Conflitos na vida do homem

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
(falar de casa de paz)
1 Kings 2:1–9 NAA
Quando se aproximava o dia da morte de Davi, ele deu ordens a Salomão, seu filho, dizendo: — Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Portanto, tenha coragem e seja homem! Guarde os preceitos do Senhor, seu Deus, andando nos seus caminhos, guardando os seus estatutos, os seus mandamentos, os seus juízos e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés. Assim, você será bem-sucedido em tudo o que fizer e por onde quer que você for, e o Senhor confirmará a promessa que me fez, dizendo: “Se os seus filhos guardarem o seu caminho, andando diante de mim fielmente, de todo o seu coração e de toda a sua alma, nunca lhe faltará sucessor ao trono de Israel.” — Você também sabe o que me fez Joabe, filho de Zeruia, e o que fez com os dois comandantes do exército de Israel, com Abner, filho de Ner, e com Amasa, filho de Jéter. Ele os matou e, em tempo de paz, vingou o sangue derramado em tempo de guerra, manchando com ele o cinto que trazia nos lombos e as sandálias nos pés. Portanto, faça segundo a sabedoria que você tem e não permita que ele morra em paz com idade avançada. Mas seja bondoso com os filhos de Barzilai, o gileadita, e que eles estejam entre os que comem à sua mesa, porque estiveram ao meu lado quando eu fugia por causa do seu irmão Absalão. — Eis que você também terá de lidar com Simei, filho de Gera, filho de Benjamim, de Baurim, que me lançou uma terrível maldição no dia em que eu ia a Maanaim. Porém ele veio ao meu encontro junto ao Jordão, e eu, pelo Senhor, lhe jurei, dizendo que não o mataria à espada. Mas, agora, não o tenha por inocente, pois você é um homem sábio e bem saberá o que deve fazer com ele para que ele seja sepultado com os cabelos brancos manchados de sangue.
Davi mostra o caminho do sucesso para Salomão:
1 Kings 2:3 NAA
Guarde os preceitos do Senhor, seu Deus, andando nos seus caminhos, guardando os seus estatutos, os seus mandamentos, os seus juízos e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés. Assim, você será bem-sucedido em tudo o que fizer e por onde quer que você for,
Primeira e imediata pergunta é você conhece a vontade de Deus?
Você conhece a lei de Deus?
Os mandamentos de Deus são um caminho seguro.
A melhor forma de resolver um conflito é não entrando nele.
Arranjar sarna pra se coçar.
Nós mesmos geramos problemas com nossa conduta.
Como tem sido o teu relacionamento com a vontade de Deus?
Quanto tu tem questionado a Bíblia sobre as tuas posturas?
Mas ok, nem tudo são flores na vida.
Salomão pega uns conflitos que ele não teve nada a ver.
1 Kings 2:5–9 NAA
— Você também sabe o que me fez Joabe, filho de Zeruia, e o que fez com os dois comandantes do exército de Israel, com Abner, filho de Ner, e com Amasa, filho de Jéter. Ele os matou e, em tempo de paz, vingou o sangue derramado em tempo de guerra, manchando com ele o cinto que trazia nos lombos e as sandálias nos pés. Portanto, faça segundo a sabedoria que você tem e não permita que ele morra em paz com idade avançada. Mas seja bondoso com os filhos de Barzilai, o gileadita, e que eles estejam entre os que comem à sua mesa, porque estiveram ao meu lado quando eu fugia por causa do seu irmão Absalão. — Eis que você também terá de lidar com Simei, filho de Gera, filho de Benjamim, de Baurim, que me lançou uma terrível maldição no dia em que eu ia a Maanaim. Porém ele veio ao meu encontro junto ao Jordão, e eu, pelo Senhor, lhe jurei, dizendo que não o mataria à espada. Mas, agora, não o tenha por inocente, pois você é um homem sábio e bem saberá o que deve fazer com ele para que ele seja sepultado com os cabelos brancos manchados de sangue.
Nem sempre nós podemos evitar os conflitos.
E aí?
Homens mais sábios e experientes precisam nos cercar.
Homens que tenham tato no assunto.
Davi estava entregando o trono num clima meio péssimo.
Ele não era o melhor exemplo em todas as areas.
Mas Salomão percebeu a sabedoria mesmo assim.
Precisamos ter paciência.
Alguns conflitos levaram anos para serem resolvidos.
Alguns conflitos vão nos custar.
O próprio Davi não resolveu todos seus conflitos e conviveu com as perdas.
Quem pode compartilhar algum conflito que demandou paciência, experiência de outros?
Agora qual o segredo pro fracasso nos seus conflitos?
1 Kings 11:1–4 NAA
Além da filha de Faraó, Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, mulheres das nações de que o Senhor tinha dito aos filhos de Israel: “Não casem com elas, nem casem elas com vocês, pois perverteriam o coração de vocês, para seguirem os seus deuses.” A estas Salomão se apegou pelo amor. Tinha setecentas mulheres que eram princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses, e o coração dele não era fiel ao Senhor, seu Deus, como havia sido fiel o coração de Davi, seu pai.
1 Kings 11:9–11 NAA
O Senhor se indignou contra Salomão, por ter desviado o seu coração do Senhor, Deus de Israel, que lhe havia aparecido duas vezes e ordenado que não seguisse outros deuses. Ele, porém, não guardou o que o Senhor lhe havia ordenado. Por isso o Senhor disse a Salomão: — Já que você procedeu assim e não guardou a minha aliança, nem os meus estatutos que lhe ordenei, vou tirar o reino de você e dá-lo a um dos seus servos.
O segredo para conflitos desastrosos é desobedecer a Deus.
Quando não estudamos a palavra de Deus.
Não gastamos tempo entendendo o que Ele ordena para nós.
Ignoramos as lições que o Espírito Santo nos dá.
Agora sabe como nos afastamos da vontade de Deus e não buscamos o seus mandamentos?
Orgulho!
O orgulho é o que nos faz menosprezarmos a palavra de Deus.
Quem é bom em algum coisa aí?
(esperar eles falaram habilidades)
Se eu te der dicas sobre isso, qual é tua postura?
Nosso problema é que achamos que sabemos mais que Deus.
Gaste tempo conhecendo a Deus.
Não temos fé de que Deus realmente pode resolver nossas questões.
Precisamos aprender quem Deus é.
John 17:3 NAA
E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Quer conhecer mais a Deus?
Vamos lá, posso te ajudar com isso.
PGs.. Oração das 6.. EBD.. Cultos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more