a Palavra. abraçar a causa, a Bíblia. Receber um renovo!
Perceba que no vc 20 havia novamente uma multidão em busca de Jesus, vinham pessoas de toda parte (7-8) e neles não havia divisão, pois o assunto era somente um, CRISTO!
O problema inicia quando esta igreja se organiza, quando o assunto não é apenas Cristo, quando o assunto é liderança, costumes, oficios, trabalho. Isso tudo é necessário, obrigatório, determinação de Cristo, mas o problema é quando a igreja perde de vista a pessoa de Cristo e pensa somente a partir de si.
Quando o pastor esquece que ele deve buscar e agradar a Cristo.
Quando a banda esquece que deve agradar em primeiro lugar a Cristo.
Quando os obreiros esquecem que servem primeiro a Cristo.
Quando as irmas se esquecem que em primeiro lugar esta Cristo.
Quando nos relacionamentos, no casamento, amizades, negócios, Cristo esta em primeiro lugar.
Quando Cristo não é o foco, o centro, propósito, alvo, a igreja inicia uma divisão.
Aplicando ao Itacorubi, nossa realidade, me parece ainda, depois de eu pregar tanto aqui sobre isso, que o nosso foco é o nosso EU. aqui tem pouca murmuração, contenda, disputa, mas tem muita gente sobre si, interesseira e poucos entregues ao ministério, obra, Cristo, almas, serviço, aos cultos!!!
Qual a consequência? Uma igreja que não prospera, não aumenta, não ganha almas. Precisamos mais de Cristo, se parecer mais com Ele, ter as atitudes dEle, amar mais a Ele!!
A solução é AMAR mais a CRISTO, conhecer mais da doutrina de Cristo, quem Ele é, como Ele é, O que Ele fez, O que ELe ensina e sermos PARECIDOS com Ele, somente isso.
Lutamos sempre pela liberdade, mas não pela libertinagem!
Vc tem um compromisso um com o outro, com esta igreja, com este pastor e acima de tudo com Deus. Não é somente com Deus, mas com os seus irmãos!
CONSEQUENCIA DESTA LIBERDADE LIBERTINA
MAS ESCUTE, NOSSA LIBERDAD ESTA AMEAÇADA. O QUE VAI NOS FAZER PERDER A LIBERDADE? A OMISSÃO POR EXESSO DE LIBERDADE.
É Jesus quem esta dizendo: Pode subsistir um reino dividido?
Não reclame no futuro que a igreja não é mais a mesma, que a igreja do filho ou neto de vcs não terão a mesma liberdade que vc tem.
CONCLUSÃO
Quem quer renovar seu compromisso com O Senhor e deixar de ser libertino? Quem quer se comprometer com Ele? Quem quer ser escravo de Cristo? Quem quer lutar pela liberdade sem libertinagem? Quem quer estar fechado com a causa? QUEM QUER HOJE VOLUNTARIAMENTE SE RENDER A CAUSA DE CRISTO?
Os filhos dastreva são mais prudentes do que o da luz (Lc 16.8)
Enquanto estamos brincando de ser crente, vivendo em divisão, brigando por teologias secundárias, não investindo no reino de Deus, satanás esta organizado reinventando, se reagrupando para ganahar a batalha.
Após a segunda guerra, inicia a guerra fria, o mundo lutando contra o comunismo. em 1989 no caomunismo em tese cai, cai o muro de Berlim, mas na verdade o comunismo estava se reinventando.
Havia ameaças de uma nova guerra se a união soviética não abandonasse o comunismo, eles sederam, sederam de lutar com armas de fogo, entregaram o poder ao ocidente, mas entraram nas escolas, faculdades, no ensino e na cultira, na arte e na filosofia e conseguiram implantar suas ideias não pela força, mas pela educação.
O ocidente comemorava uma vitória que era uma derrota, foi um verdadeiro cavalo de troia.
No Brasil, durante o periodo militar aconteceu a mesma coisa. Os militares exibiam força e poder, mas entregaram a educação sem perceber aos comunistas que tbm implantaram suas ideias no Brasil.
Assim somos nós, demonstramos força e poder através de nossas igrejas, reuniões, conquistas e ultimamente por nossos artistas, mas não somos organizados em avançar o Reino, em ensinar nossas crianças.
Não temos uma escola, uma faculdade, um seminário, uma radio, um canal de TV e nossos canais na internet é dificil de crescer porque o povo prefere assistir o mundo, os artistas do que se unir com seus irmãos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more